Especial Vida a Dois – Dicas para organizar casamento

O casamento é um dos passos mais importantes na vida de um casal. No seguimento do nosso especial Vida a Dois hoje falamos sobre organização do casamento. Depois do “sim” são vários os pormenores que tem que pensar e organizar um casamento demora tempo. Conheça neste artigo algumas dicas para organizar casamento para que tudo corra bem e dentro do esperado.

Dicas importantes para organizar casamento

1 – Decidi casar… mas de que formas o posso fazer?

Pode optar apenas pelo casamento civil ou escolher também o casamento religioso. A primeira opção é um acordo estabelecido entre duas pessoas e onde não existe celebração religiosa, para tal terá que escolher a segunda opção onde é feita a comemoração numa igreja. De notar que o casamento religioso não tende a reconhecer divórcios ou casamentos civis efetuados posteriormente.

No que diz respeito ao regime de bens, também deve ser pensado e existem três hipóteses: A comunhão geral de bens, onde o casal comparte todos os bens que possui. O regime de separação de bens onde, como o próprio nome indica, não existe partilha de bens entre o casal. Por último o regime de comunhão de bens adquiridos, onde os bens que são adquiridos após o casamento passam a ser propriedade dos dos elementos do casal.

2 – Prepare a lista de convidados

É muito importante ser das primeiras coisas a tratar pois vai condicionar todas as restantes: Desde os orçamentos até aos pequenos detalhes, ter a lista dos convidados para o seu casamento faz com que já tenha uma noção de quem vai estar presente e o que isso implica.

Na hora de escolher a lista de convidados há que ser prático e definir metas, pois se tenciona convidar toda a gente que conhece pode ficar não só dispendioso como difícil no que diz respeito à logística. Pense em todos com um carinho especial e escolha os que quer que estejam consigo neste momento especial.

3 – A escolha dos padrinhos

É também um passo importante e deve fazê-lo o quanto antes de forma a evitar precalços. Os padrinhos deverão reunir-se com os noivos e discutir todos os assuntos relacionados com o casamento, de forma a estarem alinhados com o que vai acontecer e preparados para a grande festa.

Escolha como padrinhos pessoas de confiança e próximas, que saiba que pode contar com elas nas melhores e nas piores alturas.

4 – Peça orçamento em vários locais

A escolha do local para a realização da festa, jantar, hotel, entre outros pode ser das tarefas mais difíceis que tem nesta lista. É também aqui que começa a ter uma ideia de quanto vai ser gasto com o casamento.

Não deixe de consultar vários locais com várias opções e não se deixe levar pelos preços apenas. Conheça o tipo de serviço, leia sobre os locais, saiba os preços e escolha pelo melhor. Talvez seja mais positivo se pagar um pouco mais mas tenha um serviço impecável do que pagar pouco e ser mal servido, não acha?

5 – Estabeleça uma meta de orçamento para outros gastos

Agora que já tem o orçamento para a festa é altura de começar a pensar nos restantes gastos. É certo que pode vir a ter ofertas e presentes de casamento que ajudem ou até suportem esses gastos, mas não conte com isso neste momento e conte sim com o que você e as vossas famílias vão gastar.

Defina um orçamento para que possa continuar a pensar nos restantes pormenores e para que escolha tudo sem fugir das suas possibilidades.

6 – Pense nos “detalhes”

São inúmeros os detalhes que precisa ter em atenção. Pode optar por planear esses detalhes sozinha ou recorrer a ajuda de profissionais. Seguem-se alguns pequenos grandes detalhes que são indispensáveis:

Bolo – Decida a dois como vai ser o bolo de casamento e procure um local com experiência e recomendado, faça a prova com antecedência.

Roupa dos noivos – O vestido da noiva e o fato do noivo devem estar escolhidos com vários meses de antecedência, procure e veja vários lugares.

Bouquet – Escolha o tipo de flores que pretende, veja as opções que tem disponíveis e encontre um lugar de confiança para a encomenda.

Ementa – Prove sempre toda a ementa antes de reservar o jantar de casamento. Tenha também atenção a restrições alimentares dos convidados.

Fotografia, video e música – Arranje um fotógrafo para filmar e fotografar o seu casamento e não se esqueça da música, faça este um momento romântico para os 2. Que tal colocar aquela música que os faz lembrar o momento em que se conheceram?

Decoração – Tanto da igreja como do local onde vai ser realizada a festa, tenha atenção à decoração dos espaços para que esteja tudo bonito e agradável.

Convites – Parte importante que deve ser tratada com vários meses de antecedência, de forma a chegar aos convidados e poder ter a resposta formal se vão estar presentes ou não.

Presentes de casamento – As lembranças do casamento fazem parte e devem ser escolhidas com antecedência. Pense em algo útil e com proveito.

7 – Não se esqueça da Lua de mel

É sem dúvida uma das melhores partes do casamento, onde o casal pode descontrair e aproveitar os primeiros dias de casados. Pense no destino da sua lua de mel e converse sobre o assunto com a sua cara metade. Se já tem o destino pensado comece a ver outros pormenores como o transporte, o hotel, entre outros.

Existem várias agências de viagens que oferecem pacotes especiais para lua de mal com vantagens. Pense também nessas opções.

8 – Por último e o mais importante: Divirtam-se!

Organizar casamento pode causar stress mas também deve ser encarado como o plano de um dia especial que só vai acontecer uma única vez nas vossas vidas. A chave para que tudo dê certo é fazer os planos com antecedência e sempre com diálogo entre o casal e a família. Desta forma os planos vão correr como o esperado e tornar este dia num dia maravilhoso.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.