Como conversar com os pais da namorada

Nem sempre é fácil saber como agir ou conversar com os pais da namorada sobretudo se for a primeira vez que for estar com eles ou mesmo que seja a segunda. Esta é uma dúvida frequente e como tal decidi fazer este artigo não apenas com informações importantes de como deverá conversar com os pais dele mas também de como deve agir. Lembre-se que a linguagem corporal é também bastante importante e que diz muito sobre uma pessoa. Diz se ela está nervosa, diz se está a gostar de falar com a outra pessoa, entra muitas outras coisas. Nem sempre nos apercebemos disso mas a verdade é que a linguagem corporal e a forma como a pessoa age não deve nunca ser posta em segundo plano, porque poderá dizer muito sobre uma pessoa.

É normal sentir-se nervoso sobretudo se for o primeiro encontro, mas não deve ter razões para isso. As pessoas tendem a fazer uma grande tempestade num copo de água e depois de passarem pelas coisas reparam que não precisavam de se preocupar tanto com isso. Se agir normalmente, se for verdadeiro e se seguir as nossas dicas, não deverá ter qualquer problema.

conversar com os pais da namorada

Como agir com os pais da namorada

Agora que já sabe que a linguagem corporal é bastante importante é também necessário que perceba como deverá agir com os pais da sua namorada para garantir que dará a melhor impressão possível. Estas dicas poderão fazer toda a diferença na forma como eles criarão uma imagem de si:

Cuide da sua aparência – Pode até parecer um cliché mas é pura realidade. A aparência e sobretudo a primeira impressão tem um grande peso na opinião que construímos da pessoa. Não cometa o erro de ir conhecer os pais da sua namorada vestido com calças largas, correntes nas mesmas, boné para trás e por aí adiante. Provavelmente não seria a melhor ideia do mundo. Não digo que deva levar um fatinho e ir como se fosse um empresário. Longe disso. Apenas acho que deve cuidar um pouco da sua aparência e apresentar-se na melhor aparência possível. As pessoas criam juízos sobre as outras muito mediante aquilo que vestem, de como agem ou do que dizem. Se cuidar da sua aparência e se fizer tudo para estar o mais apresentável possível já terá um ponto a seu favor.

Lembre-se de manter respeito – O respeito é muito bonito. Quando chegar ao local deverá cumprimentar ambos com um aperto de mão firme. Poderá dar um beijo à senhora se esta for uma senhora de beijos. Cabe já a si fazer o trabalho de casa (conhecer algo sobre a pessoa), antes com a sua namorada. O chamar de senhor ou dona pode parecer um cliché mas fica bem numa primeira conversa e sobretudo quando ainda não estão à vontade um com o outro.

Pode pensar numa prenda – Uma rosa para a senhora, uma garrafa de vinho para o senhor. Podem ser boas prendas. Ou até algo que funcione para ambos. Embora seja uma boa ideia tem sempre um lado negativo. Dependendo das pessoas estas poderão achar que se trata de uma forma de agradar ou “dar graxa”, mas claro, nem todas as pessoas pensam da mesma forma e poderá ser um ponto positivo para si. Imaginando que vai jantar a casa da sua namorada, levar uma garrafa de vinho e dizer “pensei trazer esta garrafa que pode ser boa para acompanhar o jantar”, poderá ser uma boa forma de dar a prenda.

Saiba agir com a sua namorada – Lembre-se que deve tratar a sua namorada com respeito, evitar coisas muito íntimas à frente dos pais e manter a melhor postura possível. Existem coisas que enquanto casal deverá manter em privado. Saiba deixar os beijos e outros gestos para outra altura mais conveniente. Sempre que possível mostre também o quanto gosta da filha deles e que a pretende tratar bem.

Deixe os nervos em casa – Claro que é inevitável estar nervoso mas tente deixar os seus nervos em casa ou mostrá-los o menos possível. Existem pessoas que logo num primeira conversa nos metem logo à vontade e o nervosismo parece desde logo desaparecer, existem outras que parecem impor mais respeito, são mais fechadas e difíceis de comunicar, mas quanto mais solto se apresentar mais fácil será para ambos. Lembre-se que provavelmente eles também estarão nervosos. Aja normalmente e as coisas correrão bem.

Como conversar com os pais da namorada

Saiba ouvir e dar atenção – Para ter uma boa conversa é necessário, diria mesmo fundamental, saber ouvir! Dar atenção à outra pessoa é importante, deixe o seu telemóvel de lado e outras distrações que não ajudarão nada a progredir a conversa e dê atenção total às pessoas. Não existe nada pior do que estar a falar para uma pessoa que está a olhar para o telemóvel. Eu pessoalmente detesto! Se souber ouvir o que a outra pessoa tem para dizer e se preocupar em acompanhar a conversa as coisas correrão muito melhor.

Seja maduro – Seja maduro não apenas na conversa mas também na forma como age. Ninguém gosta de uma pessoa com atitudes de criança e com conversa imatura. Preocupe-se com aquilo que diz, pense antes de falar e nas suas atitudes tente ser comedido. Não estou com isto a dizer que tem de ser uma pessoa exemplar com tudo certinho e tudo mais, mas deve tentar comportar-se o melhor possível.

Tenha boas maneiras – Saber comportar-se é essencial. Todos nós devemos ser educados e ter boas maneiras, não apenas para conhecer os pais da namorada mas ao longo da nossa vida. O respeito e a tentativa de fazer as coisas bem fica bem a toda a gente. Não tem de ir para lá a puxar cadeiras e a tratar todas as pessoas como princesas, mas ter um mínimo de boas maneiras é essencial.

Evite temas controversos – Existem temas que não deve trazer para uma primeira conversa. Sabes aqueles temas controversos onde na maior parte dos casos você tem uma opinião completamente diferente das outras pessoas?  Esses mesmo. Mantenha-se nos temas base e não tente puxar um assunto polémico como políticas, clubes de futebol ou assim.

Saiba dar elogios sinceros – Os elogios só valem alguma coisa se forem sinceros. Você ir para a casa dos pais dela a espalhar elogios a torto e a direito que sejam uma farsa, só lhe dará má imagem e estes poderão estar a pensar que apenas está a dizer isso para agradar. É essa a imagem que quer passar? Faça algum elogio se realmente for sincero, caso contrário não faça. E mesmo que sinceros não exagere porque irá passar a mesma imagem.

Seja você mesmo – O mais importante que tudo é que você seja você mesmo e não tente ser alguém que não é. Ninguém gosta de máscaras e acredite que estas acabam por cair mais rápido do que imagina. Se você mostrar a pessoa que é não estará a enganar ninguém e mostrará exatamente como você é, deixando ao critério das outras pessoas se gostam de si ou não. Ser sincero e honesto compensa sempre.

No fundo o mais certo é você estar a criar uma preocupação exagerada. O que custa mais são os primeiros encontros, com o tempo as coisas vão ficando normais e já começa a estar completamente à vontade.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar