Mitos comuns num relacionamento

As pessoas hoje em dia têm um problema (que não deveria ser um problema), que é informação a mais. Uma pessoa estar informada é bastante bom e todos devemos procurar conhecer o máximo possível sobre as várias coisas que nos rodeiam ou sobre as quais nos interessamos. O grande problema é que nem todas as fontes de informação são fiáveis e as pessoas tendem a acreditar em tudo o que oiçam ou vejam desde que apareça na televisão ou leiam no facebook. Por causa das pessoas acreditarem em tudo é que muitas vezes nascem os mitos. Os relacionamentos não escapam…

As pessoas começam a tomar uma coisa como certa e cria-se o mito. Existem também várias coisas que as pessoas pensam saber sobre o amor, mas que na verdade não sabem. Quando acreditamos que algo é verdade somos demasiado “casmurros” para admitir que estamos errados. Para não caírem nesse erro confiram alguns mitos comuns num relacionamento.

Mitos comuns num relacionamento

Uma nova relação trará felicidade

As pessoas quando estão tristes assumem desde logo que uma nova relação lhes trará a felicidade que não têm no momento. Durante a fase inicial da relação, a fase da paixão, do amor em extremos e onde tudo parece “cor de rosa”, apenas se conhece a parte positiva da outra pessoa. Embora possa sentir felicidade numa parte inicial, assumir que uma nova relação lhe trará sempre esse sentimento poderá transformar-se numa desilusão. A atração e os aspectos positivos irão trazer-lhe felicidade, mas com o passado do tempo irá conhecer o outro lado da pessoa (que pode até não ser mau), mas todas as relações têm altos e baixos e nem sempre a felicidade será o sentimento principal. Assumir que uma coisa levará sempre à outra é apenas um mito que deve ser quebrado.

Quando encontrar a pessoa certa ficarei completo

 Não criei ilusões. Não existe a chamada alma gémea, é um engano e não poderia ser mais sincero. Existem pessoas bastante compatíveis, isso é uma realidade, mas não significa que tudo entre vocês seja perfeito. Todos os casais têm discussões e divergências, mesmo que sejam completamente parecidos ou que “encaixem” muito bem. Não sou apologista que se passe uma vida inteira ou se salte de relação em relação à espera da “alma gémea” que pode até não existir. Existem pessoas que passam anos e anos sem ninguém por acharem que têm de encontrar a pessoa perfeita. É ridículo! Estão a perder bastante da vida. Não acreditem na ideia que os filmes querem passar de que uma pessoa poderá tornar tudo perfeito, porque não existem relações perfeitas.

A relação irá durar para sempre

A relação apenas irá durar pelo tempo em que ambos se dão bem, percebem as suas diferenças, compreendem-se um ao outro e se respeitam. Não existe outra forma! É ao compreender a outra pessoa, ao aceitá-la como ela é e resolvendo as pequenas discussões é que uma relação funciona. Se à primeira discussão cada um for para seu lado ou se ambos forem demasiado teimosos para “dar o braço a torcer”, então a sua relação não durará muito tempo.

É possível viver uma relação sem discussões

Completamente mentira! Desafio quem me diga que teve ou tem uma relação em que nunca discutiram. É completamente impossível e também contra-natura, porque na maior parte dos casos são as discussões ou divergências que levam as coisas para a frente na relação. Todas as relações sejam elas de amor ou de amizade têm altos e baixos. São como uma montanha russa, por isso se for para ela a pensar que nunca irá enjoar está errado. A única forma das coisas funcionarem bem é saber lidar com esses altos e baixos, mas acredite que eles existem em qualquer relação.

Uma relação saudável requer sacrifício

Nenhuma relação irá funcionar sem sacrifícios. Tem sempre de existir sacrifício de algumas das partes. Por vezes nós gostamos de algo, a outra pessoa não gosta e como tal para conseguirmos estar juntos temos de fazer coisas que por vezes não gostamos. Nós cedemos uma vez, a outra pessoa cede na próxima. Ambos têm de fazer cedências. Se cada um fizer o que lhe apetecer sem fazer cedências, então é como se fosse solteiro e o que você tem é tudo menos uma relação.

As coisas debaixo dos lençóis funcionam melhor ao início

Verdade e mentira. No início é normal que por ser tudo novo exista mais entusiasmo, mais ardor e a relação seja diferente. Com o passado tempo é necessário que aumente a sua criatividade. É necessário que inventem, tentem coisas novas e sejam mais arrojados para não caírem na monotonia. As coisas não têm de pior, até pelo contrário poderão melhorar imenso, desde que ambas as partes da relação se empenhem nisso mesmo.

Numa relação perfeita não tenho de me esforçar

Sim… Experimentem e depois digam-me como correu. Uma relação envolve trabalho, dedicação, atenção e muito mais. Não basta dizer que se ama alguém, é necessário mostrar. É necessário estar com a pessoa, dar-lhe atenção, fazer planos a dois, fazer cedências e tudo mais. Não basta achar que o amor é tão forte que irá sobreviver a tudo e continuar a viver a sua vida como se nada fosse. Se não alimentar e cuidar da sua relação, o mais certo é que esta acabe por morrer.

Se não estiver numa relação serei um solitário

Errado. Aliás, existem mesmo pessoas que acho que não nasceram para ter uma relação. O mesmo não significa que são pessoas que vivam sozinhas. Você tem a sua família. Tem os seus amigos. Tem montes de pessoas que se você tratar bem vão gostar de si e o tratarão da mesma forma. Existe muito nesta vida para além do amor e uma amizade pode ser bem mais forte do que uma relação.

Um filho completa uma relação

Não necessariamente. Um filho não irá resolver os seus problemas, muito menos irá ligar você à pessoa com quem está. Se tiver de se separar da pessoa separa e não será a criança a mudar isso. Tal e qual como acontece com o casamento, se você não se preocupar com a relação ela irá acabar e não é um papel que irá mudar as coisas.

Os opostos atraem-se?

Já escrevi aqui a explicar se os opostos atraem-se, como tal nem me vou alongar. Confiram o artigo clicando no link anterior.

Como podem ver as pessoas esquecem-se de muitas coisas quando falamos de relacionamentos. Nada acontece por acaso e nada caí do céu. Se querem que as coisas corram bem lutem por elas. Não esperem que alguém resolva a vossa vida por vocês.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.