Dicas para manter uma discussão saudável

A discussão é importante para todos os tipos de relações humanas. A pior parte é que nem todas as pessoas sabem disso e encaram a palavra discussão como algo negativo e prejudicial… O que de facto não é verdade. Por esse motivo, com o artigo de hoje, vamos ajudar a compreender o que é uma discussão saudável e como pode evitar brigas para dar lugar a simples discussões.

Como já referimos, uma discussão é diferente de uma briga, a briga implica um confronto agressivo, já a discussão é uma troca de ideias com vista a explicar um ou vários pontos de vista. Para que possa ser compreendido de forma mais simples é preciso perceber em primeiro lugar o que é uma discussão saudável.

O que é uma discussão saudável?

Uma discussão saudável é uma troca de argumentos sobre um assunto tendo em vista a exposição de um ou mais pontos de vista sobre o mesmo, isto quer dizer: Quando queremos falar de um assunto, é de facto uma discussão.

A questão é que esta palavra é vista como algo negativo, o que não deve ser feito pois a discussão é uma das formas mais saudáveis de comunicação e que tem a capacidade de gerar entendimento entre ambos, quando gerida da melhor forma. Por exemplo, quando o assunto é algo que ambos não concordam chegou a hora de iniciar uma discussão onde ambos explicam o seu ponto de vista, de forma a serem entendidos.

O limite entre a discussão saudável e a discussão tóxica é a forma como se fala sobre o assunto, o tom, a vontade e a linguagem que é utilizada. Todos estes elementos juntos vão ser determinantes na discussão e vão orientar o rumo da conversa.

É ainda importante referir que a comunicação é uma peça chave para todos os casais e por isso recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Dicas para manter uma discussão saudável

  • Controlar o assunto a discutir – Quando existe um assunto que necessita ser discutido deve ser encarado com leveza e com simplicidade… Não há que tornar tudo um drama, certo? Aproveite para controlar o assunto, explicando porque quer falar, quais são os seus pontos de vista e deixe também a outra pessoa falar, afinal trata-se de uma conversa e não de um monólogo.
  • Atenção ao tom de voz – A forma como fala influencia muito no que a outra pessoa vai sentir. Se falar de forma agressiva provavelmente a sua resposta será também agressiva e a partir daí não acontecerão boas coisas…
  • Perceba a agressividade – Se sente que a discussão está a tomar um jeito agressivo, tente perceber o que se passa, seja de sua parte ou da parte da outra pessoa. Tudo tem um motivo e se a pessoa se apresenta agressiva deverá justificá-lo.
  • Deixar o ego e a teimosia de lado – Muitas vezes uma discussão transforma-se numa briga devido ao ego, à falta de humildade e a teimosia excessiva. Todos tendemos a dizer que somos teimosos, mas quando isso afeta as nossas relações está claramente na hora de parar para pensar.
  • Cuidado com a língua – O que se diz é sempre importante… pode até estar calmo, mas se ofender a outra pessoa pode ter a certeza que perde imediatamente a razão. Não tem que pensar em tudo o que diz antes de falar, até porque iria perder autenticidade e naturalidade, mas experimente colocar-se no lugar do outro e perceber se gostava de ouvir certas palavras… não, pois não?
  • Briga vs Discussão – Quando não se tem atenção a todos os outros pontos acima é fácil passar de uma discussão para uma briga. Isso acontece quando existe uma imposição de argumentos, quando não se ouve o outro e quando simplesmente não queremos respeitar nem ajudar a outra pessoa. Esteja atento para que isso não aconteça.

Estas foram apenas algumas dicas para que possa manter uma discussão saudável e desta forma melhorar a comunicação na sua relação. Tem alguma sugestão para dar? Deixe nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments