Como melhorar um negócio em 2013

Foi há pouco tempo que abrimos aqui no Sentimento Calmo uma nova categoria dedicada ao desenvolvimento pessoal. Na minha sincera opinião é um assunto importante para todos nós. No cenário de crise como ultrapassamos onde cada vez mais se fecham portas é importante que saibamos como podemos abrir outras e ter sucesso. Depois de já termos publicado artigos como a importância de saber ouvir; como definir prioridades; capacidades de um bom líder ou até o segredo para o sucesso, hoje vamos falar de como melhorar um negócio em 2013!

Isto são algumas coisas que todas as pessoas que têm um negócio ou projeto, por mais pequeno que seja, vão aprendendo e precisam aplicar se querem receber bons resultados. Como podem ver não é apenas o amor que precisa de ser construído e cuidado, também um bom negócio precisa de muito trabalho, dedicação e sobretudo cabeça. Aqui ficam algumas boas dicas para quem quer melhorar um negócio e tornar-se cada vez melhor.

melhorar um negócio

Gaste de forma inteligente

É necessário que saiba gerir as finanças do seu negócio de forma inteligente! Deverá de todo substituir a ideia de “quanto custa” pela de “quanto vale” e quanto seria importante para o seu negócio. Uma gestão equilibrada das finanças é crucial. É importante que saiba poupar dinheiro, mas também que arisque em investir parte dele! Um negócio sem investimento é geralmente um negócio parado. O problema é que muitas pessoas não sabem onde devem investir. A nossa sugestão é que invista em algo que possa ser útil para o seu negócio, seja porque aumenta a produtividade ou porque poderá ser um investimento que lhe traga um elevado retorno em pouco tempo. Trate-se tudo de tomar a decisão certa, de arriscar e não ficar à espera que as coisas caiam do céu.

Exemplo: No caso do Sentimento Calmo um bom investimento seria em contratar novos escritores para o site, onde mais artigos trariam um público melhor, enquanto que um mau negócio seria investir em publicidade num site que pura e simplesmente não tem nada relacionado com as temáticas que tratamos. 

Saiba criar um sistema de bónus

Nenhum negócio se torna num bom negócio se não existir motivação e amor para tal. A motivação é essencial em qualquer projeto e sem ela dificilmente as coisas poderão ir para a frente e melhorarem. Tendo em conta a ideia de motivação a nossa sugestão é que se criem sistemas de bónus, que possam motivar os trabalhadores ou até um sistema de auto-motivação.

Exemplo: No Sentimento Calmo eu poderia contratar pessoas para escrever artigos e pagar um valor fixo por cada artigo, assim saberia que pagaria um valor fixo mas também que contaria sempre com o mesmo nível de palavras por artigo e basicamente pela mesma quantidade de empenho por que os escrevia. Agora imaginem outro cenário, criar um sistema de bónus e fazer com que, artigos de maior extensão fossem melhor pagos e existirem bónus conforme o empenho. Não levaria os colaboradores a escrever mais e melhor para conseguirem um melhor pagamento? 

Perceba o que o seu público deseja

O seu negócio supostamente é direcionado para um certo grupo de pessoas, sabe que pessoas são essas e quais os seus interesses? Ou está apenas a trabalhar para um grupo fantasma à espera que alguém morda o isco? Se tem um grupo de pessoas que “consomem” os seus produtos é importante que perceba o que estas gostam de “consumir” e aquilo que simplesmente ignoram. Você trabalha para estas pessoas e são elas que lhe trarão o rendimento, como tal, não acha ser importante perceber o que estas desejam? Ao perceber o que as pessoas desejam para além de poder retirar mais lucros a longo prazo poderá evitar gastar dinheiro com produtos que pura e simplesmente não vão ter mercado. Faça questionários, fale diretamente com as pessoas, avalie as suas vendas, mas perceba o que as pessoas procuram.

Exemplo: No caso do Sentimento Calmo podemos fazer questionários através da nossa página do facebook para perceber o que as pessoas gostam de ler, podemos analisar artigos mais visitados, estudos de mercado, etc. Tudo para perceber o que as pessoas querem ler e ver no Sentimento Calmo. O mesmo se aplica ao seu negócio, claro está de forma diferente. 

Saiba vender soluções em vez de “tralhas”

Não interessa investir num produto que pura e simplesmente não traz nada de novo e útil na sua vida. Cada vez mais e num cenário de crise (para alguns), as pessoas procuram a utilidade, procuram algo que possam utilizar no dia a dia e não apenas mais uma coisa para preencher a prateleira. Quando apresenta um produto é necessário que deixe bem explícito em que ponto esse mesmo produto poderá ajudar a pessoa que o compra. Para encontrar o produto perfeito é necessário que consiga perceber qual o problema das pessoas e que produto ou serviço resolveria diretamente esse mesmo problema. Só assim conseguirá atingir um maior público.

Exemplo: No Sentimento Calmo muitas das vezes recebia nos comentários dos artigos perguntas sentimentais de pessoas com problemas e que muitas vezes não se relacionavam com o assunto tratado. Como tal inaugurei o consultório sentimental, onde através de mensagens pessoais consigo responder aos problemas dos leitores, útil não? 

Tente sempre coisas novas e inovadoras

Quando as coisas correm bem geralmente as pessoas tendem a seguir esse caminho e a fazer as coisas sempre da mesma forma, no fim de contas acabam por se conformar quando tudo o que queremos é evitar a conformação. Não esteja apenas aberto à mudança, saiba procurá-la! No meio das mudanças encontrará métodos que nunca tentou, estratégias que nunca considerou, entre muitas coisas que poderá estar a descurar no seu negócio. Saiba analisar o mercado, procurar novas ideias, arriscar, procurar ser inovador e por certos os seus resultados irão dar uma volta para melhorar e provavelmente conseguirá melhorar um negócio que se encontra estagnado.

Exemplo: Sempre tive medo de mudanças, mas sempre quis mudar. Foi o que aconteceu com a mudança para o template atual do Sentimento Calmo, primeiro apreensivo, depois maravilhado. É necessário procurar a mudança e não ficar estagnado num certo ponto, apenas pela certeza de que dessa forma funciona. Pode sempre funcionar melhor! 

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.