Dizer a verdade aos filhos sobre o pai natal – saiba como!

O natal é para as crianças e porque será? As crianças vivem no mundo da fantasia e esperam ansiosamente pelas suas prendas que acreditam serem trazidas pelo pai natal, o grande e gordinho homem das barbas brancas. A fantasia do pai natal é alimentada na televisão, nos centros comerciais, nas publicidades, etc. Mesmo assim, é normal que exista uma altura da vida em que simplesmente tem de dizer a verdade aos filhos sobre o pai natal! Hoje decidi explicar-lhe como o poderá fazer da forma mais simples e assertiva possível. Afinal de contas, ninguém gosta de ver um filho desiludido e triste.

dizer-a-verdade-aos-filhos-sobre-o-pai-natal

Dizer a verdade aos filhos sobre o pai natal

Saiba ouvi-los primeiro – Perceber porque razão eles estão desconfiados em relação ao pai natal é essencial para poderem falar com eles sobre o assunto e direccionarem a vossa conversa. Geralmente são os outros colegas que lhes falam que o pai natal não existe. Podem também ouvir alguma coisa em algum programa de televisão ou pura e simplesmente crescerem e começarem a perceber que toda a história, por detrás do pai natal, é meio surreal. Se eles perguntarem para você qual a verdade, saiba responder com sinceridade.

Explicar aos seus filhos a razão porque lhes mentiu é também importante. Diga-lhes que é importante e faz parte da magia do natal, acreditar no pai natal. Diga-lhes que é importante acreditarmos em algo se isso servir para aumentar a magia do momento.

Fale com a criança – Não seja bruto a introduzir o assunto. Se o seu filho lhe pergunta diretamente se o pai natal existe, não responda logo que não. Pergunte-lhe porque razão ele está a fazer essa pergunta e também o que o leva a duvidar da sua existência. A resposta dele vai mostrar-lhe como deverá ser a sua abordagem e o que ele sente em relação ao assunto e ao próprio pai natal.

Conte-lhe a história verdadeira – Contar ao seu filho a verdadeira história do pai natal é a melhor forma de o fazer compreender como surgiu toda a história por detrás do mesmo. O pai natal é surreal, mas existe uma história por detrás de tudo. O santo nicolau era um santo que dava muitas coisas aos pobres e ajudava sempre os mais necessitados. Para honrar a tradição as pessoas começaram a deixar prendas debaixo da árvore de natal e o santo nicolau, passou a pai natal. Contar a verdadeira história do pai natal, ajudará também o seu filho a perceber que é importante ajudar os outros.

Ajude-o a criar a fantasia noutras crianças – Se a sua criança já sabe a verdade sobre o pai natal, uma boa forma de a fazer ultrapassar o “desgosto”, é ajudar outras crianças a manter a fantasia. Se você lhes incumbir a missão de manter o segredo do pai natal para outras crianças, ele acabará por embarcar nessa missão importante e esquecer tudo o resto.

Faça-os partilhar o espírito de natal – O pai natal é basicamente um símbolo da partilha, do carinho e do amor desta época festiva. Existem várias tradições de natal pelo mundo e é importante que o seu filho perceba que é a partilha entre as pessoas, é o reunir da família, o dar e receber amor que importa mais no final. O pai natal basicamente existe dentro de todos nós e somos nós os responsáveis por tornar tudo mágico e especial.

Espero que estas dicas vos sejam úteis para falar com os vossos filhos sobre o pai natal!

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz