8 Sinais de que tem um namorado machista

Por vezes o machismo consegue esconder-se nas coisas mais simples e até nas que menos pensamos, como um elogio por exemplo. Parece incrível que em pleno século XXI ainda seja possível observar níveis de machismo tão altos, contudo há que ter consciência de que eles existem e que podemos fazer algo para os detetar e afastar essa pessoa das nossas vidas. Assim como existem homens machistas, as mulheres também o podem ser e por vezes podem até nem dar conta que estão a tomar essa atitude. Com o artigo de hoje vamos tentar analisar sinais de que você tem um namorado machista em oito atitudes que até podem parecer normais ou simplesmente uma frescura, mas em conjunto com outros sinais podem ditar o futuro e a saúde de um relacionamento.

Contextos históricos que sempre ressaltaram a supremacia do homem, aspetos religiosos ou até convenções sociais são a base do machismo, que pode acontecer não só numa relação amorosa como também na própria família e até no trabalho! O nosso foco hoje é em identificar se você tem um namorado machista e quais são os sinais subtis que o poderão denunciar.

Afinal… Terei um namorado machista ou não?

1 – Preocupa-se demasiado com a forma como se veste

É verdade, a preocupação com o seu aspeto pode ser vista como um elogio ou até como preocupação apenas contudo é preciso ter atenção ao tipo de preocupação que ele revela. Se a preocupação dele é que você está “demasiado sexy” ou com uma roupa “inapropriada para a ocasião”, então é melhor começar a colocá-lo no seu lugar. Claro que uma opinião por parte do seu namorado é fantástico e pode ajudar imenso na hora de escolher um look. A atenção deve ser especial quando ele começa a dar opiniões a toda a hora, especialmente quando você não as pede.

O facto de ele te fazer sentir mal para que não use uma determinada roupa também é um sinal evidente de que tem um namorado machista. Pedir constantemente para trocar a roupa porque gosta mais de outro look não é normal, não é saudável. Todas nós apreciamos a sinceridade nesse momento, mas não queremos mudar radicalmente o que estamos pensando.

2 – Usa o argumento de que você é melhor que ele

Este argumento é muito utilizado na hora de tomar responsabilidades e fazer tarefas domésticas. Se ele já lhe disse para você fazer porque “você é melhor” ou porque “tem mais jeito para fazer isso”, pense bem se é mesmo o facto de você ser melhor ou se é ele que não quer fazer e quer deixar a responsabilidade para si.

A divisão de tarefas e responsabilidades é essencial para uma boa relação. Por isso, se você tem realmente mais aptidão para uma determinada tarefa, converse com ele e defina outra em que ele tenha aptidão. Desta forma as coisas serão definitivamente mais equilibradas. O que não deve acontecer é deixar tudo para si porque “ele não tem jeito para isso”, se não tem pode aprender. Lavar a loiça, passar a ferro, limpar a casa não são tarefas assim tão complicadas que qualquer ser humano não consiga fazer…

3 – Aconselha atitudes e formas de estar na vida

Em primeiro lugar: Você tem uma vida independente da vida do seu parceiro e isso tem que ser ponto assente. Antes de o conhecer com certeza já tinha as suas rotinas, os seus gostos pessoais. Não deixe que alguém lhe diga o que fazer, muito menos que alguém faça com que mude as suas atitudes e visões.

Desconfie quando alguém lhe diz que tem que falar mais, ou pelo contrário, para não falar tanto. Desconfie também em coisas simples, por exemplo, quando ele a aconselha a fazer a depilação porque “fica feio”. Para uma boa relação a dois o casal não precisa ser igual, pensar igual e agir da mesma forma, precisa sim de se compreender e respeitar, assim como adaptar as formas de estar um ao outro.

4 – Acha que não engravidar só depende da mulher

Uma relação longa onde ele fala para você tomar a pílula e se esquece que ele também pode usar métodos para evitar a gravidez… Quem nunca?
É muito importante para a mulher perceber que não é ela que tem exclusivamente que evitar a gravidez e que o facto de se esquecer da toma da pílula não é um erro ela. É um simples esquecimento! Se a proteção tivesse sido usada pelos dois o esquecimento não teria qualquer impacto na vida do casal.

Existem vários métodos contracetivos que podem ser usados, tanto pelo homem como pela mulher. Informe-se e informe-o também, caso ele a venha responsabilizar por uma possível gravidez indesejada.

5 – Recusa-se a falar sobre “coisas de mulher”

“Ah, sobre isso não posso falar pois isso é coisa de mulher” – Quem nunca teve que ouvir essa triste frase que atire a primeira pedra. Esta situação serve também para o homem que diz que nem vale a pena falar sobre isso porque “como mulher você não vai entender”. Fuja desse homem porque isso não é um sinal subtil, este é um dos sinais mais evidentes de que tem um namorado machista!

Quando você quer desabafar mas sente que ele não o ouve e não compreende, também está nesta lista. Quando ele se recusa a comentar sobre o que você pensa, também. Quando você faz planos para o futuro e ele ignora, também! Não há “coisas de mulher” ou “coisas de homem”, cada pessoa tem as suas particularidades e por mais que sejam diferentes das nossas o nosso dever é tentar compreender e ajudar no que for possível.
Por vezes só uma palavra amiga como “eu entendo” ou “explique melhor para que eu entenda” faz com que a outra pessoa se sinta bem e respeitada. Não é simples?

6 – Espera que você seja a babá dele

Pedir ajuda para tarefas simples ou para cuidar dele quando estar doente pode ser sinal de carência ou sinal de que ele pensa que você tem que estar disponível para ele a todos os momentos e tem o dever de o cuidar. Há que ter alguma atenção neste ponto, porque é normal e saudável que ele peça atenção mas essa atenção tem que ser reciproca e não só de um lado.

O preocupante é quando ele conta consigo para praticamente tudo e não consegue fazer nada sozinho sem a sua aprovação ou supervisão. Lembre-se que um namorado ou marido não é um filho e que pode fazer as coisas por si. Se sente que ele o faz por insegurança ajude-o a libertar-se mas se sente que o faz para facilitar a própria vida… está na hora de o fazer aprender a ser um adulto.

7 – Recusa sempre encontros com os seus amigos e família

Uma das atitudes mais clássicas de um machista. A implicância com os seus amigos e família para além de ser um sinal de falta de senso social é também um sinal de que não existe respeito para com o próximo.

Por mais que ele, ou você, não goste de um amigo ou de um familiar da sua cara metade não pode deixar que essa situação afete o relacionamento. Cortar completamente relações e impedi-la de os ver não é saudável e pode causar não so problemas para a relação como também problemas com esses amigos e família. Não deixe que ninguém o faça afastar de quem quer que seja!

8 – Acredita que há mulher “para casar” e “para diversão”

Outra das ideias mais erradas de um machista. Passa anos a ter casos com mulheres e quando começa a relação consigo conta que todas as outras foram mulheres “para diversão”. Para além de mostrar que claramente não se importa com os sentimentos das outras pessoas com quem esteve mostra que desvaloriza a mulher de forma completamente hedionda.

A ideia de que uma mulher é “descartável” não é normal e não deve ser levada como tal. Claro que nem todas as relações têm que durar ou ser “assumidas perante a sociedade”, contudo há que distinguir um caso ou uma amizade colorida de uma pessoa só para diversão. Por mais passageiro que uma relação seja, mesmo que seja só por uma noite, deve ser guardado o respeito e o sentimento. Só assim alguém consegue construir uma boa relação no futuro.

Os sinais de machismo podem ser facilmente identificados mas há que ter cuidado e analisar uma série de fatores antes de culpabilizar quem quer que seja. O problema de uma relação está quando a liberdade de um interfere na do outro.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.