4 razões para agir, agora mesmo

Muitas pessoas acreditam que a sua vida segue uma formula, do tipo ao fazer X acontecerá Y, tal como se trabalhassem muito iriam obter necessariamente resultados. Embora possa ser verdade em algumas situações, não se pode dizer que seja uma regra geral ou que aconteça em todos os casos, porque simplesmente não acontece! Podemos por exemplo trabalhar bastante em algo mas não percebermos que não é um negócio rentável ou que esse trabalho possa de certa forma conduzir-nos ao sucesso.

O que acontece na maioria dos casos é que caímos num ciclo vicioso de ansiedade e stress, bem como de incerteza em relação ao nosso futuro. Esta ansiedade e medo do futuro aumenta sobretudo numa época de crise e incerteza como a que vivemos atualmente e que quer queiramos quer não, não conseguimos ignorar. O que é necessário que se aprenda é que não podemos simplesmente viver com ansiedade e medo, é necessário seguir em frente e agir. O pior que pode fazer é conformar-se e sobre isso já escrevemos um artigo de como evitar a conformação.

razões para agir

Aqui ficam 4 razões para agir agora mesmo:

Nunca vai existir a altura perfeita

A perfeição não é nada mais que uma ilusão que a nossa mente cria para tentar impor a ordem onde esta não existe. Como tal nunca existirá o tempo perfeito ou a circunstância perfeita para reagir, muito menos o trabalho perfeito, a pessoa perfeita o amigo perfeito e tudo o resto. O próprio mundo onde vivemos é imperfeito e não poderia de todo ser perfeito. É impossível prefer quando surgirá o momento certo para agir ou quando irá surgir aquela oportunidade que por vezes se passa uma vida toda à espera.

Como não se consegue prever existem muitas pessoas que pura e simplesmente não fazem nada, porque está há espera desse tempo certo ou perfeito que é apenas uma ilusão. Mas não fazer nada leva as pessoas a pensar que não têm qualquer utilidade o que causa obviamente grande tensão e também stress. Ao aceitar a ideia de que a vida é imperfeita e que não existe um tempo perfeito, leva-nos a agir neste preciso momento. A pensar hoje, a investir hoje e não deixar para uma suposta altura que poderá nunca existir.

Não se consegue prever o futuro

O problema de muitas pessoas é que pensam demasiado no futuro. Constroem planos na sua cabeça, planos a mais e pensam demasiado em que como vai ser ou pode ser. Mas na verdade as pessoas acabam por fazer planos de mais e no final as coisas acabam por não dar como elas pensavam. Quando uma pessoa se sente encurralada num mundo de incerteza acaba por pensar que não tem escolhas viáveis e tudo o que faz é ver o mesmo problema de umas 10 maneiras diferentes.

Estas pessoas acabam por se tornar inseguras e precisam de perguntar às outras o que acham que poderá ser o futuro delas. A verdade é que não precisam de fazer nada disso, apenas precisam de seguir em frente e fazerem aquilo que realmente desejam fazer, sem precisarem de ouvir outra pessoa a dizer-lhes que é boa ideia. O importante é que se acredite naquilo que se faz para que o presente se possa transformar num bom futuro, sem grandes previsões.

Uma coisa leva sempre a outra

Uma ação leva a outra certo? Mas isso não quer dizer que devemos viver toda uma vida a pensar nisso. Aquelas questões “onde isso te vai levar?“; “nunca vais fazer dinheiro a fazer isso, não achas?” e afins, podem ser bastante desmotivadoras. Isso acontece montes de vezes quando partilhamos os nossos sonhos e objetivos com outras pessoas. Mas uma coisa que todas as pessoas precisam perceber é que não se pode antecipar as consequências de um ato, nem mesmo dos mais pequenos, porque existe uma infinidade de possibilidades, para calcular como será de seguida.

Pensem bem quantas vezes não acontecem coisas completamente aleatórias, que podem mudar por completo a nossa vida pessoal ou profissional. Uma chamada de alguém que já não falamos há bastante tempo, ou aquele email com uma boa proposta de trabalho ou até um sorriso que nos alegre o dia. Por vezes esse simples acontecimento simples pode ser o início de uma séria de ações e como tal uma razão para agir.

Vai sentir-se melhor com a vida, instantaneamente 

O problema fundamental de tentar viver uma vida de incerteza é viver constantemente asfixiado pela ansiedade, sentimos não ter controlo sobre a nossa vida. Tudo isso faz com que se crie um ciclo de stress, tensão e ansiedade. Mas agindo e trabalhando no seu futuro, começará a notar diferenças também na sua vida, onde os pequenos passos se transformarão em pequenos libertadores de felicidade. Começar a agir de certa forma fará com que se sinta melhor quase imediatamente, porque começará a sentir que tem controla na sua própria vida.

No fundo o que mostrámos com este artigo é que o mais importante de tudo é agir e nunca se conformar com a vida que vive. Não existe a altura certa, existe o agora, não pense no futuro, invista nele, só assim poderá atingir os seus objetivos.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz