Pedido de namoro, tudo o que precisa saber

O pedido de namoro é um dos passos mais importantes numa relação, para tal é necessário conhecer tudo sobre o mesmo. Quando amamos alguém sentimos a necessidade de formar uma relação e construir uma vida seu lado. A decisão do pedido de namoro gera quase sempre algumas dúvidas e inseguranças que podem condicionar a futura relação. Neste artigo do Sentimento Calmo poderá conhecer quais os pontos que condicionam o pedido de namoro, as principais dúvidas que surgem assim como algumas dicas para as ultrapassar.

pedido de namoro
O pedido de namoro é o primeiro obstáculo a enfrentar numa relação.

Dúvida sobre o Pedido de Namoro #1

Tenho certeza que é com ela/e que quero ficar. E agora?”

São vários os factores que influenciam o medo e a insegurança envolta do pedido de namoro. Um deles é o simples facto de não ter a certeza se a outra pessoa tem o mesmo desejo que nós – Quando não temos a certeza dos sentimentos da outra pessoa há sempre a tendência para sentir insegurança e medo de revelar os sentimentos e as nossas intenções.

Para tal há que descobrir os seus sentimentos e conjugá-los com os sentimentos da pessoa que ama:

Verifique se ele/a está de facto interessada/o em si – De modo a evitar falsas esperanças e eventuais desilusões no pedido de namoro é necessária a percepção dos sentimentos da outra pessoa. Este factor é muito importante quando por trás do amor está uma sólida amizade que por vezes pode originar uma confusão de sentimentos e interpretações erradas das ações. Verifique assim antes de mais se a pessoa está interessada em si antes de fazer o seu pedido de namoro.

Procure esclarecer se há confusão de sentimentos – Após o pedido de namoro e no inicio da relação podem surgir questões que condicionam todo o futuro, a confusão de sentimentos é das questões mais comuns desta fase da relação. De facto podem haver confusões a vários níveis que levam a pessoa a pensar que ama, o que não se verifica e acaba por ser descoberto pouco tempo mais tarda, causando transtornos no seu parceiro e até em si mesmo. É muito importante não confundir situações de amizade ou carência – procure conhecer a pessoa que ama a esse nível pois mais vale manter uma boa e forte amizade que a desgastar com apenas uma ação. Apesar de estes factos poderem ocorrer é muito importante que tenha confiança na pessoa que ama. Se ela declarou estar apaixonada por si procure não duvidar pois poderá trazer problemas para a relação.

Não espere, arrisque e seja feliz – Apesar das incertezas e inseguranças é necessário agir para o bem da futura relação. Ambos devem dar passos importantes de modo a haver entendimento e diálogo sobre todos os sentimentos envolta do relacionamento, contribuindo para o futuro. Mesmo que esteja confuso sobre o sentimento da outra pessoa, arrisque para o perceber. Por vezes é necessário ser original e diferente ao expressar os seus sentimentos e no seu pedido de namoro para conseguir captar a atenção e a confiança da pessoa que ama. Nem todos expressam os sentimentos da mesma forma, procure interpretar todas as ações da maneira mais justa e dê a entender o que sente. Pode ser uma atitude imprescindível para a relação.

Dúvida sobre o Pedido de Namoro #2

“Estou resolvido/a a fazer o pedido de namoro. Mas como?”

Como fazer o pedido de namoro é provavelmente das questões que mais perturbam e retraem quem deseja dar esse passo. Muito provavelmente a pessoa que ama ainda não o fez pelo mesmo motivo.

Para que o pedido de namoro seja pertinente, deve ter em conta alguns aspectos pois as ações antecedentes e até no próprio momento podem ser decisivas quando à resposta obtida:

Explique os seus sentimentos – Comece primeiro por explicar o que sente, contando à pessoa que ama que de facto nutre este sentimento e que o deseja explorar única e exclusivamente com essa pessoa. Comece por explicar como o amor nasceu, quais os seus motivos, a sua evolução e quais as duas perspectivas futuras. É muito importante dar a conhecer a sua intenção como namorada/o pois todas essas palavras decidirão o rumo da relação assim como fará com que a outra pessoa se sinta mais segura.

Seja sincero em tudo o que disser – Acima de qualquer sentimento que pretenda transmitir, seja sincero com a pessoa que ama, não só na altura de fazer o pedido de namoro, mas em toda a relação. Qualquer omissão ou mentira terá as suas consequências no futuro e todos esses erros devem ser evitados desde o inicio do relacionamento. O namoro é uma relação de amor mútuo e como tal deve ter como base o carinho, o respeito e a sinceridade – só assim a relação pode ser forte e duradoura.

Esteja receptivo a qualquer resposta – Não alimente qualquer falsa esperança ou deduza qualquer resposta sem estar ter sido dita pela pessoa que ama. Por vezes temos tendência a interpretar palavras proferidas pelos outros, especialmente quando estamos sob influência de sentimentos como o medo ou a insegurança. Não deixe que nada afete o diálogo, compreenda e respeite qualquer decisão ele/a. A compreensão e o espaço são factores cruciais para o bem-estar do casal e para o futuro da relação.

Dúvida sobre o Pedido de Namoro #3

“Valerá a pena investir numa relação?”

A resposta para esta questão é simples e direta – vale sempre a pena investir numa relação quando se ama! Invista, seja feliz e acima de tudo, faça a pessoa que ama muito feliz e realizada. O ser humano não vive sem amor e sente a necessidade de amar constantemente, explore esse sentimento e eleve-o ao seu mais alto potencial. Não vale de nada pensarmos no fim ou nas consequências quando ainda estamos no começo, há que arriscar e ser feliz.

Invista num relacionamento certo, não alimentando qualquer esperança mesmo com certeza de que não será possível. Uma relação amorosa é a conjugação do amor entre dois seres, que devem aproveitar esse sentimento da melhor maneira possível. Faça-o e não desista, vale sempre a pena, perca o medo, arrisque e faça hoje mesmo o seu pedido de namoro. Ainda se lembram quando o pedido de namoro era feito desta forma?

Quero um pedido de namoro
quero ter-te para mim,
quero um pedido de namoro,
quero ouvir o teu sim. 

Quero um pedido de namoro
quero deixar de sofrer,
quero um pedido de namoro,
pois é a ti que eu quero ter.

Artigo escrito por Patrícia Gargaté, estudante na área de jornalismo, colaboradora do Sentimento Calmo.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Pedido de namoro, tudo o que precisa saber"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
sentimentocalmo
Visitante

Verdade amigo! Uma excelente análise mesmo!
Acontece muitas das vezes! Obrigado pela sua participação 🙂

paulohenrique
Visitante
Ela sorri quando você chega. Sabe aquele grupo no qual ela está no meio? Geralmente, quando ela está séria, ela sorri quando lhe vê? Isso é porque ela gosta quando você está perto. Tente perceber isso. As amigas dela ficam lhe olhando? Algumas vem falar com você? Geralmente, ela está no meio desse grupo falando sobre você, e se você for do tipo corajoso, vá até o grupinho e diga “oi, meninas”. Se elas pararem de falar bruscamente e ficarem rindo sorrateiramente, olhando uma para a outra, é porque o assunto provavelmente era você. Ela fica inquieta quando está com… Read more »
wpDiscuz