Porque não devem ficar amigos no fim da relação

Existe uma grande discussão em torno da questão “Depois do fim da relação, devemos ficar amigos?”. Qualquer relação, assenta na amizade, por isso se tem de acabar, provavelmente também a amizade se desfaz, mas isso não acontece em todos os casos. Superar o final da relação é complicado quando estamos sempre rodeados da outra pessoa, razão pela qual algumas pessoas aconselham que não devem ficar amigos depois do fim da relação.

Na nossa opinião, o casal não deve ficar amigo depois do final da relação. Se a relação não resultou, por certo, também a amizade não funcionará. É necessário que ambos passem tempo afastados um do outro, é bom para os dois e ajudará a avançar para uma nova relação, se assim o pretender claro. A única razão porque se procura ficar amigo da outra pessoa, é quando algum dos dois, ainda acredita ter hipótese com a outra pessoa e isso chama-se esperança e não amizade. Isto é apenas evitar o inevitável, é necessário ter forças para agarrar com todas as suas forças a sua vida de solteiro(a).

ficar amigos depois do fim da relação

Não basta dizer que não achamos bem que fiquem amigos depois do fim da relação, como tal, aqui ficam as nossas razões para não defendermos que isso aconteça!

A esperança pode arruinar a sua vida

Já ouviu falar de um amor não correspondido? Basicamente é nisso que se irá tornar a amizade, se um de vocês ainda gostar do outro. Procurarem e tentarem ser amigos, depois da separação, só será nada mais, que combustível para alimentar a esperança. A esperança pode ser uma coisa boa, mas geralmente não é algo que leve a progresso ou a uma tomada de decisão. Para além disso, como devem imaginar, é impossível que os sentimentos desapareçam de um momento para o outro. Não se passa assim de um casal, de amor (quando verdadeiro) para nada! Até pode pensar que sim, mas é apenas a sua cabeça a pregar-lhe uma partida.

O nosso coração move-se de forma bem mais lenta que a nossa cabeça, razão pela qual estes dois mundos não se dão muito bem. Se pretendem ser amigos, mais vale darem algum tempo, para ambos pensarem, para colocarem as ideias no sítio e depois tentarem. Geralmente na maior parte dos casos, é quase impossível que ambos fiquem amigos, a tristeza, a angústia, o ciúme, acabam por destruir a amizade.

Não se esqueça que não é bom viver uma vida com a esperança de algo, que pode até nunca acontecer.

Pode entrar num jogo complicado

É sempre complicado quando decidem ser amigos, mas um de vocês ainda nutre sentimentos pelo outro. A outra pessoa dará sempre a pessoa que decidiram ser amigos, mas você, caso ainda ame a outra pessoa, sentirá sempre ciúmes, vontade de a ter de volta e tudo mais. Sabe o que isso causará? Mais tristeza para si, será mais difícil ultrapassar o fim da relação e demorará muito mais tempo a encontrar outra pessoa, porque estará tão focada na outra pessoa, que dificilmente conseguirá conhecer pessoas novas.

Não vai conseguir andar com a sua vida

Se decidir ficarem amigos, estará a parar a sua vida. Se decide ficar amigos, não me diga que é porque realmente querem ser amigos, porque não vou acreditar! Ficar preso a outra pessoa, é parar a sua vida amorosa e prender-se dentro de si, ao ponto de não conseguir conhecer pessoas novas e ter novas experiências. Se ficar sempre de volta da sua ou do seu ex, não terá tempo de recuperar e avançar com a sua vida.

Não fará que se sinta menos sozinho(a)

Mais vale estar sozinho, do que sentir-se necessitado! Com essa ideia de amigos, estará sempre à espera da proposta da outra pessoa e acabará por se isolar ainda mais. Ninguém gosta de pessoas desesperadas e é o que poderá acontecer consigo. Com tanta vontade de estar com a outra pessoa e tê-la de volta, acabará por ficar super ciumento e irá sofrer ainda mais, do que se estivesse sozinho ou com outros amigos. Aprenda a gostar de si novamente! Não deixe que a outra pessoa o mande abaixo e aprenda a ultrapassar esta dor.

A conclusão

É necessário soltar-se de parte da sua vida. A vida irá trazer-lhe coisas piores e mesmo assim terá de se manter forte para ultrapassar tudo isso. Por vezes podemos sentir-nos vulneráveis e precisar de mais atenção, mas não devemos procurar isso na pessoa que deixámos ou nos deixou. É crucial saber ultrapassar as coisas. As esperanças devem ficar de lado, porque muitas vezes são puras ilusões e servem apenas para nos fazer sofrer em modo prolongado.

O melhor que têm a fazer é aceitar a dor, aprender e crescer com ela, à medida que seguem em frente. Se conseguir fazer isto, a sua vida acabará por mudar e tornar-se-á uma pessoa mais forte. Nós temos força para isso e muito mais e adiar as situações não leva a lado nenhum.

Deixe um comentário

13 Comentários em "Porque não devem ficar amigos no fim da relação"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Rê
Visitante
Aconteceu exatamente tudo isso, porque quis tentar ficar amiga. Foram 7 anos de uma relação muito boa até, e simplesmente ele quis terminar, o por que ,só disse que não queria mais. Já está com 6 meses isso, e recentemente descobri que ele já se envolveu com outra pessoa. Nessa de ser amiga, aconteceu tudo isso, alimentei esperanças que não existiam,ele seguiu a vida, e eu continuei seguindo a dele, alí sempre contando com uma migalha de atenção, achando que esse amor ainda valia a pena. Agora me vejo,sozinha, com a vida parada,buscando forças pra seguir. Mas a “tal amizade… Read more »
Talita
Visitante
Terminei um casamento de 1 ano e 7 meses, mas parecia ter anos de casada .. Tô sofrendo mt, meu coração não para de ficar apertado, meu estômago parece que tem borboletas e os olhos cheios de lágrimas .. Detalhe que a pessoa não quer deixar de ser meu amigo no face e não consigo parar de olhar oque tem de novo no face, e se ele está on-line no WhatsApp. To muuuuito enfraquecida, parece que meu mundo acabou e que nãov vou conseguir encontrar mais ngm igual . Brigávamos demais por coisas bobas, mas havia mt respeito na relação..… Read more »
sentimentocalmo
Visitante

Ainda bem! Procuro sempre que possível trazer algo de novo e interessante. Obrigado pela força.

wpDiscuz