Por que razão uma amizade acaba?

Nada dura para sempre, assim o dizem e mais verdade se torna quando não cuidamos das coisas. As amizades não fogem à regra. Uma amizade para se manter tem de ser cuidada. Existem pessoas que dizem que passam meses sem o seu melhor amigo e que quando voltam a ficar juntos está tudo igual. Mas será que esses amigos estão separados porque querem? Ou por obrigação? Existe muito a ser discutido numa amizade, não basta dizer-se que se é amigo e não trabalhar para o bem desse relacionamento.

Você já se deve ter questionado por que razão uma amizade acaba. Hoje decidi dar-lhe a resposta.

fim da amizade

Traição

Nenhuma pessoa gosta de ser traída, sobretudo por alguém que consideramos como um amigo. Confiança e segurança devem ser duas coisas asseguradas em qualquer amizade e nem sempre as traições são perdoadas, sobretudo no seio de uma amizade, onde se pressupõe que gostemos muito da outra pessoa. A traição, seja ela de que tipo for irá quebrar qualquer confiança que poderá ter na outra pessoa e uma relação sem confiança, não terá também segurança e como tal acabará.

Falta de suporte

Os amigos servem para os bons e para os maus momentos. Todos nós temos muitos conhecidos, aquelas pessoas que aparecem apenas nos momentos bons da nossa vida, para beber uns copos, mas que nos momentos cruciais são os primeiros a desaparecer. Serão esses amigos? Na minha opinião não, razão pela qual tenho muito poucos amigos mas amigos de qualidade. Os amigos são aqueles que estão presentes nos bons e nos maus momentos e não apenas nos bons! Os amigos são um apoio, como uma segunda família e são importantíssimos. Se a outra pessoa não se preocupar consigo, não quiser saber como você está, não lhe perguntar se tem algum problema nos dias em que se encontra mais em baixo, é porque provavelmente também não será um bom amigo.

Inveja

Os amigos não devem ter inveja um do outro. Todos nós somos diferentes, compramos coisas diferentes e temos também posses diferentes. E daí? Será razão para se ter inveja da outra pessoa? Provavelmente não, antes pelo contrário! Devem manter-se unidos e motivarem-se um ao outro para conseguir algo mais na vida e sobretudo sentir-se orgulhoso da outra pessoa. Quando a inveja impera dentro de um relacionamento, aparecem também outros problemas como a vontade de ser melhor e ter mais do que a outra pessoa. Pode assim gerar-se uma competição pouco saudável entre ambos.

Discussões

As discussões podem muito facilmente causar o fim de uma amizade. As pessoas discutem por várias razões, mas uma relação onde não impera a confiança, onde se fala pelas costas ou existe qualquer tipo de traição é mais propícia às mesmas. Discussões saudáveis são importantes, tanto numa amizade como num relacionamento amoroso, mas quando estas discussões se tornam tudo menos saudável, fruto de pessoas muitas vezes teimosas, a coisa pode virar para o lado errado. Saiba dar o braço a torcer por vezes, porque todos temos feitios diferentes.

Relação à distância

Uma amizade à distância é como um amor à distância, bastante complicado. Costumam dizer “longe da vista, longe do coração” e por vezes é mesmo verdade. As amizades não se destroem por estarmos afastados da pessoa, mas fica sem dúvida mais fraca. Não ter os amigos presentes é bastante complicado, porque quando precisamos deles dificilmente estes irão estar presentes. Para além disso, você acabará por arranjar outros amigos, assim como a outra pessoa e por vezes podem até acabar por se separar de vez. A vida dá voltas, as pessoas optam por caminhos diferentes e nem sempre você fará parte dos planos da outra pessoa.

Falsidade

Amigos pela frente e inimigos por trás. Quantos casos não existirão assim? Falar de alguém pelas costas é um hábito muito mau. Se realmente existe algo que não gostamos na pessoa devemos dizer-lhe diretamente e na cara e não falar nas costas à espera que a outra pessoa perceba ou que venha a saber por outra pessoa. A amizade deve ser transparente e devem falar sem rodeios e sobretudo sem falsidade. Da mesma forma, pessoas falsas acabarão mais tarde ou mais cedo por ser descobertas. A máscara mais tarde ou mais cedo acabará por cair. Seja uma pessoa sincera e transparente e a sua amizade durará por muito mais tempo!

Estas são coisas simples que podem destruir a sua amizade. Não caia no erro de estragar uma boa amizade por coisas pequenas. Lembre-se que os amigos são bastante importantes e devem ser conservados.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Por que razão uma amizade acaba?"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Anónimo
Visitante

Bom

wpDiscuz