Sinais de relacionamento abusivo que você acha “normais”

Por mais informação que haja disponível em todos os lugares, é certo que ainda existem uma série de atitudes que são puros sinais de relacionamento abusivo, mas que aos olhos da sociedade são considerados “normais”. Os hábitos e tradições antigas não mudam de um momento para o outro e por isso algumas pessoas cometem erros e nem percebem que não estão a agir de forma correta, pois foi o que sempre foram ensinadas a fazer e a pensar.

Com o artigo de hoje vamos dar a conhecer alguns sinais de que está ou poderá vir a estar num relacionamento abusivo e o que deve fazer, pois nem sempre quem pratica esses atos tem consciência do que está a fazer. Ainda assim ninguém é inocente e todos podemos pensar e melhorar. Por isso elaborámos esta lista com 5 sinais de relacionamento abusivo que podem ser tidas como normais, mas que não são.

Sinais de relacionamento abusivo que são considerados como “normais”

  • Ciúmes e controlo – Este é um ponto muito sensível pois muitas vezes os ciúmes são considerados como uma demonstração de amor. Mas atenção: ter ciúmes pode até ser normal, mas usar os ciúmes como argumento para briga, motivo de discussão e de controlo sob o outro aí sim é sinal de relacionamento abusivo. Sabe aquela vontade de ver com quem o seu parceiro fala, aquela necessidade de controlar e saber tudo o que a outra pessoa faz? Não, não é normal. Se sentir que algo não está bem converse, fala, explique, só assim poderá ter uma relação saudável.
  • Culpar o seu temperamento – O típico “ela é estressada” ou “não consegue ficar calada”. São formas de manipular e transferir a culpa para a outra pessoa, fazendo com que a mesma se sinta mal e sem razão. O que nem sempre é assim. A culpa não é sua por ser estressada nem nervosa, existem várias formas de tratar a situação e para estas pessoas tóxicas a melhor forma é culpando os outros. Não é normal menosprezar ninguém nem culpabilizar e muito menos diminuir.
  • Comentários e críticas frequentes – Este ponto deixa de ser normal quando a outra pessoa está constantemente a criticar tudo o que você faz e a comentar sem motivos. O comentário é relevante? Se não for guarde para si por para além de magoar a outra pessoa faz com que ela não se sinta bem. Isto serve para vários aspectos, desde a forma de vestir ao comportamento, passando por simples questões do dia-a-dia. Não deixe ninguém comentar tudo o que você faz e imponha limites!
  • Você nunca tem a decisão final – Sabe quando a decisão devia ser dos dois mas é sempre um lado que acaba por decidir tudo? Pode parecer que não mas é um claro sinal de relacionamento abusivo. Uma relação tem como base a equidade e o equilíbrio, se há alguém que claramente manda mais na relação não é de todo normal nem saudável. Todas as decisões devem ser tomadas por ambos e se uma vez é um que escolhe os planos, na outra vez terá que ser a outra pessoa.
  • Achar que alguém manda na relação – O homem é que manda na casa ou a mulher é que controla as tarefas domésticas é MITO e é sobretudo usado por pessoas que não querem simplesmente ter trabalho ou que querem mandar na relação. Não tem que haver uma pessoa que manda, ambos devem equilibrar e dividir tarefas e responsabilidades, só assim é possível manter uma relação de sucesso.

Estas foram apenas algumas dicas para quem poderá sofrer de um relacionamento abusivo ou até possa ter alguma destas atitudes e nem sequer saber que está errado. Informe-se, reflita e pense que tudo o que interfere com a liberdade, bem-estar e felicidade do outro não deve ser colocado em prática.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.