Medo de perder alguém – um inimigo?

Quando se ama sofre-se e por mais que se fale a verdade é que o amor verdadeiro é mesmo cego. É normal quando se ama muito uma pessoa que se sinta medo de a perder. Se já estamos com essa pessoa à vários anos, criamos uma espécie de dependência, criam-se coisas a dois e partilham-se muitas coisas no dia a dia. A ideia de tudo isso acabar de um momento para o outro assusta-nos bastante e qualquer mudança na relação de ambos, por mais pequena que seja poderá criar este medo de perder a outra pessoa. Mas a questão é: será este medo um inimigo que poderá prejudicar mais a relação do que a beneficiar?

medo de perder alguém

O ciúme e a desconfiança

A confiança é a base de tudo numa relação e sem ela dificilmente as coisas chegarão a bom porto. Mas a confiança é algo que se constrói e que facilmente poderá ser destruído. Por vezes pequenas mudanças na vida do casal pode desencadear alguma desconfiança, não que tenha necessariamente fundamento. A desconfiança basicamente é apenas o nosso medo de perder a funcionar e com ele poderão surgir os ciúmes.

Os ciúmes na medida correta são importantes num relacionamento e digamos que totalmente normais, mas tudo na vida tem limites e esses limites quando ultrapassados poderão trazer grandes problemas ao seu relacionamento. Todos temos a nossa vida de casal e uma vida fora disso, o importante é que seja sempre mantido um nível de respeito e que cada parte do casal saiba o seu lugar e até onde pode ir. Se realmente não tem razões para sentir ciúmes em relação à sua cara metade, deverá fazer tudo para os controlar e não deixar que isso afete o seu relacionamento.

A carência afetiva

Por vezes o medo de perder pode ser nada mais nada menos do que fruto de uma carência afetiva. Quando amamos alguém queremos passar o máximo de tempo possível com essa pessoa, queremos ter a sua atenção e mais do que tudo queremos sentir a pessoa presente nos momentos a dois. Existem pessoas com mais necessidade de “estar junto” e partilhar carinhos do que outras. Imaginando que você é uma pessoa muito dada e a outra pessoa é mais recatada, poderá de certa forma sentir alguma carência afetiva, o que não significa que a outra pessoa o vá deixar por essa razão.

A baixa auto-estima

O medo de perder alguém poderá também ser fruto de uma pessoa com baixa auto-estima. Quando nós não acreditamos em nós próprios. Quando estamos constantemente a deitar-nos abaixo. Passamos uma má imagem de nós para as outras pessoas e por mais que a outra pessoa goste de nós ficará também com um pouco dessa imagem. Da mesma forma que se você andar sempre triste e de mal com a vida e a outra pessoa contente, irá criar um fosso entre ambos que não será nada benéfico para o relacionamento. A vida não é simples, todos nós sabemos isso. Sabemos também que ninguém é perfeito. Mas você tem qualidades! Imensas! Saiba valorizar-se realmente e ver o seu lado bom sempre!

A paranóia

A paranóia pode ser a sua grande inimiga e se não lutar contra ela facilmente poderá arruinar o seu relacionamento. A paranóia está bastante aliada aos ciúmes. Imagine que o seu namorado tem pessoas amigas fora do seu relacionamento (como deveria ter) e saí com frequência com eles. Você poderá sentir alguns ciúmes por desconhecer o que está a acontecer, mas pior do que isso, poderá ter paranóia e começar a criar filmes na sua cabeça, por exemplo: “ah agora ele está a fazer isto ou aquilo”, quando não existe qualquer fundamento.

Conclusão

O medo de perder é natural mas deve ser controlado para não trazer problemas maiores. No fundo deverá confiar na pessoa que tem ao seu lado e controlar os seus ciúmes ao mesmo tempo que não deixa a paranóia fazer parte da sua vida. Para conseguir tudo isto tem de “perder tempo” a olhar para si, a perceber aquilo que você tem de bom e a fazer coisas que possam aumentar a auto-estima. Posto isso, só tem de acreditar que o seu relacionamento irá prosperar se seguir sempre o caminho certo.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
marcos eucontigo Recent comment authors

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

newest oldest most voted
marcos eucontigo
Visitante
marcos eucontigo

Muito bom, Todos nós sentimos, de alguma maneira, ciúme mas precisamos controlar aquelas atitudes potencializadas, muitas vezes pela raiva, rancor ou inveja. Pois, relacionamento algum terá chances de crescer, quando o ciúme desmedido insiste em florescer. Seja qual for os motivos que faz corroer a pessoa envolvida por esse sentimento, será necessário para o casal tomar algumas decisões para minimizar ou eliminar esse desconforto dentro do convívio. Das muitas e possíveis realidades que provocam o ciúme num relacionamento, podemos citar a distancia entre os namorados, as brincadeiras ou a maneira como alguém se relaciona com as amigas entre outras. Todas… Read more »