3 Dicas para lidar com birras de crianças

Atualmente, os filhos sentem uma maior necessidade de chamar a atenção dos seus pais do que outrora por causa de dois aspetos: ausência dos pais e também por falta de limites. O primeiro caso é o mais comum entre os pais, uma vez que os pais para suprir os desejos dos filhos e compensá-los oferecem-lhes tudo. Mas esse caminho é o mais errado, sendo o caminho ideal o do diálogo, aconselhando o seu filho em qualquer momento da sua vida e até dizendo-lhe não nalgumas situações.

Não é para exagerar, mas o seu filho também necessita de regras para crescer para manter um comportamento adequado à sociedade. Se for necessário castigue-o, de forma que ele aprenda. Ser pai também envolve a responsabilidade de educar e a melhor forma de conseguir isso é conversar. Sempre que ele tiver um problema, esteja perto dele para o ajudar e isso fortalecerá a vossa relação. Saiba lidar com birras de crianças de forma pacifica e sobretudo mais saudável.

lidar com birras de crianças

Não come

Se o seu filho fizer uma birra e não comer, mantenha-se tranquilo. Ele acabará por comer. As crianças fazem muito esta birra, pois sabem que essa atitude influência os pais. Eles têm consciência que quando eles comem tudo, vocês fazem uma festa. Faça-o perceber que ele está errado e que para crescer forte tem que se alimentar bem. Se você parecer fraco e ceder sempre que ele fizer isso, então ele usará sempre essa técnica. A partir do momento que ele perceba que não funciona o mais certo é não a voltar a repetir muitas vezes.

Escândalos em público

Esta é a birra que mais aborrece os pais. As crianças arrastam-se pelo chão, gritam, esperneiam e até batem com a cabeça na parede só para terem a atenção dos pais. Nestas situações, vocês devem ignorar os seus atos até três vezes. Ele acabará por perceber que não vale a pena ter essa atitude e irá reforçar-se com um comportamento mais adequado. Outra dica é nem pensar em levar os seus filhos consigo às compras, isto é, se tiver um local para as deixar. Caso contrário terá de aturar várias birras.

Palavrões

Já lhe explicou que aquele ato é feio e colocou o seu filho de castigo, mas ele continua a fazer birra? Simplesmente ignore-o. Ele repete o palavrão ou disse-o de propósito apenas para o provocar e ele apenas quer atenção. Não lhe ligue e ele mudará por si mesmo de atitude. Quanto mais atenção lhe der pior será para ele.

Atira-se para o chão

O seu filho tem o hábito de se atirar para o chão quando não lhe dá aquilo que ele quer? O meu sobrinho faz isso a toda a hora! A minha solução é simples, caiu? Que se levante da mesma forma. Agora se for como algumas pessoas e tiver sempre a preocupar-se então ele perceberá que o que ele faz tem resultado.

Dica final

Sempre que ele(a) fizer birra para lhe pegar ao colo, ignore! Caso contrário terá de passar o dia inteiro com a criança ao seu colo e pode imaginar a dor de braços. A criança tem de perceber que não pode estar sempre no colo e a pedir colo. Ceder às suas cedências é o princípio do fim.

As crianças precisam de uma mão firme que lhes mostre que não pode ser tudo como elas desejam, só assim pode lidar com birras de crianças. Agora se for mole e decidir que ele pode fazer tudo, então só estará criando um “diabinho” que daqui a uns anos não obedecerá a nenhuma das suas ordens.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz