Como lidar com um filho refilão

O seu filho tem somente 5 anos e é demasiado refilão em sua casa e até na casa dos seus amigos? Saiba como lidar com esse comportamento. É perfeitamente normal o seu filho ser refilão se tiver entre os 2 e os 7 anos. As crianças adoram ser o centro das atenções e querem que lhes façamos todas as vontades, mas nem sempre é possível e não é aconselhado fazer tudo o que eles nos pedem, caso contrário um dia mais tarde será bastante complicado ter mão no seu filho. [Leia: Como educar um filho]

Alguns filhos choram apenas para chamar a sua atenção, outros têm ataques de birra e começam a reclamar por tudo e por nada. Ainda existem aquelas crianças que tentam persuadir os pais com o seu ar engraçado ou que agem segundo as suas próprias vontades. Essas atitudes devem ser reeducadas em casa e não deixar que os seus filhos continuem refilões senão poderá ser um péssimo sinal para o futuro. Siga então as nossas dicas e saiba como lidar com um filho refilão.

lidar com um filho refilão

Pais demasiados rígidos

Alguns filhos tornam-se refilões e autoritários por influência dos seus pais serem demasiado rígidos com eles, impondo os seus pontos de vista sem dar hipótese a criança de explicar ou conversar consigo. Enquanto são mais novos, você é o modelo do seu filho e ele acaba imitando tudo o que observa nos pais. Se revela autoritarismo e também refila com o seu companheiro, então o seu filho acaba por fazer igual. A melhor solução é aprender a colocar limites em sua casa sem reforçar o autoritarismo. Lidar com um filho refilão é uma tarefa complicado nos primeiros tempos e ele acaba por confrontar os pais desde cedo. Eles mostram a sua inteligência, mas você precisa demonstrar que é mais esperto que ele.

Evite deixar a criança dominar

Para evitar irritar o seu filho ou acabar com as birras dele não ajuda deixá-lo dominar as situações nem o tornará mais feliz. Bem pelo contrário, ele ficará mais inseguro e desamparado por observar que quem devia protege-lo, na realidade cumpre as suas ordens e os desejos dele. Isso é um sinal de fraqueza dos pais, cedendo a chantagens ou pressões dos próprios filhos,  jamais deixe a criança dominar. O seu papel como pai é educar da melhor maneira o seu filho a enfrentar a realidade do Mundo, significando que tem de estabelecer regras e limite para o próprio bem dele. Sem isso, ele terá problemas no futuro a nível social. Nunca viu aquelas crianças que levantam a mão aos próprios pais?

Equilibre a balança

O principal desafio de um pai é negociar a situação e não deixar prevalecer sempre os desejos do seu filho. Comece por estabelecer regras básicas e faça com que ele as cumpra. Explique-lhes de forma simples e objetiva, mostrando-se firme na sua convicção. Mostre-lhe a capacidade de liderar e melhore o convívio entre si e o seu filho. Não abuse do poder e aprenda a lidar com as necessidades do seu filho.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz