Dicas para ter uma imagem positiva de si mesmo

Medo. Falhanço na vida. É assim que pretende viver a sua vida? Também não é assim que eu quero começar este artigo. Confiança. Auto-estima. Amor próprio. São palavras que descrevem melhor este artigo e que deverão descrever também melhor a sua vida. Sabia que a depressão está muitas vezes aliada a uma baixa auto-estima? Sabia que geralmente as pessoas falham na vida ou não conseguem atingir os seus objetivos, porque vão para a luta logo como derrotados? Eles não pensam sequer “espera lá, eu até consigo ou poderei conseguir fazer isto”, eles somente pensam “não vou conseguir, porque tentar ou perder tempo?”. Percebem a diferença deste pensamento? No primeiro a pessoa vá à luta, embora ainda lhe falte um pouco de motivação, enquanto que no segundo caso a pessoa dá-se logo como derrotada e como tal nem sequer vai à luta! Qual das duas pessoas você quer ser?

O que lhe faz falta para ter uma imagem positiva de si mesmo? Já ensinámos como criar confiança, como criar amor próprio e as razões para se respeitar. A negatividade é nos dias que correm um grande problema. Os problemas já existem e basta sair de casa ou por vezes nem sair para os encontrarmos, mas será que temos de viver sempre com cabeça baixa? Obviamente que não. Aliás a forma como encaramos a vida e os problemas vai ditar a forma como os superamos ou não.

ter uma imagem positiva de si mesmo

A forma como você vê o mundo e o encara só depende de si. Desculpas de que “o que o outro pensa, o que o outro diz”, não entram aqui, porque o que os outros dizem ou pensam só tem a importância que você lhe der e aliás, quem mais do que você para decidir o que quer da sua vida e o que a(o) faz feliz?

Só você pode fazer a sua vida

Quem decide como quer viver a sua vida, você ou os outros? Quem melhor do que você sabe o que você gosta e aquilo que a faz feliz? Quem para além de você trabalha que os seus objetivos sejam atingidos? Lembre-se: a vida é sua, as decisões são suas, os resultados esses poderão ser partilhados, festejados, mas terão de ser conquistados por você. As pessoas hoje em dia “colam-se” bastante a outras pessoas e acabam por tornar-se demasiado dependentes, a um ponto que acabam por esquecer que são elas próprias que tomam decisões e que o que fazem hoje irá influenciar o que serão amanhã.

As pessoas são importantes, as amizades também, mas você ainda mais. Comece a estabelecer objetivos, comece a tornar-se independente. Comece a perceber que você sozinha é capaz de atingir muitas coisas, motive-se, lute e não se fique pelo base quando sabe muito bem que poderá atingir o topo!

Confiança em si é o ponto de partida

É neste ponto que muitas pessoas falham. Se você não confiar em si, não gostar de si e acreditar nas suas capacidades, como conseguirá convencer outra pessoa a fazê-lo? Se você não olhar para si com confiança e não se valorizar, como será que as outras pessoas o irão ver? Provavelmente como um “coitado” e digamos que ninguém gosta de coitados… Muito menos eu. Confie em si, nas suas capacidades, enalteça as suas qualidades e acabe com aquele pensamento de “eu não sou capaz”, “eu não consigo como os outros”, eu isto, eu aquilo. Deixe de se rebaixar e comece a enfrentar a vida com outros olhos.

Pare de fazer comparações

As pessoas são todas diferentes, fazem coisas diferentes, desejam coisas diferentes e têm qualidades diferentes. Pare de se comparar com outras pessoas, caso contrário será sempre uma pessoa triste, porque achará que a outra pessoa tem sempre algo que você não tem. Porque não pensar ao contrário e perceber de uma vez por todas que você também tem coisas que a outra pessoa não tem? Custa muito ver as coisas por esse lado? Será que custa? Já leu o nosso artigo, porque razão as mulheres olham para outras mulheres? Talvez perceba algumas coisas.

Deixe de pensar tanto nos outros

Deixe de pensar no que os outros fazem. Deixe de pensar no que os outros dizem. O que os outros dizem só tem ou deve ter a importância que você lhe dá. E algumas coisas acredite que não merecem atenção nenhuma, rigorosamente nenhuma. Construa a sua vida como acha que deve ser construída e não esteja sempre preocupada com o que os outros pensam. Se for sempre a pensar “o que será que eles vão dizer”, “como será que eles faziam”, aí nunca vive a sua vida realmente em pleno. E você quer viver ou apenas passar?

mulher a trabalhar

Empenhe-se no que realmente gosta

Sabemos que hoje em dia uma pessoa conseguir trabalhar naquilo que gosta é bastante complicado, o que não implica que nos seus tempos livros não se possa empenhar no que realmente gosta. Eu por exemplo, gosto de internet e gosto de ajudar pessoas, razão pela qual decidi criar este site. São estas pequenas coisas na vida que nos vão dar motivação e força para continuar, pequenas coisas que poderão fazer toda a diferença. Pequenas coisas que nos dão prazer, são extremamente importantes para nunca perdermos as forças e mantermos o foco.

Cuide de si e da sua aparência

Se quer sentir-se melhor, mais desejada e ter maior aceitação por parte das outras pessoas, nada melhor do que cuidar de si e da sua aparência. Reserve algum tempo do seu dia para fazer algum exercício, lembre-se que cuidar do seu corpo é muito importante e que deve ao máximo preocupar-se com a sua saúde. Para além disso quem é que não gosta de estar em forma, sair à rua com uma saía e ter umas pernas perfeitas, ou então no caso dos homens sair de manga cava e ter os braços bem definidos? Junte o útil ao agradável, capriche na maquilhagem e cuide todos os dias da sua aparência para estar no seu melhor sempre!

Enriqueça-se como pessoa

Quando digo enriqueça-se como pessoa, refiro-me ao facto de se lembrar sempre que o saber não ocupa lugar. Aprenda coisas novas, não passe o seu tempo sem aprender nada. Queira sempre mais. Lembre-se também de tratar bem as outras pessoas, porque eu acredito que quem respeita também se dá ao respeito. Se quer começar a ser melhor aceite pelas outras pessoas, nada melhor do que respeitá-las e tratá-las da melhor forma possível.

Seja você própria e não use “máscaras”

Você quer valorizar-se e não criar uma máscara de si. Imagine que quando está com alguém para que essa pessoa goste de si, você teve de criar uma máscara. Você quer pessoas assim na sua vida? Ou quer pessoas que realmente gostem de si pela pessoa que você é, sem tirar nem por? Lembre-se também que mais tarde ou mais cedo estas máscaras acabam por cair e depois lá se vão as amizades.

Lembre-se também que uma reputação e credibilidade demora bastante tempo a construir-se mas muito rapidamente se destrói. Faça bem e receba o bem, lembre-se disso. Lembre-se também de levantar a cabeça, de perceber que você tem muitas qualidades e que ainda conquistará muitas coisas na sua vida! Comece hoje mesmo a ter uma imagem positiva de si mesmo.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Dicas para ter uma imagem positiva de si mesmo"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Deise Silva
Visitante

Lembro quando entrei aqui,eu tinha pensamentos negativos,pensava muito nas amizades e pessoas que não estavam nem aí para mim e hoje me sinto livre.Estou pensando mais em mim.Obrigada amigo..Deisinha

wpDiscuz