Saiba como manter uma amizade para a vida

Os amigos são bastante importantes na nossa vida e para não os perder é necessário que se saiba dar valor à amizade. Se você procura manter uma amizade para a vida é porque tem amigos que lhe são bastante importantes e com os quais gostaria de partilhar várias coisas ao longo do “caminho”. Mas não basta querer uma boa amizade, é necessário lutar pela mesma e empenhar-se para que esta não morra. Existe quem defenda que as verdadeiras amizades nunca se perdem, mas todas por mais fortes que sejam podem apresentam altos e baixos. Se o que procura é manter a sua amizade o mais forte possível não pode perder as dicas que temos para si.

manter uma amizade para a vida

Não esperar nada

A amizade deve ser uma relação aberta e livre de interesses. Se você é amigo da outra pessoa porque lhe é conveniente por alguma razão, então esta é uma amizade que não vejo durar muito tempo, porque começa da forma errada. Você não pode estar à espera de algo em troca sempre que dá alguma coisas, isso não é amizade, é interesse. Se você estiver sempre à espera de algo em troca o mais certo é que acabe por se magoar. Se quer se a sua amizade dura e prospere forte é necessário que seja verdadeiro, que ajude a outra pessoa sempre que ela precisa (sem esperar algo em troca). Se a outra pessoa se reger pelas mesmas regras então a amizade será perfeita.

Comunicar é essencial

Existe quem diga que uma amizade verdadeira dura para sempre. Posso até concordar, mas não acredito que sem contacto ou comunicação esta dure com a mesma intensidade. A comunicação é essencial em qualquer relação. Os amigos devem partilhar as suas experiências, as suas aventuras, os seus medos, etc. Hoje em dia existem imensos meios para comunicarmos com as pessoas, mesmo sem sairmos de casa. Não passe semanas ou meses sem falar com uma pessoa que considera importante na sua vida!

O respeito também

Todos nós temos qualidades e defeitos. Todas as pessoas vivem a vida à sua maneira e nem sempre é a mesma maneira que nós a vivemos. Para que uma amizade funcione da melhor forma possível é necessário que exista respeito pelas diferenças da outra pessoa. Não deve falar mal da outra pessoa nas costas, deve ser direto e falar as coisas na frente. Se respeitar a outra pessoa irá também receber respeito de volta.

Saiba dar espaço

Nas amizades tal como nas relações amorosas é necessário que saiba dar espaço à outra pessoa para que esta não se sinta sufocada. Todos nós precisamos de tempo para nós próprios, para fazermos aquilo que gostamos ou nos empenharmos nos nossos hobbies. Da mesma forma que não deve sufocar a outra pessoa é também importante que a não a force a contar-lhe algo que esta não queira. Quando a pessoa sentir necessidade de lhe dizer alguma coisa ela dirá, pressionar não leva a lado nenhum. Uma amizade onde existe espaço é uma amizade que irá durar ao longo do tempo.

Seja você mesmo

Não procure ser uma pessoa que não é, seja você mesmo! Não adianta estar a usar uma máscara ou fingir ser uma pessoa que não é para impressionar porque mais tarde ou mais cedo irá descobrir-se o seu verdadeiro eu. Se você não mostrar o seu lado verdadeiro então estará a viver uma amizade falsa. Você quer que a pessoa goste de você como é ou com a máscara que usa? Pense nisso.

Aceite os seus erros

Todos nós cometemos erros e temos defeitos, ninguém é perfeito. Saiba pedir desculpa à outra pessoa quando fizer algo de mal ou a ofender! O orgulho nunca levou a nenhum lado. Não existe mal nenhum em assumir os seus erros perante os seus amigos. Se o fizer estará a fortalecer a sua relação, a ser sincero e transparente o que lhe poderá render pontos positivos no futuro.

Confie

A confiança deve ser a base de qualquer relação. Se você não confiar no seu amigo muito dificilmente lhe contará certas coisas ou partilhará coisas que lhe são mais íntimas e que não quer ver partilhadas. As grandes bases da amizade deverão ser sempre a confiança e a lealdade, sem isso dificilmente conseguirá ter uma amizade forte e digna de ser mantida.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz