Discutir como um profissional

Por mais que se pense e tente alcançar uma relação perfeita, a verdade é que todos os casais têm as suas discussões amorosas. Mas como tudo na vida, existem formas certas e erradas de o fazer. Em vez de terem uma discussão suja onde só pretendem ferir a outra pessoa, é importante reflectir nas palavras e ter uma discussão mais estruturada e construída. Só se discutir como um profissional poderá sobreviver à primeira discussão.  O sentimento calmo dá algumas dicas para tornar as suas discussões numa ajuda e menos numa explosão de argumentos.

discutir como um profissional

Como discutir como um profissional

Não usar nomes – Usar os nomes das pessoas, serve apenas para dar ênfase em quem você quer atacar e só leva a tornar a discussão mais acesa e violenta. Todas as discussões têm uma razão pela qual começaram e têm como objectivo resolver um determinado problema, por isso deve focar-se nisso e evitar partir para o ataque pessoal. Os ataques pessoais, “tu fizeste isto”; “tu fizeste aquilo”, não levam a nenhuma resolução.

Mantenha-se focado – A partir do momento em que atingimos o ponto máximo de raiva é muito fácil fugir ao assunto principal e começar a atacar a outra metade por todos os problemas que têm a relação. Mas esquecem-se que a relação é feita por duas pessoas, por isso não se deve culpabilizar a outra pessoa com todos os problemas da mesma. Foque-se no assunto que está a discutir actualmente e não passe a um novo sem resolver o actual. Evite também pegar em assuntos que já deviam ter sido resolvido à meses ou até anos atrás.

Fale sempre baixo – Este é um ponto chave numa discussão e pode ser a distância entre uma discussão calma e uma verdadeira bomba. Uma coisa normal é o tom de voz aumentar à medida que tentamos mostrar cada um dos nossos argumentos, mas algo completamente diferente é passar para o patamar dos gritos e berros que não levam a lado nenhum. E uma coisa é certa se uma das partes começar a gritar, pouco tempo demorará até ao outro começar a a falar da mesma forma, por isso mantenha um tom baixo.

Não assuma – Cada um vive a sua parte e tem os seus sentimentos. Evite dizer que sabe o que a outra metade está a sentir, porque na verdade não sabe e ao garantir isso só irá trazer mais discussão e frustração. Em vez de tentar entrar no corpo do seu parceiro perca um pouco tempo para o ouvir e perceber o que realmente sente.

Estas são as dicas do Sentimento Calmo para discutir como um profissional e evitar que as discussões conduzam a problemas ainda maiores na sua relação. Nunca se esqueçam que é a falar que as coisas se resolvem.

Deixe um comentário

4 Comentários em "Discutir como um profissional"

avatar
newest oldest most voted
Saude Beeza
Visitante

Discutir profissionalmente só em ambiente profissional e acredito que este não seja o caso deste artigo.
 
Agora, discutir com educação é fundamental numa relação pessoal.

Perder Peso Emagrecer
Visitante

Só há uma discussão profissional, de nível, quando se relaciona com alguém de nível.  Viva com uma barraqueira e você verá!