Superar problemas parentais

Os nossos pais são o nosso grande apoio mas por vezes também podem ser uma grande complicação que se resume em problemas parentais, que por vezes são difíceis de superar. Hoje debruça-mo-nos sobre estes mesmos problemas à procura da solução perfeita para cada um deles, a solução que possa conduzir à superação dos problemas parentais.

problemas parentais

Problema e respetiva solução para a saída de casa, um dos vários problemas parentais:

Problema – Para alguns uma saída de casa não marca o início das suas vidas como independentes, assemelha-se mais a uma tentativa de fuga que nunca se encontra completa. Desde chamadas inesperadas até visitas surpresa, alguns pais sabem mesmo como fazer da nossa vida uma miséria. Claro que eles não desejam isso, mas quando se torna extremo é preciso tomar as medidas certas. Um bom ponto de partida é tentar perceber o que vai na cabeça deles e o porque disso.

Problema Parental: Desaprovação – As famílias não concordam com tudo. Em muitas situações uma opinião diferente é algo bom e saudável, sobretudo entre você e os seus pais, pois pode construir um bom debate em que ambos saliente os os seus pontos fortes, partindo do ponto que esta discussão se realiza com o devido respeito. Mas por vezes a opinião dos nossos pais é tão forte que é impossível ir contra ela, o mais que conseguimos é umas boas horas de silêncio.

Solução: Não importa o número de vezes que lhes digam que conseguem tomar decisões responsáveis sozinhos, vocês podem mostrá-lo! Pode significar pouco enquanto o tenta provar, mas o seu bem estar é que os leva a ter uma palavra a dizer. Se estes virem que está no controlo da sua vida então provavelmente vão deixa-lo em paz.

Problema Parental: Chantagem Emocional – O amor entre pais e filhos é incondicional. Excepto, é claro você não estar a colaborar no que toca a mudar a sua vontade. A carta da lealdade da família é muito fácil de jogar e todos já a usamos de uma forma ou de outra e somos culpados por isso. Você pode ser confrontado com uma sensação de que os deixará em baixo, ou ser alvo de vários pedidos, para não os desiludir.

Solução: Não há nada mais irritante do que saber que está a ser manipulado. Sim, você precisa de enfrentar isso! A chave é faze-lo sem escalar o problema. Nesta situação, é melhor concordar com tudo o que lhe for dito para fazer, mas levante sempre a questão quando estiverem ambos calmos e serenos. Se puderem evitar o problema irão ver resultados.

Problema Parental: Favoritismo -> É fácil dizer que os pais amam os filhos todos da mesma forma e na mesma quantidade, o facto é que esse amor pode ser mostrado de forma diferente o que por vezes possa fazer você sentir-se ofuscado. Pode até ser uma forma de chantagem emocional, com o objectivo de fazer você culpado, mas também pode mexer em outros aspectos da sua vida.

Solução: Deve encontrar a melhor pessoa para falar sobre isto, não o seu pai, mas o irmão ou irmã que recebeu uma atenção especial. Se eles não estão ainda a par da situação de certo que irão compreender e apoiar a situação. São ambos adultos! Além do mais uma palavra calma deles pode acordar os seus pais para a situação que se está a passar, e o facto de você não merecer este tipo de tratamento.

Problema Parental: Amuar -> Por vezes, quando dizemos que temos outros planos para o natal, ou até para outras datas importantes, os nossos pais ficam muito mal o que muitas vezes nos faz sentir culpados.

Solução: Seja grande sobre isto. Engula o seu orgulho e fale do problema com eles – cara a cara. Não se sinta obrigado a pedir desculpas por algo que não se sente arrependido, peça-lhes para tentar entender o vosso lado. A última coisa que ambos vão querer é uma grande discussão que leve à separação de vez entre os dois.

Problema Parental: Telefonemas -> Só você pode definir o quanto quer estar a par com os seus pais. Pode ser uma vez por dia, uma vez por semana ou até menos que isso. O importante é que estejam os dois de acordo com isso e saberem a hora exacta para telefonar. E não a altas horas da noite, ou estar a ligar a toda a hora.

Solução: Se deixou claro que telefonemas de manhã e para o lugar de trabalho estão proibidos, considere deixar o atendedor de chamadas fazer o seu trabalho. Em breve irá receber as mensagens. Alternadamente e em caso de reincidência, faça um esforço para lhes telefonar no momento certo, durante o dia. Se estes têm o habito de telefonar logo de seguida não atenda o telefone, pode parecer parvo, mas toda a gente tem limites.

Este é um dos grandes problemas parentais e algumas soluções para o ultrapassar. Siga as nossas dicas e verá que o que parece ser um pesadelo vai deixar de o ser.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

newest oldest most voted
Anónimo
Visitante
Anónimo

Parabéns pela postagem

Linkicha – Agregando ótimos links: http://www.linkicha.com.br