Ele fala muito pouco, o que posso fazer?

Decidi começar a responder aqui a algumas perguntas que me chegam por email, porque penso que as respostas possam ser do interesse de várias pessoas que possam estar a viver a mesma situação. Relembro para quem esqueceu que o nosso email: [email protected], serve para tirarem as vossas dúvidas sentimentais, para poderem dar sugestões, bem como para outros assuntos. Hoje trago-vos um problema de uma leitora deste site, da qual não vou dizer nome para preservar a sua identidade. A dúvida da leitora era a seguinte:

“Olá sentimento calmo. Já namoro com o meu namorado à quase 1 ano. Ele é muito envergonhado e nunca falou muito, mas agora tem estado pior. Eu sei que ele gosta de mim, mas gostava que conseguisse falar mais comigo e que partilhasse comigo o que vai dentro dele. Como posso fazer que isso aconteça? Ajudem-me por favor!” (texto reescrito para melhor compreensão).

falta de comunicação na relação

Na minha opinião existem aqui dois problemas: a falta de comunicação e a timidez, as duas aliadas causam este problema que a nossa leitora está a viver. Começo por dizer que não é uma situação muito grave, é sim uma situação incómoda, mas tal como nos disse no email “sei que ele gosta de mim” e isso é o mais importante.

Primeiro é necessário trabalhar essa timidez, já aqui falamos num artigo como pode desinibir uma pessoa envergonhada, e é de todo um artigo que deveria consultar, porque tem dicas que poderão ajudar imenso na sua situação. Toda a timidez tem um motivo e para saber qual é o motivo da timidez do seu parceiro, terá de utilizar a comunicação que é o outro problema. Como pode imaginar um problema está a condicionar outro. Tente descobrir o porque da timidez. Diga muitas vezes o nome do seu parceiro, trate-o bem e prove-lhe que está presente na vida dele e que se preocupa com o bem estar dele. Não seja tímida também, caso contrário o problema poderá ser complicado de resolver. Seja desinibida e mostre-lhe que gostava que ele fosse igual.

Em relação à falta de comunicação deve fazer tudo para resolver esse problema, visto que é um dos maiores causadores do fim de uma relação e uma forma de destruir a mesma. Uma relação sem comunicação torna-se uma relação monotona e vazia. É através da comunicação que pode mostrar ao seu parceiro quais os seus sentimentos, as suas ideias e desejos. Se ele fala pouco, tente você falar mais. Tente puxar por ele. Diga-lhe quais são os seus desejos e motive-o a partilhar também os dele. Pergunte-lhe se esta bem, como correu o trabalho, etc. Tudo o que o possa motivar a falar faça! Lembre-se que se quer que ele fale, então tem de saber ouvir. Quando este contar os seus sentimentos e tudo mais, oiça com atenção e apoio-o. Puxe conversa e introduza novos assuntos. Com o tempo vai tornar-se automática, este irá perder alguma da sua timidez e começar a comunicar mais.

O importante é mostrar que está presente e que quer que algo mude sem nunca pressionar. Cada pessoa é como é. Existem pessoas caladas que não gostam de falar muito e existem aquelas que falam pelos cotovelos. Saiba ver o tipo de pessoa que ele é e a partir daí avalia o modo como deve abordar o mesmo.

Deixe um comentário

6 Comentários em "Ele fala muito pouco, o que posso fazer?"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
yasmin
Visitante
minha filha sofre muito com o jeito do marido. Ele é seco demais,não é de falar muito com ela,chega cansada do trabalho,tem três filhos e o que ele mais procura é sexo. Não é um marido carinhoso,não se preocupa com ela e nem com os filhos,não dar um bom dia,boa noite,boa tarde, em fim só abre um sorriso quando é para falar com os amigos dele, quando chega em casa é aquele tipo de homem bruto,ingnorante,seco,cara feia. não demostra amor pela mulher que tem e nem pelos filhos. É dificil e eu como mãe não posso me meter no assunto… Read more »
R88
Visitante
Eu e minha namorada estamos juntos a mais de um ano e não sei se sou eu que falo demais ou ela que fala pouco, as vezes tento entende-la mais ela se fecha, tenho que ficar perguntando as coisas pra ela e ela se abrir e as vezes achamos varias coisas, penso besteira, acho que ela não esta gostando mais de mim, quando na verdade é apenas o jeito de ser dela, as vezes basta olhar nos olhos dela para entende-la, resumindo cada um tem seu jeito de ser, não é porque ela não expresse em palavras que significa que… Read more »
Anónimo
Visitante

Meu marido ea sim ja estamos guntos adois anos e isso medeixa magoada ele ñ demostra um pigo de carinho as vez pensso da dispreso pra ele… N minha opinião quem tem que muda ele

Anónimo
Visitante

Nao sei porque ela há-de mudar!!! Na minha opinião nem um nem outro têm de mudar mas sim serem eles mesmos.. e gostar nao é tudo na vida se não nos sentimentos felizes!

KGiii
Visitante

Meu namorado é super calado, as vezes me stressa pq as ligações não duram mais que 10 minutos e claro eu falando e ele ouivndo, ou simplismente vc espera que a pessoa fale algo, e nada. ele não fala muito e estou todos os dias apredendo a lidar com isso, discordo do ponto de vista de que um deve mudar… a mudança deve ser mutua .. não apenas um se adequar, mas os dois.

wpDiscuz