Dicas para animar e apoiar um amigo

Todos os dias são aleatórios tal como os sentimentos e os momentos que surgem. Num acaso somos amados, noutros somos desprezados e começamos a sofrer sem ter razões próprias e concretas dessa mudança e recaída do coração. A maior parte das vezes que estamos “no fundo do poço” o que nos apetece é ficar lá para sempre, na escuridão, fugir do mundo e não enfrentarmos o que nos atormenta. No entanto, existe sempre quem nos ajude e existimos nós para ajudarmos quem nós adoramos e não suportamos ver mal.

Há que ter em conta Como ser um melhor amigo. Portanto se tiver um amigo ou amiga que esteja a passar por um mau bocado, como as 7 fases de um desgosto de amor, estas são algumas das dicas para ser uma boa ajuda e uma boa escada para o seu amigo sair do poço.

animar e apoiar um amigo

Faça rir e sorrir: Não é preciso ser o melhor contador de piadas. Aliás uma pessoa que tenha o coração magoado, é difícil de impressionar. Mas não há mal em tentar. Seja ridículo, diga e haja como uma pessoa inesperada. Seja engraçado mas também original. Faça rir com a sua “estupidez” ( no bom sentido ) e faça sorrir ao transmitir ao seu amigo que você estará lá sempre para tentar colar um sorriso na face, leve o tempo que levar. Garanta que o seu ombro estará lá sempre para o apoiar e as mãos estará lá nem que seja para umas cócegas!

Perceba e aconselhe: Tente ouvir a história. Pergunte mas não se ligue demasiado à situação. Haja como um observador, faça perguntas retóricas porque muitas vezes ajudam não só a perceber o que houve de certo como o que houve de errado. Tente aconselhar de maneira imparcial, ou seja, ponha o rancor de lado e dê uma opinião pertinente, que traga uma certa paz não só ao coração dele/ dela, como também um pouco de reflexão.

Procure outras opiniões: Ninguém é perfeito e por vezes o nosso conselho pode não ser o mais correto. O melhor neste caso é procurar aconselhamento de um psicólogo, ou sem querer chegar a isso, pode simplesmente pedir conselho ao Sentimento calmo, enviando um email para [email protected]

Apresente-lhe novos amigos: Faça-o (a) sair da rotina. É  sempre difícil esquecer quem amamos. Não tente provocar amnésia, mas acrescente espaço ao coração para receber novos amigos. Por vezes pode resultar num bom grupo, chegará a altura em que o seu ou sua amiga se sentirá outra pessoa, muito mais viva, rodeada de novas pessoas que a façam rir e recomeçar um novo caminho.

Seja sobretudo sincero: Não tenha medo de umas palmadas, aprenda também com os seus erros. As suas falhas e o senso comum têm sempre regras úteis para desviar o seu amigo de maus caminhos. Ele/ela também terá de aceitar as suas críticas, ainda que você não esteja na situação dele/dela, não tenha medo de dizer seriamente o que seria melhor. Por vezes o que queremos não é o melhor para nós.

Esteja  disponível: Não seja chato de maneira alguma. Mas se o seu amigo ganha confiança em sim, nada o vai privar de lhe contar tudo o que se passa. Mesmo que esteja ocupado, assim que possível esteja sempre presente. E não tem de ser fisicamente. Esteja sempre pronto para ajudar a triunfar na vida  (ver artigo Escolha bons  amigos e triunfe na vida) e se não souber o que dizer, dê um abraço, é a melhor sensação de conforto do mundo.

Artigo escrito por Clara Godinho, escritora no blog – www.claragodinho.blogspot.com

Deixe um comentário

3 Comentários em "Dicas para animar e apoiar um amigo"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Luiza
Visitante

Bom

Fabio Santos
Visitante

Realmente, Bons amigos são tão raros quanto o ouro! Mas quando os achamos precisamos dar valor, atenção e respeito. Gostei muito do site! Lindo o conteúdo!

wpDiscuz