Evitar conflitos com amigos

Eu sou uma pessoa que não gosta de criar conflitos com amigos e com ninguém. Todos sabemos que as pessoas são diferentes e por serem diferentes também possuem opiniões diferentes o que por vezes é o suficiente para criar um pequeno conflito. Contudo o facto de existirem pequenos conflitos não quer dizer que acabará com a as suas amizades, antes pelo contrário, poderá até as fortalecer.

evitar conflitos com amigos

Existem várias formas de evitar conflitos com amigos, para tal repare nas nossas dicas:

Perceber as coisas – Todos têm diferentes pontos de vista, diferentes atitudes e opiniões, no fundo o que quero dizer é que todas as pessoas são diferentes. Isso poderá criar conflitos mas para que estes não aconteçam é necessário que cada um de nós consiga perceber o que a outra pessoa tenta explicar e mostrar-nos, mesmo que não concordemos com isso. Diz-se várias vezes que “entender é perdoar“, dessa forma se perceber o que o seu amigo ou amiga lhe tenta dizer é muito mais fácil perdoar, porque muitas vezes o que você está a pensar não é o que a pessoa na verdade quer exprimir. Perceber o verdadeiro sentido das coisas é crucial.

Saber ouvir – Acho que esta é óbvia mas nunca é demais falar. Para poder perceber alguém primeiro é preciso ouvir essa pessoa, só assim esta se poderá explicar da melhor forma. A capacidade para ouvir uma pessoa é algo que se treina e que vai melhorando com o tempo, deve assim treinar essa sua habilidade. Para treinar esta habilidade deve tentar ser capaz de ouvir o seu amigo ou amiga durante um determinado período de tempo sem interromper. Todas as pessoas gostam de ser ouvidas e é sempre chato quando nos estão sempre a interromper, por isso aprenda a ouvir os seus amigos!

Ser honesto – A confiança é essencial em todas as relações humanas. Arrisco-me a dizer que é um pilar fundamental em qualquer amizade. Se for honesto com a outra pessoa mais probabilidades irá ter dessa pessoa ser da mesma forma para consigo. Uma relação sem confiança nunca vai muito longe. Acaba por ser apenas um conhecido e não um amigo. Pelo menos eu se não tiver confiança não a deixo passar ao patamar de amizade.

Adaptar-se e fazer ajustamentos – Até a pessoa mais perfeita por vezes tem atitudes que você poderá não gostar e capazes de a levar à loucura. É importante conhecer-mos a pessoa com quem estamos a lidar e adaptar-nos a ela. Por vezes é preciso fazer-mos mudanças em nós próprios. Ninguém é perfeito, nem nós próprios! Temos de aprender a lidar com todo o tipo de pessoas.

Estar presente quando é preciso – É bom estar com os amigos nos bons momentos mas por vezes existe quem se esqueça que eles precisam mais de nós nos maus momentos. É nesses momentos que se vê quem realmente é amigo e é nesses mesmo momentos que tem de estar presente!

Estas são as nossas dicas para evitar conflitos com amigos, não deixe de conferir o seguinte artigo: “escolha bons amigos e triunfe na vida“.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Evitar conflitos com amigos"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
sentimentocalmo
Visitante

Olá amigo, o site está cheio de artigos dentro desta temática, talvez encontre algo que se adeqúe ao que procura.

Gpzim Pacheco
Visitante

Post muito fraco.

wpDiscuz