Dicas para uma maior inteligência emocional

Muitas pessoas hoje em dia teimam a falar em “inteligência emocional“, mas a verdade é que nem todas as pessoas sabem exatamente o que isso significa. A inteligência emocional é a habilidade para perceber, controlar e evoluir as emoções. A inteligência emocional ajudará a que consiga controlar as emoções e também que consiga reconhecer as emoções das outras pessoas. Tudo isso é importante para o seu desenvolvimento pessoal e enquanto pessoa e para as suas relações. Enquadrado dentro da nossa categoria de desenvolvimento pessoal, aqui ficam umas dicas para uma maior inteligência emocional.

maior inteligência emocional

Deixe os seus sentimentos correr

Não tente meter as culpas num determinado assunto ou interromper as coisas de um momento para o outro. Se os seus sentimentos o estiverem a deixar desconfortável o que tem a fazer é evitá-los, a todo o custo. Assegure-se que todos os dias tira um pouco do seu tempo para estar a sós e refletir sobre as coisas e sobre a sua vida. Não se esqueça também de questionar “Como me sinto hoje?” e “Porque razão me sinto assim?“. Este processo poderá demorar o seu tempo, mas o importante é não desistir de procurar as respostas. Consiga algum espaço e analise os seus sentimentos.

Não manipule os seus sentimentos

Nem os julgue! As mulheres são peritas a manipular os seus próprios sentimentos. Se quer ser forte emocionalmente não pode ser como as outras pessoas que o fazem. Pense sobre o que está a sentir, sem fazer julgamentos cedo demais. Emoções saudáveis geralmente surgem, crescem, caem, e desaparecem depressa. Por isso não tentem terminar o processo a meio. Tentem ligar os vossos sentimentos com os vosso pensamento. Pergunte-se a si próprio “O que penso eu sobre isto?“. Alguns sentimentos podem acabar por contradizer outros, mas é normal. Basta analisar os sentimentos com calma e honestidade, e serão capazes de tomar a decisão certa.

Perceba a reação do seu corpo

O seu corpo deve indicar-lhe a verdade. Preste atenção ao que o seu corpo lhe poderá dizer e talvez consiga perceber os seus verdadeiros sentimentos. Se sente um apertão no estômago sempre que vai para o trabalho, é certamente porque o seu trabalho é motivo de stress e nervosismo para si, só tem de perceber o porque! Se o seu coração bate acelerado sempre que vê aquela rapariga, então é porque talvez sente alguma coisa por ela. Percebem? O nosso corpo é a chave de quase tudo. Compreender estas sensações poderá ajudar na sua inteligência emocional.

Em caso de dúvida perguntem a um(a) amigo(a)

Por vezes não conseguimos entender os nossos próprios sentimentos. Nesses casos não existe nada melhor do que perguntar a um amigo ou amiga chegados. Isto pode parecer estranho mas a verdade é que em alguns casos é muito melhor e mais fácil para os que estão de fora, ver o que se passa por dentro.

Saiba ver fora da caixa

Presumindo que você é a caixa é necessário que também consiga ver fora dela! Por vezes para perceber o seu mundo, tem de estar aberto para ver o mundo dos outros. Através disso poderá fazer cruzamentos de sentimentos e perceber como se sente, aquilo que pensa e aquilo que quer.

Observe as pessoas com calma

Não se apresse a fazer julgamentos de valor das pessoas, as primeiras impressões enganam na maioria das vezes. Ao observar as reações dos outros poderá estar a ajudar-se a si próprio. Tentem por-se no papel das outras pessoas para conseguirem perceber a perspetiva da outra pessoa e as suas necessidades. Assim conseguirá agir de forma mais balançada com os outros e também consigo próprio.

Estas são as nossas dicas para quem procura conquistar uma maior inteligência emocional. Perceber-se a si próprio, bem como observar os outros é essencial para o seu desenvolvimento pessoal.

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar