Como lidar com personalidades diferentes num relacionamento

Segundo dita a lei popular os opostos atraem-se mas apesar disso existem divergências entre o casal que decorrem precisamente dessas diferenças entre personalidades. Desde ideais até gostos pessoais são várias as diferenças que se vão conhecendo ao longo da relação. Quando não discutidas e compreendidas, as diferenças podem originar discussões e incompreensão entre os elementos do casal.

Neste artigo do Sentimento Calmo pretendemos esclarecer e ajudar a lidar com as diferenças existentes entre si e o seu parceiro, transformando-as em complementos para a felicidade, numa boa e harmoniosa conjugação.

incompatibilidade entre personalidades

Por vezes não é fácil aceitar certas diferenças do parceiro, especialmente quando os ideais vão contra os seus. Apesar disso há sempre maneiras de reverter situações como essas, através do diálogo e do apelo à compreensão. Saiba então como lidar com as diferenças entre o casal e deste modo completar a sua relação.

Conheça as perspectivas do seu parceiro – Para chegar a um entendimento com o seu parceiro tem de haver diálogo e exposição dos gostos e perspectivas de cada um. É essencial conhecer tudo o que é novo para nós para que possamos compreender o porque desses ideais e tentar conjugar com os nossos.

Fecharmo-nos apenas às nossas ideias é um erro que cometemos frequentemente com todo o tipo de pessoas e que devemos imperativamente evitar para não destruir o futuro da relação. Experimente contactar com várias ideias e pensamentos, tente compreender e só assim poderá adquirir mais cultura e entender-se com qualquer pessoa.

Mostre interesse – Apesar de poder ter perspectivas diferentes das do seu parceiro não deixe de mostrar interesse de forma verdadeira e espontânea. Todos gostamos de ser ouvidos e que manifestem interesse acerca dos nossos assuntos. Torne as conversas mais agradáveis expondo os seus assuntos e estando receptiva aos assuntos do seu parceiro. Ouça, compreenda e discuta para perceber e conjugar essas novas aprendizagens. Para além de uma conversa agradável, acaba por unir o casal e dar bom ambiente à relação em geral.

Saiba dialogar e aceitar as diferenças – Saber conversar é essencial para o entendimento entre um casal com opiniões e gostos diferentes. Há que deixar para trás os extremismos, apelar à compreensão de ambas as partes e evitar erros na relação amorosa que podem ser resolvidos através de um diálogo saudável. As diferenças são sem duvida um método de complemento, de cultura mútua onde ambos podem aprender e tornar-se mais fortes. Para que tal aconteça há que saber dialogar e aceitar cada diferença com objetivo de fortalecer a relação e o conhecimento em geral.

Ceder e fazer com que a outra pessoa ceda – Existem alguns aspectos aos quais somos incentivados a ceder pois dependem apenas de uma direção e opinião. Para que haja sempre entendimento entre o casal há que haver cedências alternadas. Nem sempre é possível preencher os gostos dos dois elementos do casal em simultâneo por esse mesmo motivo não se importe de ceder e deixar o seu parceiro fazer as coisas à sua maneira, se ele também a deixar fazer algumas coisas ao seu gosto. É justo e acaba por ser uma atividade produtiva para o casal.

Faça com que as divergências se completem – É possível aproveitar as diferenças do seu parceiro para completar vários aspectos na relação. Por vezes as diferenças acabam por ser positivas em várias escolhas, em várias decisões na vida do casal assim como no processo para entender melhor o amor, que por vezes é necessário ser complementado. Aprenda com as diferenças do seu parceiro e complete a sua relação tendo em vista a felicidade de ambos

Estes são alguns aspectos que devem ser aproveitados perante uma relação onde cada elemento do casal tem perspectivas ou opiniões diferentes. Há que saber aceitar cada pessoa como ela é e no caso do amor não é exceção. Aproveite e torne a sua relação mais interessante!

Artigo escrito por Patrícia Gargaté, estudante na área de jornalismo, colaboradora do Sentimento Calmo.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz