Como identificar um homem inseguro

Num dos nossos artigos anteriores falámos de como os homens bons ficam sempre sozinhos e explicámos que uma das razões porque isso acontece é que homens deste tipo são bastante inseguros. Um homem inseguro irá abalar muitas vezes uma relação, porque não se sentindo seguro nela dará asas ao ciúme e há insegurança a todo o tempo. Assim estará comprometendo toda a relação e a confiança na qual esta se constrói ou deveria construir. [Leia: Como criar confiança]. Uma relação para funcionar deverá ter sempre como base a confiança, aliada ao respeito, na minha opinião, são de todo as bases mais fortes numa relação e o que irá suster o peso de tudo o resto.

Já sabemos que um homem deste tipo é bastante prejudicial numa relação, o mesmo aconteceria se fosse uma mulher insegura, não se aplicando este artigo apenas aos homens. Agora o segundo problema é perceber os sinais que possam ajudar a identificar um homem inseguro. Depois de identificado será muito mais fácil conseguir lidar com a situação, ajudá-lo e tentar que este mude essa situação, para bem dele, para bem de ambos e para o melhor da sua relação.

identificar um homem inseguro

Atenção à linguagem corporal

Já aqui falámos de todos os segredos da linguagem corporal e acreditem são mesmo imensos! Mas acreditem também que é um assunto bastante interessante para os que se interessarem no mesmo. A linguagem corporal passa por todo um conjunto de movimentos, desde os braços cruzadas até a um piscar de olhos. De modo geral tudo tem o seu significado. Um revirar de olhos poderá ser sinal de aborrecimento, um cruzar de braços de falta de interesse, etc. No fundo na linguagem corporal é fácil sobretudo notar a indiferença, vendo se ele está tenso ou relaxado, se se mexe muito ou se mantêm hirto, etc.

Pouco contacto visual

Embora existam pessoas tímidas [Leia: Como desinibir uma pessoa envergonhada], que possam ter mais problemas em procurar o contacto visual, temos também por outro lado as pessoas inseguras que na maioria dos casos procuram constantemente evitar o contacto visual. Parece que têm medo do confronto, de não conseguirem vencer a outra pessoa e que se sentem constantemente incomodados com a situação. Sinal disso e voltando à linguagem corporal é o estar constantemente a olhar para cima ou para os lados, numa tentativa de fugir do contacto olhos nos olhos.

Estar sempre com piadas

As piadas são boas em muitas situações, para além de tornarem o ambiente muito mais divertido e relaxado são ótimas por exemplo num primeiro encontro para quebrar o gelo, mas existem situações onde pura e simplesmente não são apropriadas e eram de todo escusadas. As pessoas inseguras tendem a fazer piadas a todo o tempo, ironizam constantemente as situações, o que demonstra e bastante que estão inseguras. Quando notam que o assunto está demasiado sério procuram fazer uma piada para inverterem a situação e voltarem à “estaca” inicial. Esta é a arma dos inseguros e o problema é que nunca conseguirão perceber que é altura de parar, acabando assim por caírem no ridículo.

São bastante possessivos

Devido a toda a sua insegurança homens deste género tendem a ser bastante possessivos  porque nunca estão seguros da relação que têm, não acreditam em si e como tal sempre que a sua namorada estiver a falar com outro homem, estes estarão a roer-se de ciúmes. Claro que os ciúmes são uma prova concreta de amor, mas tudo o que é em demasia acaba por estragar uma relação, até o amor [Leia: Quando amor se torna obsessão]. Ele não aguenta que você esteja sozinha com amigos ou até amigas? Como ele vê as relações com essas pessoas? Tenha em atenção a isso, porque a longo tempo poderá tornar-se num problema gravíssimo para a sua relação.

Grande importância ao dinheiro

Uma pessoa insegura para se sentir mais confiante o que tem de fazer? Gabar-se é claro… Fazer-se sentir importante! Na maioria dos casos estes homens usam o dinheiro, a sua situação financeira e provavelmente os seus ganhos e conquistas para mostrarem o seu valor. Valor esse que não deveria ser medido pela conta bancária. Pessoas assim sem grandes atrativos a nível pessoas tendem sempre para gabar-se das suas viagens ao estrangeiro, os concertos que foram ver, o seu carro novo, etc, etc. São fracos, preferem falar das coisas que fazem, do que tentar ao menos falar de si próprios. Usam como que um escudo de proteção e esta é a forma de se protegerem.

Estão sempre com comparações

Estes homens estão sempre a comparar-se com tudo e mais alguma coisa, chega a ser ridículo! Comparam-se com o antigo namorado, comparam-se com o amigo, com o irmão, com o familiar, só faltava terem ciúmes do gato e compararem-se com ele! A sério é de moer a paciência… Estão constantemente a acharem-se inferiores aos outros e pensando da forma que pensam só mostram que realmente o são. Por outro lado estes marcaram-se e procuram muitas vezes mostrar aos outros que são superiores a tudo e todos, mesmo sabendo muito mais que estão abaixo de todos e não passam de uns fracos.

Não sabem quando se calar

Pessoas assim tendem a ser do mais irritante possível, são pessoas que não têm uma relação muito boa com o silêncio e como tal não sabem quando calar a boca. Estão sempre a falar, mesmo que não estejam a dizer nada de jeito e mesmo que saibam que ninguém tem interesse para as ouvir ou esteja a prestar atenção. Novamente chega a ser ridículo, porque pura e simplesmente a pessoa só passa a perder pontos com a outra, em vez de os ganhar ficando em silêncio.

Desconfiam de tudo mesmo!

Novamente é doentio, por serem pessoas inseguras em relação a tudo e mais alguma coisa irão também desconfiar de tudo e mais alguma coisa. Pessoas assim tendem sempre a questionar tudo, mesmo quando já está provado que é verdade. Pensem que há sempre mal em tudo e que as coisas podem ser sempre de forma diferente.

Elogiam-se a si próprios

Pá, tenho de confessar que esta é sem dúvida a que me irrita mais. Pessoas inseguras tendem a ser do mais fútil possível e desculpem ser tão direto mas é verdade! Elogiam-se por terem um carro bom, por viajarem, por terem sucesso nalguma coisa, enfim em tudo! Pensam que têm todas as qualidades do mundo e rejeitam quando lhes apontam os defeitos.

Mas prontos é de salientar que existem homens inseguros mas nem todos poderão se tornar um problema, porque também nem todos se enquadram em todos estas categorias. O problema é quando usam a sua insegurança nas outras pessoas e as fazem sentir inferiores. Se ao ler este artigo por acaso algum homem ou mulher se tenha identificado, então o melhor mesmo é procurar ajuda, porque poderá tornar-se num problema bem bicudo e acabar sozinho(a).

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como identificar um homem inseguro"

avatar
newest oldest most voted
Mírian
Visitante

Disse td. Conheço uma pessoa assim