Tradições de natal pelo mundo

O natal está mesmo ao virar da esquina mas o espírito do mesmo parece já ter invadido o nosso coração. Por esta altura presumo que já tenham feito a vossa árvore de natal para que mais tarde possa estar repleta de prendas de natal. Mas caso ainda não tenham conhecimento, o natal, ou pelo menos o natal como o conhecemos é muito diferente noutros países do mundo. O que hoje vos trago é uma lista de tradições de natal pelo mundo, para perceberem um pouco mais de como o espírito de natal se pode expressar de formas tão diferentes.

tradições de natal

Irlanda

Na Irlanda as pessoas consideram bastante a personagem do pai natal e como tal são muito atenciosas com este seu companheiro. Estas certificam-se de que a pessoa que espalha tanta alegria por todas, também possa ter um miminho para si no natal. Como tal estes deixam ao pai natal uma torta de carne e uma cerveja Guinness! Não se pode dizer que o pai natal fique mal servido pois não?

Venezuela

Se algum dia decidir passar o natal na Venezuela terá de saber que pura e simplesmente não poderá conduzir. Ouviu bem! Nada de carros! Sim porque você irá estar a participar numa missa em patins em linha! Uma tradição muito desportiva não?

Noruega

Se pretende vir à Noruega no natal comprar produtos de limpeza, a verdade é que não terá muita sorte. Quando chega o natal na Noruega, não se encontra qualquer material de limpeza, sobretudo vassouras! As pessoas acreditam que as bruxas, juntamente com os espíritos, procuram essas vassouras para poderem voar alto no céu. Sendo assim e como parte da tradição de natal as pessoas têm por hábito esconder as vassouras. Para precaução extra os homens ainda disparam um tiro de caçadeira para o ar, à frente das suas casas, para afastar os espíritos.

Eslováquia

Esta tradição digamos que é muito estranha mas engraçada ao mesmo tempo. Na Eslováquia o “chefe de família” antes de aproveitar o natal tem de fazer o famoso prato Loksa, muito popular na Eslováquia, feito com pão. Depois disso este prato é atirado com intenção de que fique preso ao teto! Quanto mais tempo este ficar colado ao teto, mais sorte e riqueza poderá ter a família.

Gronelândia

Se estiver na Gronelândia na altura do natal, não espere o natal tradicional ao qual está habituado, com muitos doces, belas tartes, peru ou outro prato caraterístico. Em vez disso prepare-se para comer “Kiviak”, mas preparem-se bem, porque pelo aspeto, duvido que alguém consiga comer tal coisa! Falamos de pele crua de um pássaro de lá (clicar aqui) e depois é revestido com a pele de outro animal, uma foca pelo que percebi e deixado debaixo de uma rocha vários meses até que tudo se decomponha. E isto amigos é o que se come na Gronelândia! Ainda querem passar lá o natal??

Holanda

Na Holanda o natal não se realiza a 25 de Dezembro mas sim a 6. E adivinhem! Em vez de pai natal eles esperam pelo SinterKlass (clique aqui) e pelo Black Pete (clique aqui). As crianças deixam os seus sapatos fora de casa com algum feno e açúcar, que servirá para o cavalo do SinterKlass. Em troca ele deixará doces e nozes para as crianças.

Rússia e Ucrânia

Por causa do calendário tradicional que a Rússia tem o natal é apenas celebrado a dia 7 de Janeiro. As pessoas fazem jejum durante o Natal, por vezes por 39 dias, sendo o 6 de Janeiro o último dia. Depois disso faz-se uma grande ceia onde todos aproveitam o momento.

Japão

Para a maioria das pessoas no Japão o jantar de natal realiza-se no Kentucky Fried Kitchen! Sim ouviram bem! Se não acreditam o melhor é mesmo fazerem uma visita ao Japão nesta época. Não se esqueçam é de reservar com antecedência porque no dia de natal as filas são intermináveis.

Embora todas as tradições sejam diferentes o importante é que se aproveite esta época festiva, com as pessoas que amamos e lembrar sempre que o natal não são apenas prendas, mas muito mais que isso amor!

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz