Dicas para casais no início do relacionamento

O amor está no ar, parece tudo lindo e perfeito e tem tudo para o ser, mas para que a sua nova relação floresça de forma saudável é preciso tomar as atitudes certas logo desde o princípio de forma a evitar discussões, problemas e até a rutura da relação. Com o artigo de hoje vamos desvendar algumas dicas para casais no inicio do relacionamento que são obrigatórias para aqueles que tencionam construir uma relação estável e duradoura. Desde o amor próprio aos limites, todos estes pontos devem ser seguidos e fazem parte da base de um relacionamento saudável.

Dicas para casais no início do relacionamento

Não ocultar nem mentir

Começamos pelo básico, mentir é feio para quem quer que seja e num relacionamento não é exceção. Sei que inicialmente todos queremos dar aquela impressão perfeita para que possamos encantar a outra pessoa, mas as imperfeições também fazem parte e nada melhor que as dar a conhecer de forma livre e descontraída. Isto não quer dizer que lhe tenha que contar tudo no primeiro dia, mas lembre-se que se um assunto vier a conversa e você ocultar ou mentir, mais tarde pode vir a ser descoberto (e acredite, será) o que pode causar danos graves na vossa confiança. A honestidade é a base de um relacionamento por isso comece por aí. A outra pessoa não necessita saber todos os detalhes da sua vida, mas evite ocultar e recuse-se a mentir. Só assim poderá viver bem consigo mesma, com o seu parceiro e estabelecer uma boa base no relacionamento.

O passado deve ficar onde pertence

O que lá vai lá vai… Ficar presa ao passado pode ser um erro fatal no inicio da relação. Especialmente se essas memórias vêm acompanhadas de comparações. Não há que comparar o passado ao presente, muito menos viver no passado trazendo sempre recordações do que já foi. Acredito que existem coisas bonitas da sua vida que queira compartilhar com a sua cara metade mas jamais deixe isso atrapalhar a nova relação. E quando falamos num novo relacionamento e no espaço temporal, nada melhor que viver no presente. Estamos perante algo novo e com inúmeras oportunidades, não deixe escapar a mínima que seja por se prender no que já passou ou ficar ansiosa com o que vai acontecer. Deixe-se levar e vai ver que chegam os dois ao sítio certo.

Dar espaço e tempo para tudo

Outro dos fatores mais importantes numa relação é ter tempo e espaço. Tanto para si como para viver momentos entre o casal, lembre-se que há um tempo para tudo. Evite sobrecarregar a sua relação e deixe que cada um tenha o seu momento a sós, acredite que o tempo a dois vai valer bem a pena! Ninguém gosta de se sentir sufocado e esse facto pode afastar quem quer que seja.

Outra questão é o tempo que deve der ao outro. Cada pessoa tem o seu ritmo e gosta de avançar de forma mais calma e ponderada, tente acompanhar o ritmo do seu parceiro sem interferir no que ele quer. Esta dica vale para tudo: desde a intimidade até ao simples facto de conhecer os pais. Cada coisa a seu tempo… Se a relação for para durar acredite, vai ter tempo par isso e muito mais!

Estabeleça limites

Todos os temos e por isso quando conhecemos alguém o ideal é impor os nossos limites para que os mesmos não sejam ultrapassados. Se há coisas que não gostamos e que não pretendemos há que esclarecer imediatamente de forma a evitar discussões desnecessárias no futuro. Um dos maiores erros que pode cometer no início de uma relação é não estabelecer limites, pois acredite, a outra pessoa também não vai adivinhar o que pensa e por vezes esses limites podem não ser uma questão de senso comum: Imagine que não gosta de alguma coisa que ele adora. Como é que ele vai saber.

A conversa para estabelecer limites deve ser calma, franca e tranquila para evitar atritos. Faz parte da relação e por isso nada melhor que ser encarada como algo natural, até pode fazê-lo durante qualquer atividade a dois, desde que num momento oportuno.

Cuide de si acima de tudo

Agora que conheceu alguém e começou uma relação nunca se esqueça de si! Para conseguir estar bem com outra pessoa é preciso estar bem consigo mesma. E quando falamos em cuidar de si não queremos dizer que tenha que se arranjar e ser bonita para a outra pessoa mas sim para si mesma, sentindo-se bem com o que é e como está neste preciso momento. O amor próprio é a base das nossas relações e é disso que estamos a falar.

Reserve um tempo para si e para as suas atividades, permita-se àqueles pequenos caprichos que nos fazem sentir tão bem connosco mesmas. Seja um dia de beleza, um passeio sozinha ou uma tarde a ler um livro, vale tudo desde que seja para cultivar o seu amor próprio.

Aprenda a fazer gestão do seu tempo

Começar uma relação não significa que tenha que criar uma agenda pois não se trata de um trabalho, contudo quando referimos a gestão de tempo como uma dica essencial para o inicio de um relacionamento temos o propósito de lhe mostrar que dá para fazer tudo.

Por mais difícil que possa parecer é possível ter tempo a dois, sair com os amigos, trabalhar, estudar e ter tempo sozinha. E é aí que a gestão do tempo entra. Faça os possíveis para manter as suas relações de saúde. Todas elas.

Não levar as coisas demasiado rápido

Quando estamos muito apaixonados é natural que a nossa cabeça viaje e façamos planos na nossa cabeça, talvez demasiado rápido. Antes de expor os seus sonhos ou desejos à sua cara metade pondere se não está a levar as coisas demasiado rápido, para que ele não se assuste. Imagine começar a namorar e passado um mês ele falar em ter filhos. Até pode passar pela cabeça mas… não soa assustador?

Estas são algumas das mais importantes dicas para casais no início do relacionamento e segui-las não garante que o relacionamento dará certo a 100% mas sem dúvida serão uma boa ajuda para começar com o pé direito.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.