Universidade pode destruir a relação?

Já refleti aqui anteriormente num artigo de como o facebook pode ser destruidor de uma relação e hoje pretendo fazer uma reflexão semelhante mas desta vez em relação à universidade. Muitas são as pessoas que dizem que tudo muda ao entrar na universidade e que muitas relações se perdem graças a toda essa novidade e é nisso mesmo que quero refletir neste mesmo artigo.

Se é mito ou realidade é o que vamos tentar perceber. Queremos perceber também quais os motivos para isto mesmo acontecer e como podemos reverter isso. Se realmente é verdade convém que todos conheçam esta realidade e que consiga perceber o porque das coisas acontecerem, para perceberem porque se dá o fim do namoro.

universidade e relação amorosa

A universidade pode destruir a relação porque:

Maior liberdade – Quando vamos para a universidade é normal que aumente a nossa liberdade porque na maior parte dos casos saímos da casa dos pais e passamos a morar sozinhos. Esta maior liberdade que não tínhamos anteriormente pode causar o fim de uma relação, porque a liberdade implica responsabilidade que muitas pessoas não sabem muito bem o que é.

Conhecer pessoas novas -Na universidade é normal que conheça muita gente nova de diferentes idades e de localizações diferentes, com modos de pensar diferentes. Se estiver numa relação pouco consolidada é normal que novas pessoas lhe possam despertar interesse, sobretudo se não viver um amor incondicional. Lembrem-se dos jantares que irão ter, de todos os convívios e tudo mais! Oportunidades para conhecer novas pessoas não vão faltar e quem sabe uma dessas mesmas pessoas possa mudar o rumo da sua vida ou neste caso o rumo do seu coração.

Menos contato – Com a ida para a universidade e falando no caso particular de trocarem de local de residência é normal que os casais se separem fisicamente e consequentemente acabem por passar menos tempo juntos e mais tempo afastados. A relação dita normal torna-se numa relação à distância com todos os inconvenientes que isso possa causar. A distância pode servir para aumentar a saudade e o desejo, mas pode também ter o efeito contrário e causar o afastamento do casal.

Mudança de hábitos – Com o afastamento do casal, com uma maior liberdade e com o facto de manterem menos contato irá ocorrer necessariamente uma mudança de hábitos. Essa mudança de hábitos pode levar a pessoa a experimentar novas coisas e a procurar novas experiências que não tinha com a antiga parceira ou parceiro. Com a entrada da universidade supostamente também ganhamos maior maturidade e essa mesma maturidade pode servir para vermos as coisas de outra forma e talvez pensarmos que a pessoa com quem estamos não é o que realmente queremos para o nosso futuro.

Novas perspetivas de futuro –  Estudar para um dia ter um curso, mudar de hábitos, outra liberdade e todos os pontos que foquei irão trazer novas perspetivas de futuro que muitas vezes podem não incluir a pessoa com quem estamos atualmente. Muitas vezes pensamos em ir trabalhar para um lugar completamente diferente da outra pessoa e muitas vezes temos de escolher entre a nossa relação ou o nosso futuro e essa escolha nem sempre é fácil.

Na minha perspetiva estas são as principais causas que podem levar ao fim do namoro, pelas razões que enumerei. Tudo vai depender das pessoas envolvidas e da forma que vêm o amor. O que importa é que se tomarem uma decisão a levarem até ao fim. Mais vale acabar com a pessoa do que viver uma vida ao seu lado enganando-a. Pensem nisso.