Estará pronta para um relacionamento? Breve check up!

Começo o artigo já por dizer que este é um assunto delicado! A maior parte das pessoas procura um relacionamento, um amor ou uma pessoa para a sua vida, com a esperança de poder sentir-se mais completa, mais preenchida, mas existe aqui um grande problema. Acreditar que basta termos alguém na nossa vida para nos preencher é um erro muito grave, porque estamos a esquecer-nos completamente que a nossa felicidade deve partir de dentro, isto é, de nós próprios.

Antes de procurar alguém para a sua vida, é necessário olhar para si primeiro e procurar uma data de qualidades em si própria, qualidades essas que ditarão se está ou não pronta para um relacionamento.

As qualidades são as seguintes:

Amor próprio – Como já havia referido anteriormente, você não deve procurar alguém que a complete. Você deve ter amor próprio suficiente para perceber que você já está completa, que procura alguém com quem partilhar uma vida. Você precisa saber o quanto “vale” para que não aceite alguém abaixo daquilo que você merece. Todos nós sabemos quanto tempo e dedicação é necessária para manter um relacionamento. Não vai querer desperdiçar o seu.

Uma vida social – Para além do relacionamento é importante que você consiga ter uma vida social. Os relacionamentos no início podem consumir-lhe demasiado tempo e energia, é importante que tenha um grupo de amigos estável que consiga equilibrar as coisas. A sua vida não deve, nem pode ser apenas o seu relacionamento, é importante equilibrar a balança.

Uma visão realista da coisa – Não se deslumbre com nenhum relacionamento. Tenha os pés bem assentes no chão. Aceite as coisas como elas são e compreenda que a fase de paixão intensa dificilmente durará para sempre. Os relacionamentos são cheios de altos e baixos e você tem de estar pronta para entrar nessa montanha russa. Tem de saber o que é errar e também perdoar. Tem de perceber que um relacionamento é feito juntando pessoas diferentes que têm de aprender a viver bem juntas.

Um desprender do passado – Para conseguir um relacionamento saudável e garantir um futuro com alguém, é necessário que o seu passado esteja bem resolvido. Viver o presente preso num passado leva a comparações desnecessárias, conversas desnecessárias e problemas também eles desnecessários. Deixe o passado no passado, perceba que se algo aconteceu no passado não tem de acontecer igual no futuro. Viva o agora, o máximo que pode criar é o seu futuro.

Independência na sua vida – Ser independente é importante para iniciar um relacionamento. Ter a sua independência financeira e mais do que isso, saber gerir o seu dinheiro é essencial. Várias são as brigas sobre dinheiro e problemas que daí surgem, apenas porque alguém no relacionamento não sabe gerir o dinheiro da melhor forma. Falem sobre gestão financeira. Discutam como devem gerir as coisas em casa. A comunicação é a chave de tudo.

Perceba o que realmente quer – Antes de entrar num relacionamento de cabeça é necessário saber que é isso que quer realmente. Se ainda estiver na fase de namoriscar tudo o que aparece e experimentar isto e aquilo, conforme-se com isso e perceba que ainda não está pronta para um relacionamento sério. Todos passamos por fases e até assentar não deve de todo pensar num relacionamento sério. Se não confia em si, dificilmente a outra pessoa confiará.

Veja o relacionamento como um bónus – Será que você precisa de estar num relacionamento? É uma necessidade ou um bónus? Se for uma necessidade provavelmente terá problemas, porque não deve ligar-se demasiado ao seu relacionamento. Cada relacionamento que temos é importante mas não deve significar tudo para nós. Não devemos ultrapassar o amor e entrar na obsessão. Saiba separar as coisas.

Aprenda a estar sozinha – Deve estar a questionar-se por que razão estar sozinha pode ser importante quando se fala de um relacionamento. Você não quer tornar-se numa pessoa necessidade, que está sempre em cima da outra. Se você não for capaz de estar sozinha e de se sentir bem e ocupar o seu tempo sozinha, então poderá entrar num relacionamento por necessidade. Valorize-se primeiro e valorize o tempo que passa sozinha e só depois busque uma companhia.

Você sabe aquilo que procura? – Será que sabe aquilo que procura num relacionamento? Será que sabe qual é a pessoa certa para si ou com quem gostaria de partilhar uma vida? Partir para um relacionamento às cegas com uma pessoa totalmente diferente de si pode não lhe garantir grande futuro. Lembre-se que os opostos se atraem mas não por muito tempo.

Tem o que é necessário para um relacionamento? – Para entrar num relacionamento precisa saber que está pronta para o que este acarreta. Está pronta para partilhar as suas coisas com outra pessoa, a sua vida, a sua intimidade? Está pronta para ser fiel a essa pessoa de modo a partilhar uma vida com ela? Não caia de cabeça num relacionamento se pensa não estar pronta para o mesmo.

Tenha os seus objetivos e hobbies – Tenha vida própria. Tire o seu tempo para estar sozinha. Esteja com os seus amigos. Faça programas sozinhas e tenha os seus próprios hobbies e objetivos. Não deixe que o relacionamento a faça esquecer de tudo o resto. Continue a viver a sua vida e não desista dos seus sonhos.

Então? Acha que passou no teste? Está pronta para um relacionamento ou ainda precisa afinar algumas coisas? Diga-nos nos comentários.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.