Ele fala muito pouco, o que posso fazer?

Decidi começar a responder aqui a algumas perguntas que me chegam por email, porque penso que as respostas possam ser do interesse de várias pessoas que possam estar a viver a mesma situação. Relembro para quem esqueceu que o nosso email: [email protected], serve para tirarem as vossas dúvidas sentimentais, para poderem dar sugestões, bem como para outros assuntos. Hoje trago-vos um problema de uma leitora deste site, da qual não vou dizer nome para preservar a sua identidade. A dúvida da leitora era a seguinte:

“Olá sentimento calmo. Já namoro com o meu namorado à quase 1 ano. Ele é muito envergonhado e nunca falou muito, mas agora tem estado pior. Eu sei que ele gosta de mim, mas gostava que conseguisse falar mais comigo e que partilhasse comigo o que vai dentro dele. Como posso fazer que isso aconteça? Ajudem-me por favor!” (texto reescrito para melhor compreensão).

falta de comunicação na relação

Na minha opinião existem aqui dois problemas: a falta de comunicação e a timidez, as duas aliadas causam este problema que a nossa leitora está a viver. Começo por dizer que não é uma situação muito grave, é sim uma situação incómoda, mas tal como nos disse no email “sei que ele gosta de mim” e isso é o mais importante.

Primeiro é necessário trabalhar essa timidez, já aqui falamos num artigo como pode desinibir uma pessoa envergonhada, e é de todo um artigo que deveria consultar, porque tem dicas que poderão ajudar imenso na sua situação. Toda a timidez tem um motivo e para saber qual é o motivo da timidez do seu parceiro, terá de utilizar a comunicação que é o outro problema. Como pode imaginar um problema está a condicionar outro. Tente descobrir o porque da timidez. Diga muitas vezes o nome do seu parceiro, trate-o bem e prove-lhe que está presente na vida dele e que se preocupa com o bem estar dele. Não seja tímida também, caso contrário o problema poderá ser complicado de resolver. Seja desinibida e mostre-lhe que gostava que ele fosse igual.

Em relação à falta de comunicação deve fazer tudo para resolver esse problema, visto que é um dos maiores causadores do fim de uma relação e uma forma de destruir a mesma. Uma relação sem comunicação torna-se uma relação monotona e vazia. É através da comunicação que pode mostrar ao seu parceiro quais os seus sentimentos, as suas ideias e desejos. Se ele fala pouco, tente você falar mais. Tente puxar por ele. Diga-lhe quais são os seus desejos e motive-o a partilhar também os dele. Pergunte-lhe se esta bem, como correu o trabalho, etc. Tudo o que o possa motivar a falar faça! Lembre-se que se quer que ele fale, então tem de saber ouvir. Quando este contar os seus sentimentos e tudo mais, oiça com atenção e apoio-o. Puxe conversa e introduza novos assuntos. Com o tempo vai tornar-se automática, este irá perder alguma da sua timidez e começar a comunicar mais.

O importante é mostrar que está presente e que quer que algo mude sem nunca pressionar. Cada pessoa é como é. Existem pessoas caladas que não gostam de falar muito e existem aquelas que falam pelos cotovelos. Saiba ver o tipo de pessoa que ele é e a partir daí avalia o modo como deve abordar o mesmo.

6
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
yasminR88AnónimoAnónimoKGiii Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

newest oldest most voted
yasmin
Visitante
yasmin

minha filha sofre muito com o jeito do marido. Ele é seco demais,não é de falar muito com ela,chega cansada do trabalho,tem três filhos e o que ele mais procura é sexo. Não é um marido carinhoso,não se preocupa com ela e nem com os filhos,não dar um bom dia,boa noite,boa tarde, em fim só abre um sorriso quando é para falar com os amigos dele, quando chega em casa é aquele tipo de homem bruto,ingnorante,seco,cara feia. não demostra amor pela mulher que tem e nem pelos filhos. É dificil e eu como mãe não posso me meter no assunto… Read more »

R88
Visitante
R88

Eu e minha namorada estamos juntos a mais de um ano e não sei se sou eu que falo demais ou ela que fala pouco, as vezes tento entende-la mais ela se fecha, tenho que ficar perguntando as coisas pra ela e ela se abrir e as vezes achamos varias coisas, penso besteira, acho que ela não esta gostando mais de mim, quando na verdade é apenas o jeito de ser dela, as vezes basta olhar nos olhos dela para entende-la, resumindo cada um tem seu jeito de ser, não é porque ela não expresse em palavras que significa que… Read more »

Anónimo
Visitante
Anónimo

Meu marido ea sim ja estamos guntos adois anos e isso medeixa magoada ele ñ demostra um pigo de carinho as vez pensso da dispreso pra ele… N minha opinião quem tem que muda ele

Anónimo
Visitante
Anónimo

Nao sei porque ela há-de mudar!!! Na minha opinião nem um nem outro têm de mudar mas sim serem eles mesmos.. e gostar nao é tudo na vida se não nos sentimentos felizes!

KGiii
Visitante
KGiii

Meu namorado é super calado, as vezes me stressa pq as ligações não duram mais que 10 minutos e claro eu falando e ele ouivndo, ou simplismente vc espera que a pessoa fale algo, e nada. ele não fala muito e estou todos os dias apredendo a lidar com isso, discordo do ponto de vista de que um deve mudar… a mudança deve ser mutua .. não apenas um se adequar, mas os dois.