4 qualidades que um bom amigo deve ter

Hoje em dia amigos verdadeiros ou pessoas sem interesses parecem raros certo? Por vezes é preciso estar de olho bem aberto e perceber as reais intenções das pessoas com quem nos relacionamos, mas também se abusarmos nesse ponto acabamos sozinhos e sem conseguir confiar em ninguém. Não é de facto uma alternativa viável. Mesmo assim pode e deve ter cuidado com alguns aspectos e ter em consideração algumas atitudes das pessoas que considera suas amigas para perceber melhor se realmente o são.

Hoje selecionei 5 de várias qualidades que um bom amigo deve ter. Pense bem nos pontos que irá ler de seguida e perceba se realmente tem amigos verdadeiros.

qualidades de um bom amigo

5 qualidades que um bom amigo deve ter

Porque todos merecemos ter bons amigos. 

1- Ter um interesse sincero em nós – Sabe aqueles amigos que todo o mundo tem que são apenas por interesse e não porque realmente significamos alguma coisa para eles? Quem quer amigos assim? Quem quer ser amigo de uma pessoa que só nos dá algo se lhe formos dar uma coisa melhor em troca? Eu cá quero ser amigo de uma pessoa que não se importe de dar, porque não o está a fazer pensando na recompensa. Eu quero uma pessoa que tenha um interesse sincero em mim e que goste de mim tal como eu sou e vocês?

2- Estar presente nos momentos certos – Os amigos são a família que nós escolhemos e se fazem parte de nós é porque são importantes ou pelo menos deveriam ser. Sabe porque razão uma amizade acaba? Bem na verdade é por um agregado de muitas razões, mas uma delas é porque não estarmos presentes quando a outra pessoa mais precisa. A amizade é como uma espécie de casamento que contempla tanto os bons como também os maus momentos. Se a pessoa que você considera sua amiga apenas estiver presente nos seus bons momentos então pense quem é que está do seu lado nos maus… Talvez sejam esses os seus verdadeiros amigos.

3- Saber ouvir e saber dar conselhos – Saber ouvir e ter tempo para ouvir a outra pessoa é meio caminho andado para conseguir manter uma amizade para a vida. Ninguém gosta da sensação de estar a “falar com uma parede”. Quando falamos com alguém, pelo menos falo por mim, gosto que a outra pessoa me oiça e que não esteja apenas presente a abanar a cabeça e a dizer que sim a algo que provavelmente nem escutou. Depois de ouvirmos a outra pessoa torna-se bem mais simples darmos a nossa opinião sobre o assunto e sugerir alguma coisa, algo que é também muito importante numa relação de amizade.

4- Aceitar como nós somos e não julgar – Todos nós merecemos ter amigos que nos aceitam tal como somos, porque importante é que as pessoas gostam de nós como realmente somos, sem que tenhamos de usar máscaras. Quando a pessoa nos aceita tal como nós somos dificilmente seremos julgados, embora as nossas atitudes possam ser, mas isso é uma história completamente diferente. Escolha pessoas que gostam de si exatamente como você é e não como eles querem que você seja.

Pare agora um pouco para pensar se os seus amigos realmente se encaixam nestes requisitos. Claro que ninguém é perfeito mas isto é o mínimo que se pode pedir de um amigo.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz