Saiba parar uma discussão antes dela começar

Uma relação amorosa ou até uma amizade é como uma montanha russa, cheia de altos e baixos e nos baixos assistimos várias vezes a discussões. Mas será que não existem discussões que podem ser evitadas? Na minha opinião existem e imensas! Saber parar uma discussão antes dela começar é algo que nem todas as pessoas conseguem fazer e que poderá salvar bastantes relacionamentos. Não acreditem quando alguém vos diz que nunca discutiram porque é mentira. Em todas as relações existem discussões (por mais simples que sejam) e algumas até são importantes para que se possa mudar algumas coisas na relação.

Se detesta discussões e apenas gostava que estas acabassem ou nem chegassem a começar nada melhor do que estar muito atento a este artigo de modo a que consiga parar a tempestade antes desta fazer estragos.

parar uma discussão antes dela começar

Esteja presente

Estar presente e saber avaliar as situações é bastante importante para que consiga evitar uma discussão. Imagine que o seu marido ou namorado vem do trabalho um pouco chateado. Imagine que você pergunta “o que se passa amor” e ele responde “nada”. Acha conveniente continuar a chateá-lo para que este diga o que se passa? Provavelmente não e será uma discussão eminente. Todos nós temos maus dias e nesses momentos geralmente um bom tempo a sós acabará por resolver o problema. Se você for “chatear” a pessoa quando esta está com a cabeça quente poderá dar em discussão. Lembre-se que quando alguém está chateado, muitas das vezes não percebe que a outra pessoa só quer ajudar.

Nós todos somos seres humanos e bastante frágeis, nem sempre sabemos quando as pessoas querem o nosso bem e estão a ser honestas. Nós estamos habituados a suportar a dor e continuar em frente, o problema é que nem sempre recebemos bem os comentários das outras pessoas. Na maior parte das vezes quando estamos irritados vemos os comentários dos outros como um ataque e tendemos a atacar também. Obviamente que isso leva a uma discussão.

Estabeleça prioridades

Saiba estabelecer prioridades e perceber se vale a pena a sua preocupação ou não. No caso que falámos anteriormente será que vale a pena a sua preocupação? Provavelmente não. O mais provável é que passado algum tempo aquilo lhe passe e volte a falar bem para si. Se tiver algum problema na sua relação será muito mais fácil de o resolver se o categorizar por grau de importância. É um problema que afeta a sua relação? Poderá colocar a mesma em risco? Se for deverá preocupar-se e fazer de tudo para o problema se resolva da melhor forma, caso não seja importante deixe passar.

Criar uma escala de prioridades é importante na altura de resolver os problemas. Várias são as vezes que nos preocupamos com problemas que não merecem a nossa importância e acabamos apenas por nos stressar e ficarmos mais vulneráveis a discussões. Para tudo deverá existir uma solução, se conseguir pensar nos problemas com calma mas facilmente estes serão resolvidos. Quantas vezes você não acaba por perceber que o problema não é assim tão grave depois de resolvido?

Faça uma pausa e respire

Nada se resolve de cabeça quente! Nunca mesmo! Tentar resolver as coisas de cabeça quente é pedir ainda mais problemas. Quando estamos de cabeça quente acabamos sempre por dizer coisas que não sentimos e que muito menos queremos dizer. O ser humano tem uma excelente memória e essas coisas podem trazer muitas outras discussões no futuro e criar-se uma espécie de circulo que poderá acabar com a sua relação. O ser humano também não se contenta com pouco e numa guerra acesa de argumentos e insultos é muito fácil que as coisas evoluam para algo incontrolável.

Qualquer animal ferido precisa de tempo para curar as suas feridas e isso também se aplica ao homem. Existem alturas em que o melhor é deixar a outra pessoa sozinha e não se chatearem mais. O tempo cura muita coisa e evita muitas outras. Saiba dar tempo ao tempo e não coloco o dedo na ferida para causar ainda mais confusão. Quando ambos estiverem mais calmos poderão então retomar o assunto e resolver o mesmo.

Dê o braço a torcer

Sim o orgulho é uma coisa tramada e pode causar muitas discussões. Por vezes é muito melhor engolir em seco e evitar uma discussão do que querer ficar por cima e conduzir a uma tempestade. Se quer levar avante uma discussão é bom que saiba que estará a sacrificar algo. Pense que você e o seu parceiro ou parceira são uma equipa e estão a criar o vosso próprio mundo. O que será que podem fazer para encontrar uma solução? Talvez “dar o braço a torcer”, deixar o orgulho de lado e mostrar a parte fraca. Por vezes (se não mesmo sempre), é melhor pensar no “nós” ao invés do “eu”, só assim poderá ter uma relação duradoura.

As relações são complicadas, todos nós sabemos isso. Somos pessoas e todos somos diferentes, razão pela qual existem sempre discussões. Mas se seguir as nossas dicas talvez consiga parar essas discussões mesmo antes que comecem! Boa sorte!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.