Guia completo para conhecer pessoas

Toda a nossa vida é pautada de situações onde podemos ou não conhecer pessoas. Mesmo assim nem sempre nos sabemos adaptar à situação em questão e acabamos por não conseguir conhecer ninguém. O processo de fazer novas amizades e conhecer novas pessoas depende também, e de forma vincada da nossa própria personalidade e timidez, ou ausência dela, assim como da nossa predisposição para novas amizades, bem como da nossa própria capacidade para fazer novas amizades. Sendo assim o ato de conhecer pessoas é um processo complicado contendo uma panóplia de implicações que podem ou não conduzir ao sucesso da nossa investida.

Torna-se importante o reconhecimento de que existem várias situações da nossa vida onde podemos conhecer pessoas, cada uma com as suas características próprias e formas de abordagem diferentes. Podemos optar por conhecer pessoas na internet, no nosso trabalho ou até na nossa escola ou universidade. Por sabermos o quanto por vezes é difícil conhecer alguém o Sentimento Calmo traz-vos o primeiro guia completo, com todas as informações que poderão ajudar neste processo.

Conhecer alguém novo não tem de ser de todo um problema ou um obstáculo complicado de alcançar. É necessário aprender a abordagem correta, ultrapassar a timidez, entre outros factores, que podem estar a inibi-la(o) na hora H. Vamos então abordar as várias temáticas sobre este assunto.

conhecer pessoas

Predisposição para conhecer alguém

Antes de tentar conhecer alguém deve primeiro procurar conhecer-se a si a fundo. Muitos estudiosos afirmam que uma vida é insuficiente para nos conhecermos em pleno, agora imagine conhecer outra pessoa igual a si, torna-se uma missão impossível. É fundamental que consiga estabelecer uma visão de si, com os seus defeitos e qualidades e sobretudo importante que perceba se realmente procura conhecer alguém novo e está pronto(a) para isso mesmo. É importante que tenha amor próprio por si para que consiga ter amor por outra pessoa.

Por outro lado é dito e sabido que a amizade é uma forma de crescimento e desenvolvimento humano, mas é também complicada, requer trabalho e não apresenta garantias de que receberá o mesmo que dá. Deve por isso pensar se está preparada(o) para conhecer novas pessoas. Para o ajudar a pensar, deixo uma lista de ideias, se se conseguir rever em parte delas ou na maioria estará pronto para conhecer alguém.
– Está pronta(o) para estar disponível psicologicamente e fisicamente e de modo presente para investir no bem da amizade;
– Percebeu ao longo da vida como funcionam as amizades e o que estas requerem, em termos de atenção e dedicação;
– Se consegue pensar em conhecer alguém e manter-se exatamente como é, sem criar máscaras, sendo apenas você própria(o);
– Se se conhece bem o suficiente e consegue aceitar a responsabilidade de comunicar, as suas ideias, valores, objetivos e desejos. As suas capacidades e os seus pontos fracos. Etc;
– Se consegue fazer uma lista de qualidades que aprecia e procura noutra pessoa;
– Se tem uma ideia dos melhores e dos piores locais para conhecer pessoas;

A predisposição para conhecer outras pessoas depende muitos das experiências que você teve no seu passado e que possam estar a atrapalhar o seu presente. Deve estar ciente que o passado já passou e que o futuro não tem de ser necessariamente igual aquilo que já viveu. Aliás pode ser muito diferente. O medo de conhecer alguém novo ou o dizer “eu não consigo conhecer ninguém”, é algo que tem de desaparecer ao longo deste artigo. Se realmente acha que tem tudo o que necessita para conhecer pessoas e sobretudo tem vontade e predisposição para o mesmo siga-nos no resto deste artigo.

Combater a timidez na abordagem

Todos temos a nossa dose de timidez, uns mais, outros menos, o importante é compreender a timidez e saber como superar a timidez. A timidez pode ser um grande impeditivo na altura de conhecer pessoas, porque não estando confiantes de nós será impossível fazer uma boa abordagem, na altura de interagir com alguém. E para os mais tímidos a interação nem existe. Pense no quanto a timidez afeta o seu dia à dia e a sua vida social, fazendo com que perca várias oportunidades na sua vida.

Nem tudo é negativo em ser tímido ou tímida. As pessoas tímidas tendem a evitar fofocas, sendo quase sempre bons amigos e bastante leais. Provavelmente a sua timidez estará a impedir que conheça novas pessoas, porque você pura e simplesmente tem medo da negação e rejeição, sem sequer tentar primeiro. É importante aprender como vencer essa mesma timidez.

Como vencer a timidez e conhecer pessoas

Perceba o porque de ser tímida(o) – Existem pessoas que são tímidas por natureza, mas a timidez não é uma condição definitiva, sendo possível inverter esta situação ou perceber o porque da timidez. No crescimento da criança, é muito importante o contacto com a família, amigos, e o próprio ambiente que nos envolve. Na sua infância pode ter tido algum trauma com uma determinada situação, ou então até ter tido várias negas ou dificuldade em fazer amizades na sua vida, que lhe provocaram medo e timidez no seu futuro;

Tem baixa auto-estima ou falta de confiança em si? – Acha que tem uma baixa auto-estima ou uma falta de confiança em si? Estes dois problemas muitas vezes são causadores de timidez junto das outras pessoas. Já falámos aqui no nosso site a importância de possuir uma maior auto-confiança. Se não confiar em si será complicado abordar as outras pessoas, porque as suas conversas serão difíceis de manter. Lembre-se sempre de sorrir para que as outras pessoas estejam abertas à conversação e sobretudo confie em si própria(o);

Não se prenda em casa – Não se prenda em casa ou descure da sua vida social. Tente rodear-se de pessoas, tente comunicar. Procure locais onde saiba que poderá encontrar muitas pessoas, como eventos públicos. Nunca esqueça o sorriso. Se acha que não é capaz de iniciar conversa com estranhos, experimente com os seus familiares para praticar, fazendo estes o papel de desconhecidos. Pode também experimentar frente ao espelho;

Aprenda a gostar de si primeiro – As pessoas tímidas e com falta de confiança, muitas vezes tendem a ter pensamentos negativos sobre si e sobre o mundo e tendem a comparar-se constantemente com outras pessoas, achando que estas são superiores a elas. Percebam que ninguém é perfeito e que vocês têm as mesmas capacidades ou até mais do que os outros. Não se rebaixe! Aprenda a gostar de si para poder gostar dos outros e sobretudo para que os outros possam gostar de si também.

Invista nos seus hobbies – Invista nas coisas que gosta e nas coisas que fazem com que tenha orgulho em si própria(o). Se tiver e investir num hobbie é mais fácil que encontre e conheça alguém com um mesmo hobbie que você e possa surgir uma amizade. Por isso invista naquilo que gosta.

Conhecer pessoas apesar da timidez

Por vezes é possível conhecer pessoas mesmo sendo tímida(o), basta escolher os melhores locais e também as melhores pessoas para que isso aconteça. O desporto é sempre uma forma de unir pessoas, experimente ver um jogo de futebol no café, tente socializar por pouco que seja. As pessoas poderão identificar-se consigo e com o tempo quem sabe poderá criar uma amizade. Procure também participar nalguns eventos. Hoje em dia em casa parecemos ter tudo o que precisamos para nos divertir, mas a verdade é que precisamos de sair e de conhecer outras pessoas porque ninguém vive sozinho. Eventos públicos poderão ser uma boa forma de conhecer novas pessoas, não se deixe ficar é num canto sem interagir com ninguém. Pode procurar também dentro da sua família e amigos. Todos temos alguém na nossa família ou grupo de amigos que é mais extrovertido e tem capacidade para fazer novas amizades e dar-se com as pessoas. Poderá ser uma boa ideia sair algumas vezes com essa mesma pessoa, poderá ser meio caminho andado para conhecer pessoas novas. Tente acima de tudo ser você próprio para que a relação não seja artificial.

Conhecer pessoas na internet

Hoje em dia e para alegria dos mais tímidos é possível conhecer pessoas na internet e torna-se cada vez mais vulgar. A internet é imensa, tal como existem imensos sítios onde poderá conhecer pessoas. São esses mesmos locais que iremos tratar mais adiante, bem como falar dos perigos de conhecer pessoas pela internet.

Os sites de encontros

Existem vários sites de encontros, onde poderá conhecer facilmente alguém do seu interesse, visto que estes estão organizados segundo categorias, para que possa encontrar exatamente aquilo que procura, como se de um catálogo se tratasse. Mas tal como tudo na vida estes sites de encontros apresentam vantagens e desvantagens:

Vantagens:
– Facilidade e rapidez do processo;
– Facilidade em encontrar exatamente o que procura;
– Evita-se o frente a frente (pelo menos numa fase inicial);
– Os sites estão abertos a todo o tipo de pessoas, não existindo rejeição;
– Permite que não tenha de sair de casa;
– Tem acesso a uma descrição completa das pessoas;
– Chat seguro e que manterá a sua confidencialidade;

Desvantagens:
– Muitos destes serviços são pagos (para ver as mensagens, para opções especiais, etc);
– Existência de vários perfis falsos;
– Não se pode confiar ao extremo, porque nunca sabemos se estamos a falar realmente com a pessoa da fotografia;
– Perigo nos encontros;
– A comunicação online pode criar expectativas acerca de uma pessoa, que podem vir a ser quebradas na relação frente a frente;
– Não é tão divertido como uma relação ao vivo;

Fora dos sites de encontros

Também é possível conhecer pessoas fora dos sites de encontros, nomeadamente através de salas de chat, msn, fóruns ou até facebook e outras redes sociais, que hoje em dia fazem parte do dia à dia de quase toda a população. As salas de chat às cegas, apresentam todas as desvantagens que apresentei anteriormente e ainda mais, porque nunca sabe com quem está a falar e a maior parte das vezes são pessoas a tentar gozar com a sua cara simplesmente, para além de que pode ser algum pedófilo. O facebook é um local mais seguro, embora também existam vários perfis falsos e pessoas interessadas em vasculhar a sua vida e tirar de si algum tipo de benefício, por isso nem sempre confie em tudo o que vê ou neste caso lê.

A internet é um local seguro para conhecer pessoas?

Na minha opinião o processo de conhecer pessoas pela internet é uma fase pela qual muitas pessoas passam, sobretudo na sua juventude. Para dizer a verdade conhecer pessoas pela internet tanto pode ser seguro como não, tudo depende de onde as conheces e que serviços utiliza, tal como referi anteriormente, existem uns mais seguros, enquanto que outros menos. Existe sempre o perigo de estar a falar para pessoas que não sei quem você espera, mas para evitar isso poderá sempre pedir para ligar a webcam, ou para lhe ligar, para ter a certeza que não está a ser enganada(o). Quando marcar um encontro certifique-se que leva sempre alguém consigo e que nunca vai sozinha! Assim estará muito mais segura. Opte também por locais públicos com bastante gente. Se a pessoa preferir um local sossegado onde não há quase ninguém desconfie sempre.

Conhecer pessoas na sua vida escolar

A sua vida escolar, o secundário e a universidade são uma janela de oportunidades para conhecer novas pessoas. São oportunidades como estas que não deve desperdiçar ao longo da sua vida. Saiba então em que circunstâncias e porque razão poderá conhecer pessoas na universidade e no secundário:

Todos vivem o mesmo – E enfrentam os mesmos problemas. Tanto na universidade como no secundário, os alunos tendem a partilhar os mesmos problemas, porque na maioria dos casos têm idades semelhantes. Este facto pode ser causador de uma maior aproximação uns com os outros e poderá permitir que conheça novas pessoas;

Trabalhos de grupo – Tanto no secundário como na universidade tem de fazer trabalhos de grupo, que farão com que conheça novas pessoas obrigatoriamente. O facto de poder dar a sua opinião e de passarem bastantes horas juntos fará com que se inicie uma relação de amizade, basta aproveitá-la;

As praxes – Mais vulgares na universidade são a forma ideal de conhecer novas pessoas e fazer amizades que poderão durar para a sua vida. Muitas das praxes poderão ser divertidas, embora algumas pessoas relatem praxes violentas e alguns incidentes que aconteceram. É um assunto polémico, mas na verdade é um bom local para conhecer novas pessoas;

Saídas à noite ou jantares – Na universidade existe muito a tradição dos jantares e das saídas à noite. Ambos são formas ideias de conhecer novas pessoas, porque estará em ambientes com várias pessoas, dentro da sua idade e provavelmente também com vontade de conhecer alguém. Aproveite isso mesmo;

conhecer pessoas no trabalho

Conhecer pessoas no trabalho

O trabalho também é uma forma excelente de conhecer pessoas. Independentemente do seu tipo de trabalho, provavelmente terá que lidar com outras pessoas e estar em contacto com as mesmas. Por outro lado e em muitos trabalhos é necessário um grande trabalho de equipa. Nesse mesmo trabalho de equipa e ao estar a lutar pelo bem de um grupo e não apenas de si próprio, poderá conhecer outras pessoas. Conhecer com quem você trabalha também é uma boa forma de se dar bem no seu trabalho e de arranjar alguém em que possa contar, ou não, porque na vida do trabalho, sobretudo nos tempos atuais, é cada vez mais, cada um por si.

Deve ter em mente que as relações profissionais devem ser bem separadas das suas relações pessoais, para não arranjar problemas no seu local de trabalho. A relação que tem com uma certa pessoa no seu local de trabalho terá de ser distinta da relação que tem com a mesma numa esfera mais pessoal e noutro local mais descontraído. Como disse estas relações podem ser benéficas ou prejudiciais. Tente perceber quais os objetivos da outra pessoa e porque razão esta quer fazer amizade. As relações no local de trabalho muitas vezes tendem a ser bastante superficiais.

O cultivar da amizade

Agora que conseguiu amizades é necessário cultivá-las e tratá-las para que estas não se percam. Não tem necessariamente de ser o melhor amigo ou amiga da pessoa, nem se deve preocupar com isso, deve sim ter em atenção outras coisas que enumerarei de seguida:

Passe tempo de qualidade com a outra pessoa – Quando digo tempo de qualidade é junto com a outra pessoa e não uma conversa à frente de um computador, sem qualquer contato físico. É ao estarem juntos que irão falar, que irão partilhar experiências etc;

Para além de falar saiba ouvir – É muito importante que saiba ouvir a outra pessoa, eu pessoalmente detesto pessoas que não nos ofereçam a possibilidade de falar, isto é, que não sejam capazes de ouvir. É a ouvir a outra pessoa que a conhece melhor e é exatamente isso que você quer, conhecer melhor a outra pessoa e criar uma boa amizade;

Esteja lá quando for preciso – Esta é essencial. Para isto é que servem os amigos, para nos apoiar nos momentos que mais precisamos. E é também nestas alturas que percebemos quem realmente é nosso amigo, por isso é nestas situações que deve lá estar.

Chega aqui ao fim o nosso guia completo para conhecer pessoas. Espero que tenha sido útil para todos e não percam os próximos assuntos deste género.

Deixe um comentário

10 Comentários em "Guia completo para conhecer pessoas"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Paulo
Visitante

Olá eu sinto-me só é não tenho capacidades para conhecer alguém porque sou tinindo e tenho receio que ninguém goste de mim.
Os meus relacionamentos nunca dão certo. Sinto-me farto de procurar alguém que goste de mim como eu sou. Alguém que me ame e eu ame.
Não sei como o fazer.
Pode-me ajudar?

Miriam
Visitante

Nossa!!! Como gostaria que vcs promovesse encontros apenas para amizades… Me sinto tao sozinha e adoro ter amigos para bater papo… Os meus resolveram casarem terem filhos, morar longe,,,,,…. E eu realmente me vejo sem quase nenhum mais… Gostaria de encontrar pessoas com o mesmo objetivo. Mas aonde?.. Na internet eu nao confio, tenho muito medo e nao acredito.

Alexandre
Visitante

Muito boa essas dicas realmente ninguém nasceu pra ficar sozinho, a timidez e auto estima baixa dificultam novas amizades e relacionamentos, vou por em prática essas dicas e com certeza vou conseguir novas amizades. Valeu.

wpDiscuz