Como lidar com a gravidez na adolescência

Este é um assunto que cada vez é mais atual. Embora sejamos bombardeados todos os dias com montes de informações para evitar uma gravidez indesejada, seja na escola (podia ser mais), no grupo de amigos, na televisão ou até nas campanhas de sensibilização, a informação é imensa. Mesmo assim os casos tendem a multiplicar-se e a crescer ao longo dos anos, muitas vezes graças à imprudência do casal e dos comportamentos de risco. No nosso artigo de hoje falamos de como pode lidar com a gravidez na adolescência.

gravidez na adolescência

Pense no que aconteceu e fale com o seu parceiro

A gravidez não surge ao caso, razão pela qual deverá pensar no que fez de errado. Talvez tenha sido aquele dia que não tomou a pílula ou que bebeu demais e a pílula perdeu efeito. Ou então aquele dia onde se aventurou sem a proteção correta. Pense bem sobre isso para descobrir onde errou precisamente. Depois de saber o que aconteceu e quando errou ou erraram, fale com o seu parceiro com calma. Por certo este não irá aceitar bem a situação, no fundo é uma gravidez inesperada, mas não deve ser o fim do mundo. Numa situação destas é necessário que exista responsabilidade para assumir o erro e também ajuda externa para o desafio que se apresenta.

Pense no futuro a curto prazo

As coisas vão mudar e bastante! Seria mentira dizer que tudo ia ficar igual, porque não vai ficar. Agora para além da sua vida terá outra nas mãos, outra pessoa que terá de criar e tratar. É necessário pensar no futuro a curto prazo e o que fazer para criar essa criança, com todos os bens que esta possa necessitar. Ainda estuda? Como fará para ter dinheiro para ele? Os pais poderão ou quererão ajudar? São coisas que terá de pensar no futuro a curto prazo.

Cuidar da saúde

Depois é necessário cuidar da saúde, da sua e do seu bebé. É fumadora? Terá de deixar esse vício. Terá também de deixar as bebidas alcoólicas ou moderar severamente. No fundo terá de mudar muita coisa no seu estilo de vida, para o seu bem e do bebé. Os exames e tudo mais também não são feitos de borla, o que nos leva ao ponto anterior de onde virá o dinheiro para isso mesmo. Hoje em dia também existe a questão do aborto e a preparação física e psicologia que isso implica. São decisões que só você poderá tomar acerca do futuro da criança e também do seu próprio futuro.

Futuro a longo prazo

De seguida é importante pensar no futuro a longo prazo. No facto de ter uma criança para educar e se é capaz de educar a mesma da melhor forma. É necessário uma preparação para tal e provavelmente uma ajuda dos pais ou de outros familiares para a educação da criança.

Apoio dos amigos e familiares

É certo que a sua vida irá mudar, mas tudo se torna mais fácil se tiver a ajuda dos seus amigos e sobretudo dos seus familiares durante o processo. Seja ajuda monetária, que certamente irá necessitar, seja dando motivação, conselhos ou a ensinar-lhe tudo o que irá necessitar para ter uma criança saudável e educada.

Na hora de contar aos pais

Ninguém é perfeito certo? Todos na vida cometemos erros ou loucuras em que não pensamos como deve ser na altura e depois trazem as suas consequências. A vida é assim, feita de passos e decisões. Na altura de contar aos seus pais, não deve ter medo, deve preparar-se e mostrar-se convicta, ser sincera e admitir que errou. Não adianta arranjar desculpas, use a sinceridade e diga como as coisas aconteceram por mais que isso possa custar.

Encare esta fase como uma boa viagem na sua vida, mesmo contando com a responsabilidade que isso traz e com as mudanças na sua vida. Perceba as frustações que a gravidez pode causar e percebam que são normais, sobretudo se for uma rapariga nova e com uma vida inteira ainda pela frente. Peça auxílio sempre que precisar, bem como apoio. Mostre-se confiante e responsável pelo futuro da criança e tudo irá correr da melhor forma.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Anónimo Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

newest oldest most voted
Anónimo
Visitante
Anónimo

“Como lidar com gravidez na adolescência” hahahaha ta mais p “vc errou” “vc errou” “admita q errou” “pense q errou” “lembre do erro” “conte pros seus pais q vc errou”… Cade a ajuda???? Certamente a pessoa esta passando por um momento complicado e necessita de real ajuda, sabe que falhou, não precisa ele ter de ler isso a cada 3 palavras.