[Questionário] O que é mais importante na vida?

No nosso último questionário perguntámos às pessoas se alguma vez haviam traído o seu parceiro, posso garantir que os resultados surpreenderam. Esta semana decidimos fazer uma pergunta diferente. Demos a possibilidade de escolher apenas uma coisa que considera ser a mais importante na vida, podendo apenas escolher entre Amor, Dinheiro, Família, Realização Pessoal ou Fama. Este questionário custou mais a arrancar do que o anterior, parece que as pessoas estavam envergonhadas a responder mas felizmente ainda conseguimos reunir algumas participações para refletirmos agora.

Os resultados foram os seguintes:

resultados questionário

Tivemos um total de 134 participações, algo que ainda considero um pouco longe daquilo que procuramos mas já é um princípio. Um total de 59 pessoas acreditam que o mais importante nesta vida é o amor, 34 escolheriam a família, 23 acreditam que o mais importante é a realização pessoal, enquanto 17 pessoas escolheriam o dinheiro e apenas 1 pessoa se ficava pela fama.

O que podemos concluir?

Podemos concluir que as pessoas dão bastante importância ao amor e não é algo que me espante. Aliás certas pessoas chegam a dar mesmo importância a mais ao amor e é preciso ter cuidado para perceber quando o amor se torna obsessão. Várias são as vezes que recebo emails no consultório sentimental do site a perguntar “a minha relação acabou, o que vai ser agora a minha vida?” ou “não consigo ter uma relação não quero mais viver”, já para não fazer referência ás situações ainda mais dramáticas. As pessoas precisam saber que o amor é bastante importante mas que não deve ser tudo na vida. Aliás se o for é bom que comece a rever todas as suas prioridades. E as suas paixões não são importantes? Os seus amigos? A sua família? Tudo isso é amor e se respondeu por essa mesma razão então fez a escolha certa.

Em segundo lugar surge a família e parece-me uma escolha bastante sensata. Na maioria dos casos a família é um grande apoio que apesar de tudo está sempre presente e na nossa vida é como um pilar onde nos podemos apoiar. De miúdos tendemos a deixar a nossa família em segundo plano, achamos que são os amigos os mais importantes e que estes resolvem todos os nossos problemas. À medida que vamos envelhecendo começamos a dar mais valor à família, é um processo natural e que todos vós irão notar, se não o fizeram já. Se pudessem escolher apenas uma coisa e ficassem com a família muito provavelmente fariam uma excelente escolha.

Quem escolheu realização pessoal foi inteligente, eu próprio o fiz. Se formos ver bem a realização pessoal engloba um pouco de tudo o resto, dependendo daquilo que nos realiza. Se eu me sentir realizado pessoalmente é porque muito provavelmente terei amor, família e amigos que me apoiam. Ao mesmo tempo é porque provavelmente terei um emprego ou ocupação que me satisfaz e que me deixa viver uma vida confortável. Mas isto sou eu. Esta poderá ser a minha realização pessoal. Para outra pessoa pode apenas significar fazer algo que gosta e não tanto a família ou o emprego, mas não deixa de ser uma escolha inteligente.

Eu sabia que alguém iria escolher o dinheiro. Deixemos de ser hipócritas o dinheiro faz muita falta! Imensa mesmo! Com o dinheiro é possível também ter um pouco do resto mas este não faz milagres. O dinheiro não compra o amor, só a companhia. Não compra a família, só cria divergências e nem sempre traz realização pessoal. Vários são os casos de milionários que se suicidam ou que sofrem de depressão.

Em último lugar houve apenas uma pessoa que decidiu escolher a fama. Inicialmente quando fiz este questionário pensei que ninguém iria pegar neste item, mas a verdade é que aconteceu. Claro que apenas uma pessoa é um número muito insignificante mas continua a ser alguém. A fama pode trazer dinheiro, talvez felicidade, mas também trará falsos amigos, sorrisos forçados e muito pouca privacidade. Existe sempre o lado positivo e negativo das coisas. Mas sinceramente se tivesse apenas uma escolha a fazer, esta opção estaria no fundo da minha lista. Prioridades.

Não fiquem de fora e participem já no questionário seguinte que se encontra online:

Já esteve com alguém do mesmo sexo?

Não deixem de participar na barra lateral 🙂

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz