Motivação para musculação, alguém precisa?

Hoje decidi variar e falar um pouco de mim. Como muitos poderão desconhecer eu tenho 23 anos e estou a terminar o curso de jornalismo. Desde já agradeço por todo o apoio dos que comentam e visitam este site e por me ajudarem a manter este sonho de ajudar (ou tentar ajudar) as outras pessoas, vivo. A verdade é que sou apenas um grande apaixonado por tudo o que envolve o mundo dos relacionamentos, pelo contato com as pessoas e sobretudo por ajudar os outros, mesmo quando não me consigo ajudar a mim. E chega de falar de mim…

Comecei a fazer musculação em agosto de 2013, prontos já estou a falar de mim novamente. No início tudo parece complicado e motivação para musculação, parece nenhuma. As dores tendem a falar mais alto, a vontade de ver resultados que nunca aparecem também e muitas das pessoas acabam por desistir. Eu não o fiz e hoje já depois de alguns meses, fico feliz por isso, os resultados começam a aparecer e isso é a força necessária para continuar.

Como disse, várias pessoas acabam por desistir e para que isso não aconteça, decidi falar-vos um pouco sobre isso e dar-vos algumas ideias e razões para continuarem a praticar musculação, sem desistirem dos vossos objetivos. A luta pode ser complicada, mas nunca ninguém disse que seria fácil. O que importa saber é que é possível e se é possível irei lutar por isso, assim como vocês o farão.

motivação para musculação

Homens e mulheres são diferentes

Os homens e as mulheres são diferentes e a musculação não é exceção. Uma mulher pode fazer todos os exercícios que um homem faz ou seguir o mesmo treino, mas provavelmente, pelo menos grande parte das mulheres terão objetivos diferentes e como tal, terão também de ter um treino diferente dos homens, que na sua generalidade apenas querem definição ou ganho de massa muscular.

As mulheres, na sua generalidade, procuram mais tonificar o corpo. trabalhar os glúteos, pernas e barriga. Existem outras mulheres que fazem treino para ganho de massa, tal como os homens, mas lá está, objetivos diferentes. Os homens gostam de trabalhar no ganho de massa (o meu caso) e posteriormente na definição. É necessário perceber que antes de começarem a treinar, primeiro têm de definir qual será o vosso objetivo, para que o treino seja o mais adaptado possível. O que eu recomendo é que trabalhem todo o corpo! Podem dar ênfase a algumas partes que queiram melhorar, mas devem sempre optar por um treino completo.

A desculpa “Não quero crescer demais”

Esta desculpa tem de parar de existir! Não acredito como é que nos dias de hoje, com tanta informação, ainda existem pessoas que têm medo de treinar demais, porque acreditam que vão crescer imenso para além daquilo que desejam. Metam na cabeça de uma vez por todas, ninguém cresce muito de um momento para o outro e se isso acontece é porque meteram coisas para o corpo que não deveriam ter posto! Essa ideia está completamente errada, aliás é totalmente o contrário! Os resultados demoram imenso tempo para aparecer e quando aparecem ou quando se atinge o ideal, não se deve parar de treinar como muitos pensam, mas sim treinar adequadamente para manter.

Os resultados demoram

Os resultados demoram a aparecer! Não dias, não semanas, talvez meses. O que é necessário neste desporto é persistência e espírito de sacrifício para ser capaz de seguir o plano, dia após dia, até que os resultados decidam aparecer! Cruzar os braços não é solução. Eu muitas vezes bati com a cabeça nas paredes (não literalmente), por não obter resultados, mas nunca desisti e hoje quando me olho ao espelho já noto alguma diferença! Não desistam! Sigam o vosso plano de treinos, desliguem-se da realidade quando treinam e foquem-se ao máximo que os resultados acabarão por aparecer.

Os suplementos

Os únicos suplementos que tomo é creatina e um multi-vitamínico. Poderia também, aliás devia tomar proteínas, mas devido ao preço das mesmas, optei por não tomar e tentar substituir, sempre que possível por comida que as tenha, embora não seja a mesma coisa. Para quem deseja crescer mais rápido, existem uma infinidade de produtos (não esteróides e não droga obviamente), que ajudarão no desempenho e no processo, mas lá está, não são para todas as carteiras. Em relação a isto não me vou alongar, existe mesmo muita coisa no mercado e não sou a pessoa certa para falar dos mesmos, apenas tomo coisas muito básicas e nem sempre com regularidade é mais quando surge oportunidade de comprar.

A alimentação

A alimentação é provavelmente o meu maior problema. Eu costumo dizer que o problema não é levantar pesos, mas sim decidir o que comemos durante todo o dia. As pessoas geralmente, preocupam-se muito em ter aqueles abdominais definidos e então passam horas e horas no ginásio, sem moderarem na alimentação. É frustrante, porque essas pessoas nunca chegarão a lado algum. Para se ter bons abdominais é preciso aprender a comer bem e quem fala em abdominais fala no resto do corpo. Eu tenho plena noção que com uma alimentação mais rica em legumes, carnes brancas e outros alimentos saudáveis, teria atingido o dobro dos resultados e quem sabe um dia, comece a comer melhor. Até agora tem sido um processo, aos poucos melhorar aquilo que se come e dizer não a muitas outras coisas.

O sacrifício

Musculação ou se quer muito ou não se quer. Não existe outra forma de dizer isto. Se você é uma pessoa que apenas quer definir um pouco, tudo bem, pode continuar com a sua vida e se for frequentador regular do ginásio conseguirá atingir alguns resultados. Agora se o seu objetivo for algo mais e melhorar realmente o seu corpo e a sua saúde, terá de saber abdicar de algumas coisas ou reduzir bastante! Falo por exemplo do tabaco, do álcool, dos refrigerantes (cheios de açúcar) e de muitas outras coisas que consumimos com regularidade e que acabam por atrasar todo o processo.

Treine se possível com outra pessoa

Treinar com outra pessoa poderá ser uma boa aposta! A picardia, o tentar fazer melhor que o outro ou ir mais longe, pode ser exatamente  o que precisar para chegar mais longe e atingir o seu máximo! Par além disso poderão ajudar-se e tentarem juntos conquistar ainda mais do que aquilo que já conquistaram.

Nunca diga, “eu não consigo”, nós temos mais força do que aquilo que imaginamos. Não deixem que as “bocas” das outras pessoas os mandem abaixo, aliás usem isso como energia positiva para tentarem fazer ainda mais e provar-lhes que estão erradas! Só vocês podem construir o vosso futuro! Como querem que seja? Lutem por isso. Façam por isso! E vivam um vida feliz com os vossos resultados.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz