Para quem pretende fazer musculação

Pretende mudar a sua vida e começar a fazer musculação ou pura simplesmente algum treino de cardio ou melhorar a sua saúde física e psicológica? Vários especialistas referem que o exercício físico é muito bom para a depressão, porque “quando se pratica exercício físico o organismo produz e liberta várias substâncias, nomeadamente endorfinas e neurotrofinas, sendo que as primeiras são potentes analgésicos naturais e as segundas contribuem para a neurogénese, ou seja, ajudam a sobrevivência dos neurónios e contribuem para o crescimento de novos neurónios e sinapses, protegendo assim dos danos neuronais induzidos pelo stress“.

Muitas pessoas têm necessidade de começar a praticar exercício físico, mas nem sempre sabem por onde começar, que tipo de exercício escolher de acordo com as suas necessidades e muito menos como procurarem a motivação necessária para iniciar qualquer tipo de treinos. Todos sabemos que os resultados de qualquer exercício físico, surgem com o tempo, pelo menos os físicos, sendo que os psicológicos, poderá começar a senti-los logo no primeiro dia.

Existem também várias pessoas que se preocupam mais com o exercício, do que com a sua alimentação. Tentam criar planos de treino e de dieta sem conhecimento e acabam por treinar em vão, sem nunca conseguirem obter resultados. São vários os casos e todos levam a perda de motivação e conduzem, na maior parte dos casos as pessoas a desistirem da prática. Embora não seja especialista no assunto, apenas um praticante e recente apaixonado pela musculação, vou deixar-vos algumas dicas (básicas desculpem), mas penso que úteis, para todos aqueles que pretendem iniciar-se na prática de musculação.

fazer musculação

Dicas para quem pretende fazer musculação

Procurar a motivação em si e não nos outros – O apoio das outras pessoas é importante, mas não deve ser a sua base de motivação para treinar, até porque não terá sempre pessoas ao seu lado para a(o) motivar. A motivação deve partir de si e não dos outros. O problema de algumas pessoas é que se deixam afetar demasiado pela opinião das outras pessoas. Deixam-se rebaixar, ir abaixo e acabam por desistir, porque acreditam (estupidamente), que não serão capazes.

Se quer usar a motivação dada pelas outras pessoas, aprenda a transformar as críticas em “lenha para a sua fogueira” e transforme tudo isso em energia. Pense assim “vou provar-lhes que estão enganados e que consigo”, em vez de pensar “eu não serei capaz”. Nunca comece a fazer qualquer tipo de exercício por outra pessoa (só em caso de saúde claro), faça-o por si! Porque realmente tem vontade e porque quer realmente mudar a sua vida para melhor, como também os seus hábitos!

Páginas para seguir no facebookFitness World; She squats bro; Awkward Gym Moments; Podem encontrar ainda muito outras e dar sugestões também nos comentários.

Tenha noção que os resultados envolvem bastante tempo – E esforço! Nada caí do céu, sobretudo quando se fala de exercício. Estaria a mentir se disse-se que é fácil, que os resultados são rápidos e que vai parecer completamente “sarado” numa semana ou remover aquela quantidade de celulite. As coisas não funcionam assim, pode sim obter bons resultados, mas será com tempo, com alguma disciplina, com esforço e com um bom plano de treinos.

Pode parecer desmotivador, exercitar várias vezes por semana, olhar-se ao espelho e não ver resultados. Claro que é desmotivador, mas tem de ver isso como algo a longo prazo. Irá chegar a uma altura em que se verá ao espelho e lá estarão os resultados! Vão demorar, mas vão aparecer e a partir daí, renovará toda a motivação que necessita para continuar o seu exercício e para procurar ainda mais resultados! O problema das pessoas no exercício é muitas vezes o mesmo problema nos negócios, as pessoas acabam por desistir antes de começarem a aparecer os resultados e muitas das vezes encontram-se mesmo perto!

Se não tiver conhecimentos para criar um treino, siga um já estabelecido – Isto é uma dica minha e que acho que devem tomar bastante atenção. Eu quando me iniciei não era um conhecido em musculação e ainda hoje não sou. Primeiro comecei a treinar com o meu próprio treino e após alguns meses, não obtive quaisquer resultados ou muito diminutos. Porque? Porque tinha um plano incompleto, muito incompleto mesmo e que não atendia às minhas necessidades!

O que recomendo é que peçam ajuda a alguém que já faz musculação há vários anos ou até a um personal trainer. Vão ter de criar um plano de treinos para as diferentes partes do corpo e não apenas para zonas específicas. Terão de combinar musculação, algum cardio leve, bons exercícios de alongamento e para tudo isso é necessário conhecimento. Eu próprio sigo um treino, 6 vezes por semana, apenas com 1 dia de descanso e é destinado a quem quer ganhar massa muscular. Já noto alguns resultados, resultados esses que não via quando tinha o meu próprio treino.

Dicas de treinos: Body Beast (O que sigo atualmente); Insanity; Px90; Se pesquisarem por Workout no google, vão aparecer imensos, alguns para emagrecer, outros para ganhar músculos, etc. A maioria encontra-se com download gratuito. Basta escolherem o que querem seguir, adequado com os vossos objetivos.

Nunca comprometa a sua forma e conheça os seus limites – Se não quiser desistir antes do tempo devido às dores no seu corpo ou pior ainda arranjar alguma lesão, conheça os seus limites e nunca comprometa a sua forma enquanto faz os exercícios. Existe um erro enorme nas pessoas que começam a fazer musculação: começam sempre com pesos mais pesados do que conseguem levantar! Primeiro é importante perceberem que exercícios diferentes, requerem pesos diferentes e que irão sempre levantar pesos diferentes nos diferentes exercícios. O que acontece quando começa a levantar peso a mais é que acaba a fazer mal os exercícios, a comprometer as suas costas e a fazer figura de estúpido.

Saiba o quanto levanta em cada exercício. Aprenda a fazer os exercícios na perfeição, mesmo que tenha de ser com o mínimo de peso possível. Terá muito tempo para aumentar os pesos, por isso, vá com calma. Comece por baixo e só aumente o peso, quando vir que consegue fazer o exercício na perfeição, com uns quilos acima. Nunca comprometam a vossa forma e conheçam sempre os vossos limites.

Deixem sempre o ego fora do ginásio ou do vosso local de treino.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz