Tem dificuldades em dizer NÃO? Saiba como superar!

É um dos grandes problemas nos casais e nos relacionamentos em geral. A dificuldade em dizer não pode acarretar grandes problemas em todos os aspetos da nossa vida e prejudicar não só a nossa relação com os outros mas também a relação connosco mesmos e a nossa autoestima. Para que possa deixar esta tendência é importante identificar quando não consegue dizer não, ou quando alguém à sua volta tem esta atitude.

Com o artigo de hoje vamos dar algumas dicas para que aprenda a dizer não quando é preciso e também para saber identificar quando alguém lhe diz que sim, quando na verdade quer dizer não.

Não consigo dizer que NÃO… O que faço?

Em primeiro lugar é importante referir que o dizer NÃO é importante para todos os relacionamentos, não só na questão amorosa. Na amizade, na família e até no trabalho é importante saber dizer que não na hora certa, de forma a evitar uma má interpretação do que quis dizer e para que não permita abusos de nenhuma parte.

Para que possa ultrapassar a dificuldade em dizer NÃO é importante perceber o que a leva a agir desta forma: Se por medo da resposta ou reação da outra pessoa ou se é mais por uma questão de educação ou cultural. Gostaríamos ainda de lhe dar algumas dicas para que possa pensar sobre o assunto e saber o que fazer para mudar de atitude:

  • Sou egoísta ao dizer NÃO? – A resposta é… NÃO. Não é egoísta ao dar uma resposta negativa… e essa resposta negativa não significa que está a agir da pior forma. Quando é de facto algo que não concorda ou não pretende fazer, seja natural, espontânea e explique os seus motivos. Se não quiser explicar tudo bem, mas seja honesta com os outros e consigo mesma!
  • Priorize-se! – Quando alguém diz que sim a algo que não quer não se está a colocar em primeiro lugar e isso é errado. A longo prazo pode inclusive acabar com a sua autoestima. Coloque-se sempre em primeiro lugar. Acreditamos que não queira magoar a outra pessoa… mas para isso tem mesmo que se magoar a si mesma?
  • A honestidade é a base de qualquer relacionamento – Se a sua atitude não é honesta e verdadeira está a contaminar a sua relação, seja de que tipo for. A honestidade é a base de todos os relacionamentos e deve ser tomada como linha de orientação para tudo. Quando sente que deve dizer não mas não quer magoar a outra pessoa explique-o e converse de forma calma e franca.
  • Não permita abusos – Dizer sim quando na verdade quer dizer não é uma porta aberta para a permissão de abusos. E quando existe alguém que percebe isso e não se importa… ainda pior. Aproveitará para tirar tudo de si e o facto de saber que não lhe vai dizer que não só dará mais poder. Não permita pessoas abusivas na sua vida.
  • Dizer NÃO é sinónimo de discussão? – A resposta é novamente… não. Quando negamos algo não é com má intenção mas sim com o desejo de expressar a nossa real vontade. Nada que uma conversa tranquila e franca não resolva.

Como identificar alguém que diz SIM e quer dizer NÃO?

Identificar uma pessoa insegura é relativamente fácil, especialmente quando lidamos com ela no dia-a-dia. Ainda assim nem sempre uma pessoa insegura diz sempre sim a tudo. E também há os que parecem muito seguros mas na verdade aceitam tudo, até o que não querem. Seguem-se então algumas dicas para identificar quem diz que SIM quando na verdade quer dizer NÃO:

  • Hesita ou não presta atenção – Sabe quando alguém diz que sim mas parece que nem sequer ouviu o que lhe disse? Pois este pode ser um sinal que a pessoa não está atenta e disse sim, mesmo que não o quisesse. Quando a outra pessoa hesita pode também não querer aceitar.
  • Diz que sim mas coloca sempre objeções – Quando alguém diz que sim mas sugere algo contrário é um claro não, só que a pessoa não o quer admitir. Se detetar alguma situação destas abra diálogo calmamente e conversem sobre o assunto de forma a chegar a algo correto para ambos.
  • Aceita mas não mostra entusiasmo – Quando alguém diz que sim mas depois parece estar a fazer todo o plano sem vontade talvez seja isso mesmo: A pessoa disse que sim por dizer e não queria estar ali. Converse sobre o assunto.

Como incentivar essas pessoas?

É importante perceber o que está na base dessa atitude: Se uma questão cultural ou de educação, se algo a está a fazer sentir-se desconfortável… De seguida o diálogo é o mais importante. Perceba se a pessoa não está bem e deixe-a à vontade para falar de tomar algumas atitudes sozinha, para que entenda que tem toda a liberdade do mundo, inclusive para dizer não quando é preciso. Mostre-lhe segurança e fará com que se sinta mais forte na hora de dizer não… seja para quem for.

Tem alguma sugestão adicional? Deixe nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments