Namoro uma pessoa com depressão – Como ajudar

No artigo de hoje exploramos mais uma dúvida sentimental que deu entrada no nosso e-mail e com ela vamos falar sobre um assunto muito importante que cada vez mais é debatido e continua a ser um dos grandes problemas da nossa sociedade: A depressão. A dúvida que recebemos veio por parte de um homem, que vamos chamar de Pedro por questões de confidencialidade, que nos conta que a sua namorada sofre de depressão e pede ajuda de forma a saber como ajuda-la, mas também como pode fazer com que esse problema não afete a relação dois dois.

Em primeiro lugar é importante perceber o que é a depressão: Depressão é uma doença físico-emocional que tem origem numa dificuldade presente nos neurotransmissores. Também é de salientar que existem várias formas de depressão, com vários sintomas diferentes. Os mais comuns são a falta de motivação e forças para viver, isolamento, sensação de tédio, ansiedade e tristeza. Estima-se que a doença afete por volta de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.

A minha namorada tem depressão – O que fazer?

Passamos a escrever, de forma adaptada e anónima, a dúvida do Pedro e de seguida vamos falar um pouco sobre algumas formas de ajudar alguém com depressão.

Boa noite, o meu nome é Pedro e a minha namorada se chama Daniela (nome fictício), vivemos juntos há quase 3 anos e desde que a conheço ela sofre de depressão. A doença dela sempre nos aproximou e ela sempre contou comigo como um grande apoio. O que acontece é que desde há uns tempos que ela já não tem desabafado como fazia antes, se isola cada vez mais e soube de coisas que ela fez que não me conta. Que devo fazer para que ela mude e volte a falar comigo como antes? E como posso ajudar nesta fase tão má?

Veja também:
10 maneiras de se sentir bem consigo própria
Como investir na auto-motivação
Formas de superar a tristeza de vez

Em primeiro lugar é importante não haver uma culpabilização da parte do Pedro. É essencial que o companheiro de alguém com depressão saiba entender que não tem culpa da situação, mesmo que a outra pessoa precise de um tempo sozinha e fique mais introespectiva. Desta forma vamos enumerar uma lista de formas de ajudar alguém com depressão, para que possa responder a esta dúvida de forma mais organizada e simples:

  • Incentive o tratamento – É muito importante que ajude e incentive a outra pessoa a procurar o tratamento e a ajuda psicológica que precisa. Se uma pessoa com depressão não for acompanhada e seguida o quadro poderá piorar e afetar ainda mais quem sofre desta doença.
  • Comunique e dê espaço – São dois pontos praticamente opostos mas que neste caso se complementam. A comunicação é essencial para manter um relacionamento saudável e também para ajudar alguém com depressão, que por vezes terá a necessidade de desabafar. Mostre-se presente para quando a outra pessoa estiver pronta e até lá dê o espaço que ela precisa.
  • Pequenos gestos importam – De nada vale dizer que tudo vai melhorar ou que é só uma fase. Para além de gerar frustração na outra pessoa, não vai ajudar em nada. Substitua essa ajuda vazia em pequenos gestos como o convite para um jantar,um pequeno-almoço na cama, uma flor de presente. Os pequenos gestos são do agrado de todos, mas acredite que uma pessoa com depressão valoriza imenso e é sinal de que pode contar consigo.
  • Seja paciente – A paciência é chave nestes momentos. Esperar que o outro se sinta bem para falar, dar espaço, deixar a outra pessoa tomar conta da situação, não querer forçar alguém a ser feliz. Seja paciente com o outro para que este sinta segurança e possa apoiar-se em si como alguém de confiança.
  • Cuide de si – Nestes casos, quem lida com uma pessoa que tem depressão, tende a sentir-se inútil sem saber como ajudar, causando também sentimentos negativos e até baixa auto-estima. Cuide também de si e lembre-se que é importante ser forte para estar bem e ajudar a outra pessoa a ficar bem.
Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.