O amor mudou e você?

Nada nesta vida permanece estático, sem mudanças. As pessoas mudam, as circunstâncias mudam e a forma de amar, assim como o próprio amor também. Existem coisas que certamente mudaram para melhor e outras para pior, como tudo na vida não é mesmo? Mas a coisa mais importante é você perceber se está a acompanhar estas mudanças e se está preparado(a) para as mesmas. Será que está? Vamos dar uma vista de olhos em algumas coisas que mudaram ao longo destes anos.

mudancas no amor

Maior liberdade

É mais do que certo que hoje as pessoas têm uma maior liberdade nos relacionamentos. Há vários anos atrás andar de mão dada na rua já parecia ser um crime, muito menos beijar ou outras coisas que se fazem hoje em dia. Maior liberdade é sem dúvida algo bom para um relacionamento, mas como tudo na vida tem de ter limites. Quando se ultrapassam estes limites estraga-se uma relação, existem traições, existe desrespeito e isso não é de todo saudável e uma coisa boa que tenhamos.

Relações à distância

Antes era quase impensável uma relação à distância ou pelo menos muito complicada de manter. E aqui quero fazer uma ressalva, porque falo de relacionamentos que começaram à distância e que assim se vão mantendo por muito tempo. No passado os casais viviam muito tempo separados, por causa da emigração, mas eram situações bastante diferentes das que se vivem na atualidade. Já aqui falámos várias vezes de relacionamentos à distância, são difíceis e se não existir uma vontade de ficarem juntos um dia (fisicamente), então não passa de uma relação platónica.

As redes sociais

As redes sociais vieram ajudar em algumas situações e a atrapalhar noutras. Claro que é bom podermos partilhar alguma coisa que gostamos com outras pessoas, conhecer pessoas ou rever velhos amigos, mas existe também um outro lado que leva muitos relacionamentos à fossa. As traições, o falar com quem não se conhece, o número de amigos, o ciúme. Sem dúvida que as redes sociais podem afetar imenso um relacionamento, vai depender das pessoas, da forma como a usam e de como cada um reage às diferentes situações.

Mudanças no papel da mulher

A mulher já não é a mesma do tempo do Salazar. Hoje em dia e cada vez mais, as mulheres têm um papel importante na sociedade, fazem os mesmos trabalhos dos homens (ou grande parte) e ocupam cargos de chefia. Para além disso são mães, donas de casa e mulheres de sucesso, com sonhos e desejos como todos os homens. A mulher hoje em dia sabe o que quer, é independente e não tem problema nenhum em correr atrás do que a faz feliz. Em situações extremas e em casos onde o homem não consiga perceber isso e as várias semelhanças entre o homem e a mulher, irão ocorrer traições e viverão uma relação vazia.

Relações entre o mesmo sexo

É cada vez mais frequente e aos poucos as pessoas vão percebendo isso, demorando um pouco mais para o aceitar, sendo que para certas pessoas isso nunca será possível. Existe quem seja a favor e quem se oponha e hoje essa discussão não é de todo o foco. Quero apenas referir que esta foi uma das coisas que mudou com o tempo, pelo menos a parte de assumir o relacionamento, sair do armário e viver uma vida feliz.

Relações mais vazias

Em muitos casos, o talvez seja apenas a minha opinião, com tanta liberdade, com as redes sociais, com todo o mundo tecnologico e muito menos do mundo real, vivemos relações cada vez mais vazias. As pessoas passam menos tempo juntas, discutem mais e escolhem quase sempre a saída mais simples. Todos os casais têm problemas e os problemas vão existir sempre, cabe a si escolher a pessoa certa com quem quer enfrentar os seus problemas. Hoje em dia as pessoas, também fruto de toda a facilidade nas separações e nesta vida “à pressa”, pura e simplesmente se deixam e não se dão ao “trabalho” de resolver os problemas. Sem dúvida que vivemos num mundo mais frio, mais cruel, que não sabe o verdadeiro significado da palavra amor e isso será difícil de mudar, na minha opinião diria mesmo que irá piorar.

Estão são algumas das coisas que considero que mudaram, é a minha opinião como sempre que poderá ser bastante diferente da vossa. Se assim for, partilhem a vossa opinião nos comentários.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz