Seguro de viagem – As melhores dicas para viajar a dois em segurança

Imagine que vai de férias para um lugar paradisíaco ou para uma grande cidade onde não sabe falar a língua materna desse país, aparentemente está tudo a correr às mil maravilhas mas do nada surge um imprevisto e tem um acidente, por mais pequeno que seja. O seguro de viagem permite trazer algum conforto perante o inesperado e trás mais vantagens do que pode pensar. Neste artigo vamos mostrar como pode ter uma viagem a dois sem preocupações e ajudá-lo a decidir qual é o melhor tipo de seguro consoante a viagem que vai realizar.

Seguro de saúde em viagem

A opção de seguro de saúde já está incluída em boa parte dos planos e trás conforto na hora de uma situação inesperada. Estes planos conseguem cobrir as despesas dos hospitais, medicamentos e tratamentos caso necessário e são ideais para pessoas que vão viajar a trabalho ou para estudantes, visto que vão estar longe da sua área de residência por períodos de tempo consideráveis e a maior preocupação não se prende em atrasos ou cancelamentos de voos mas sim na saúde e nos imprevistos que podem acontecer durante esse tempo que vão estar noutro país.

Famílias com crianças devem ter também especial atenção na hora de viajar pois os mais pequenos, para além de adorarem uma boa aventura, podem trazer algumas preocupações em viagem e sem dúvida que o seguro irá trazer tranquilidade na hora de enfrentar imprevistos desta ordem. Esta situação também é aplicada a idosos e grupos que possam necessitar de assistência médica urgente.

O investimento num bom seguro de viagem internacional é ainda mais justificado quando a viagem é intercontinental. Imagine-se no outro lado do mundo com despesas de hospital? Ainda assim seguro de saúde em viagem deve ser visto como uma precaução e não como uma condicionante ao seu passeio, pois a viagem deve ser aproveitada ao máximo e sem medos. Mas pense, com o seguro está sempre protegido!

Packs Seguro de viagem

Existem packs específicos e que se adaptam às suas necessidades conforme o tipo de viagem que vai fazer. Desde seguros de viagem para a Europa, seguros de viagem nacionais e até planos específicos, como seguros de viagem para a neve. Estes planos vão personalizar não só o aspeto da saúde como também outras situações como cancelamentos e alterações ao voo, perda de bagagem, prolongamento da estadia por necessidade e regresso antecipado.

As companhias aéreas fornecem também a possibilidade de ter seguro na sua viagem contudo esse seguro só diz respeito ao trajeto de ida e volta, qualquer outra questão no decorrer da viagem não é coberta por esse plano, ainda assim é uma boa opção para viagens de curta duração.

Seguros Obrigatórios

Em alguns países é obrigatória a subscrição de um seguro de viagem, pelo que convém informar-se antecipadamente para evitar custos adicionais. Por exemplo, de Portugal para o Brasil, em estadias iguais ou superiores a 90 dias é obrigatório seguro de viagem, já para a Rússia, independentemente do número de dias, o plano é obrigatório, assim como para Angola.

Quais são os custos de um seguro de viagem?

O site Contas Connosco fez uma comparação entre 6 seguradoras e a sua oferta, de forma a dr a conhecer de forma simples e resumida a oferta de seguros de viagem que pode encontrar em Portugal:

Ok! Viagem – A solução da OK! Teleseguros dispõe de dois planos. O Simple, que inclui as coberturas base, e o Exclusive, que conta com mais coberturas como o cancelamento ou redução da viagem ou incapacidade temporária por internamento hospitalar. Cada plano tem 6 níveis de capitais disponíveis, que vão desde os 25 mil euros aos 250 mil euros. Apesar de não dispor de um simulador no site, a seguradora adianta que uma viagem de 7 dias com o plano mais barato terá um valor de prémio a partir de 21 euros.

Liberty Viagem – O seguro da Liberty é um produto simples, com várias coberturas que vão desde o acidente à assistência na doença, e com capitais variáveis que podem ser escolhidos. Para uma viagem aérea de uma semana ao Reino Unido e com o plano mais barato, o prémio ascende a 10,41 euros. Já no plano mais caro, em que os capitais segurados são mais elevados, o preço sobe para os 147,25 euros.

Allianz – O produto da Allianz conta com três pacotes de proteção: desde o Base com um prémio desde 6 euros, passando pelo Premmium com um preço desde 11,48 euros, e terminando no Anual com um prémio desde 158,47 euros. Fazendo a mesma simulação, o seguro para um casal que se desloque ao Reino Unido teria de pagar um prémio de 33,22 euros, na versão Base, ou de 383,76 euros no pacote Anual.

Fidelidade – Igualmente com várias coberturas, o seguro da Fidelidade conta com os planos de proteção Portugal, Estrangeiro e Neve, sendo que nestes dois últimos pode escolher entre duas opções de coberturas: Tour e VIP. Uma ida a Londres durante sete dias implicará um prémio de 27,06 euros na versão mais barata e de 87,11 euros na versão mais cara.

Tranquilidade – Com um conjunto alargado de coberturas, o seguro da Tranquilidade conta com quatro pacotes de proteção: Essencial, Valor, Valor mais e Prestígio. Fazendo uma simulação, sobre o primeiro pacote incide um prémio de 57,83 euros e no Prestígio, que conta com mais coberturas e capitais mais elevados, um valor de 154,57 euros.

Lusitania – O produto da Lusitania dispõe de três planos de coberturas que vão desde o essencial ao mais completo: Base, Plus e Lux. Uma viagem de duas pessoas durante sete dias para um destino situado na Europa, mas sem incluir desportos de inverno, radicais ou de aventura, terá um custo de 16,06 euros na versão Base e de 75,24 euros no plano Lux.

Fonte: Contas Connosco

Como poupar no seguro de viagem?

Se mora em Portugal e vai para um país da Europa saiba que pode pedir na Segurança Social o cartão europeu de seguro de doença, que lhe concede acesso aos serviços públicos de saúde do país de destino, contudo os mesmos poderão não ser gratuitos, só facilita o processo de identificação.

Conclusões:

O seguro de viagem correto irá depender de uma série de fatores, por isso deve ter em consideração: A obrigatoriedade do mesmo, o país para onde vai viajar, o tempo que vai ficar, a bagagem que vai levar, entre outras condicionantes. O importante é manter-se seguro a si e aos seus… E se for a dois com essa segurança sobra mais tempo para aproveitarem ao máximo o vosso plano romântico ou aventureiro… é você quem decide!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.