Porque deve ter orgulho em ser mãe

Não vou começar este artigo dizendo que você tem obrigatoriamente de ter uma criança, aliás, existem muitos casais que não o fazem e não deixam de ser felizes. Mesmo assim pretendo escrever sobre porque deve ter orgulho em ser mãe e o que poderá mudar e melhorar na sua vida. As mães são fantásticas e por várias razões. Os pais também o são e não estou de todo a deixá-los de fora, mas todos sabem que é diferente, começando desde logo pelo nascimento.

É muito complicado imaginar a nossa vida sem as nossas mães, não é mesmo? Não apenas quando somos pequenos mas ao longo dos anos, elas estão sempre presentes e são muito importantes na nossa vida. Por vezes são como super heróis que estão sempre presentes para nós e que nos ajudam nos momentos mais complicados. Outras vezes são a pessoa que “nos dá na cabeça”, para fazermos as coisas certas.

Sendo assim é muito importante que perceba porque deve ter orgulho em ser mãe.

orgulho em ser mãe

Você criou uma nova vida

Não é algo fantástico conseguir criar uma nova vida? Nem todos o conseguem fazer, por isso é sem dúvida uma bênção. Você está a criar algo seu, algo do seu próprio sangue e isso é uma coisa muito bonita. Mesmo assim é necessário que tenha noção de todas as responsabilidades que um filho acarreta. Nem todas as pessoas estão prontas para ter um filho e você terá de decidir se é isso que realmente deseja. Os filhos são sem dúvida um grande orgulho para qualquer mãe e uma das coisas boas de todo o processo.

Você educa futuros adultos

Todas as mães sabem que ter um filho é apenas o início de um longo percurso cheio de altos e baixos. A educação é extremamente importante, porque você e o seu parceiro serão os modelos das suas crianças. Não basta apenas educá-los para que façam os trabalhos de casa, é necessário ensinar-lhes como serem melhores adultos, dar-lhes responsabilidades, ensinar-lhes como lidar com as pessoas, entre muitas outras coisas. A escola assume um papel muito importante na vida de uma crianças, mas nunca substituirá a educação que recebem em casa.

Você sacrifica-se

Para tudo na vida é necessário sacrifícios. Por vezes (se não sempre) é impossível termos tudo aquilo que queremos ou sonhamos. Muitas mulheres quando são mães focam-se bastante nos seus filhos, por vezes até totalmente e sacrificam o seu próprio tempo, a sua vida social e até o trabalho muitas das vezes. São opções, embora nem sempre tenha de ser assim. Também é dito e sabido que qualquer mãe faz de tudo pelos filhos e é capaz de tirar do próprio prato para lhes dar a eles. Qualquer mãe quer que o seu filho viva uma vida feliz e se puderem ajudar no processo irão sentir-se muito contentes e isso sim é um motivo para ter orgulho!

É multi-funções

Qualquer mãe é muito mais do que isso. Por vezes tem de ser psicóloga, outras doutora, amiga, etc. Como você tem muitas responsabilidades, acaba por ser mais do que uma simples mãe para passar a ser quase como uma heroína. Embora possa ser cansativo, é algo que dificilmente aprenderá noutro lado e algo que você fará com muito gosto.

Você sabe o que é o melhor

Com o passar dos anos, ao lado dos seus filhos, você irá saber perfeitamente aquilo que os deixa felizes, o que os faz chorar e por aí adiante. Certamente você saberá o que é melhor para eles nas mais variadas situações. Não existe nenhuma ama, televisão ou o que quer que seja que lhe ensine tanto como você ao longo da vida. Deve ser por essa razão que a maior parte das crianças recorre à mãe para conselhos ao invés de falar com o pai (não se aplica a todos os casos).

Você deve sentir-se orgulhosa e feliz por conseguir criar os seus filhos, educá-los e prepará-los para a vida que vão enfrentar. Estes foram apenas algumas das coisas pelas quais se deve orgulhar, conto com vocês mães para dizerem mais nos comentários.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz