Especial Vida a Dois – Dicas a ter em conta na hora de comprar casa

É um dos passos mais largos na vida de um casal e deve ser encarado com enorme responsabilidade e muita ponderação. Comprar casa é para muitos um objetivo de vida e há quem sonhe com o lar perfeito, arranjado e decorado a seu gosto. Apesar do sonho e a vontade ser muito forte esta é uma decisão que deve ser pensada e decidida a dois, de forma a evitar percalços e até dificuldades económicas.

Para desvendar alguns mistérios sobre comprar casa, como crédito habitação e outras condições de financiamento resumimos o que deve ser a sua organização antes de comprar casa em 5 passos, para que saiba com o que contar inicialmente e criar condições mais sólidas antes de tomar a sua decisão.

Dicas a ter em conta na hora de comprar casa

1º Passo – A escolha da localização e o tipo de casa

O passo mais elementar de todos, contudo é sempre importante referi-lo, pois pode causar grandes transtornos no futuro. A localização e o tipo de casa que pretende é fundamental para pensar no resto. Se não tem esta decisão bem tomada na sua cabeça não comece a pensar no resto pois pode acabar por ser tudo completamente ao contrário do que pensou.

Escolher entre um apartamento, moradia, entre outros deve obedecer às suas necessidades presentes e futuras. Se já tem filhos, se tenciona aumentar a família ou até a ligação a outros bens pessoais como carro ou animais de estimação devem ser situações a ter em conta na altura de fazer a sua escolha. Quando à localização, não se esqueça que vai sempre afetar os preços. Pense de forma estratégica, sempre com vista no presente e no futuro.

2º Passo – Condições de financiamento

Nunca mas nunca mesmo se deixe ficar apenas com uma opção. Mesmo que seja aquele amigo que sempre o aconselhou sobre as finanças ou que trabalha num banco e tem como o ajudar a escolher o melhor. Na hora de analisar as condições de financiamento para comprar casa deve analisar todas as opções que tem disponíveis, só assim consegue ter a garantia que está a fazer o melhor negócio.

Comece por consultar o seu atual banco e saiba se tem condições especiais de financiamento. De seguida informe-se em diferentes bancos sobre as opções disponíveis. O crédito habitação é a forma de pagamento mais utilizada na hora de comprar casa mas apesar disso lembre-se que as despesas com créditos nunca devem ultrapassar os 33% do seu orçamento mensal.

Crédito Habitação – Dicas Importantes

  • Ao iniciar um crédito habitação dê sempre o que puder na entrada inicial, desta forma terá prestações mais baixas ou conseguirá diminuir a duração do empréstimo.
  • Ter fiador é uma mais valia na hora de fazer um crédito habitação e por vezes é essencial para a aprovação do mesmo.
  • Tenha uma poupança antes de pedir o crédito pois o banco irá analisar as suas contas e ver o quanto consegue poupar.
  • Não se esqueça de negociar o valor do spread. Nem sempre o spread baixo significa um crédito mais barato. Os bancos estão preparados para as negociações por isso não se acanhe e faça a sua proposta.

Analise também outras propostas que podem ser boas na hora de adquirir uma casa, especialmente quando se procura algo dentro de um orçamento reduzido: Comprar um casa penhorada ou estar atento a leilões de imóveis das finanças podem ser a oportunidade de negócio que sempre sonhou, com custos muito mais reduzidos.

3º Passo – Será a altura ideal?

O mercado imobiliário consegue ser bastante instável e a decisão de comprar casa pode vir, ou não, na altura certa. São vários os fatores que interferem no preço dos imóveis, desde a oferta e a procura ao contexto económico do país no momento, pelo que deve analisar a questão do crédito habitação, os valores dos imóveis e comparar com os últimos anos de forma a perceber se está numa boa altura para investir ou se deve esperar um pouco até tomar a sua decisão definitivamente.

Veja também:
Por que os casais brigam por dinheiro?
Como a decoração da sua casa pode fazer alguém se apaixonar

4º Passo – Pense no presente e no futuro

Na hora de comprar casa ou fazer crédito habitação a ideia de pensar primeiro no presente não deve ser levada em conta pois é uma condição que vai afetar a sua vida por vários anos.

A primeira casa que vai comprar deverá ser para habitação mas já ponderou se pretende viver nela durante toda a sua vida? Se no futuro irá vendê-la? É aí que situações como a localização e acessos são importantes e já ter pensado disso vai ajudá-lo a pensar melhor na perspetiva de futuro.

5º Passo – Conte com outros gastos

Saiba que sempre que compra uma casa tem obrigatoriamente gastos adicionais: desde a decoração e mobílias até a pequenas obras ou reparações que possa querer fazer lembre-se que até pode ter uma casa nova, mas vai precisar de um investimento extra quando se mudar.

Para tal é importante ter sempre um fundo de investimento para situações planeadas ou para gastos imprevistos. A calma também deve ser sua amiga nesta hora pois a euforia de querer tudo perfeito à primeira pode fazer com que acabe por estragar a sua vida financeira e acredito que não seja de todo o que pretende.

Desde impostos a gastos extra, conte com tudo e acima de tudo prepare-se economicamente: uma pessoa prevenida vale por duas, não é verdade?

Após a verificação de todos estes passos poderá começar fazer planos e sonhar com a sua compra pois temos a certeza que o irá fazer com os pés no chão e com as bases que precisa para que tudo dê certo. Nunca deixe de se aconselhar com profissionais que o poderão esclarecer sobre qualquer dúvida, desde o ramo económico ao imobiliário.

Que comece o seu futuro a dois!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.