Como saber se está pronta para ter um filho

Ser mãe é algo que implica muita coisa e não deve ser uma decisão tomada de um momento para o outro. É necessária ponderação em vários campos, para não se dar um desastre. Ter um filho implica muito mais do que o parto. Muito mais do que todo o dinheiro que é necessário para sustentar o mesmo. É necessário não pensar apenas no presente, mas sim pensar também no futuro, seu e do casal. Com as dicas seguintes, pretendemos que consiga perceber se está pronta para ter um filho.

está pronta para ter um filho?

Pense na vida futura e na relação com o outro

Pense nos planos para a sua vida. Ter um bebé está dentro dos seus planos? E nos planos dele? Consegue imaginar a sua vida a cuidar de uma criança? E como acha que isso irá afetar a sua relação? Tornará a relação melhor ou pior? Estas são algumas perguntas que deve ser capaz de conseguir responder, para ponderar se é isso que quer para o seu futuro como casal e se está pronta para dar tamanho passo.

Situação atual (dinheiro, emprego, etc)

Como está a sua situação atual? Tem um bom emprego ou está desempregada? Como vê o seu trabalho no futuro? Será que este tem futuro nos dias que correm ou poderá ser facilmente despedida? E como está a situação do seu parceiro? Pense também, será que tem muitas coisas para pagar? Nomeadamente casa, ou carro, ou qualquer outra coisa? Será que tem dinheiro para criar uma criança? Estas são novamente perguntas que tem de conseguir responder antes de tomar a sua decisão.

Criar uma criança envolve vário dinheiro, seja em fraldas, cuidados de saúde, até um dia mais tarde educação e todos sabemos que o dinheiro não nasce nas árvores. Deve ponderar bastante se a sua situação financeira atual irá permitir cuidar uma criança. Existem pessoas que afirmam que se quer ter apenas um filho quando tiver dinheiro para o criar, então nunca o irá ter, mas são opiniões. Você é que deve estudar bem a decisão. Se pensar em arriscar, no futuro pode vir a ter problemas em conseguir ter dinheiro para tudo.

Pensar na gravidez e nos seus cuidados

Não esqueça que uma mulher grávida tem que seguir uma série de cuidados. Se tem por hábito práticas como fumar ou beber comece por cortar todos esses hábitos. É essencial a consulta médica para determinar os cuidados que deve ter durante a gravidez, nunca é demais se procurar ajuda médica em caso de dúvidas ou complicações. Pensar no estado de gravidez é importante para que a gestação decorra sem problemas e complicações.

Pensar na vida futura e nas responsabilidade de ser mãe

Na hora de ter uma criança é necessário ponderar na vida futura e nas responsabilidades que surgirão após o nascimento da criança. É preciso ter noção que ser mãe irá mudar radicalmente o seu dia-a-dia para o resto da sua vida. A educação de uma criança requer tempo que deve ser dedicado única e exclusivamente à criança, tarefa que deve ser levada com toda a responsabilidade, amor e carinho. Participar na educação de um filho é sem dúvida das experiências mais gratificantes de uma mulher: desde acompanhar os primeiros passos, passando pelos primeiros dias de escola e até pela conturbada fase da adolescência. Este é um ponto muito importante para chegar à conclusão se está realmente preparada para ter um filho. Experimente viver na sua imaginação toda esta questão da mudança da sua vida, nos cuidados constantes, na educação necessária. Se estiver a vontade com este sentimento avance!

Converse com o seu parceiro

É a conversar que as coisas se resolvem e se decidem. A comunicação numa relação é muito importante para sua relação seja saudável. Conversem sobre a ideia de ter um filho e vejam juntos o que isso envolve e se estão preparados para tal. Pode parecer fácil na teoria mas a verdade é que na prática as coisas mudam bastante. Conversa sobre tudo e mais alguma coisa e não deixam algo por discutir.

Experimente falar de nomes de menina e menino

Esta é uma boa opção para perceber se está realmente preparada para ter um filho. Experimente falar com o seu parceiro sobre nomes de crianças, pense no caso de ser menino ou menina e discutam os vossos nomes preferidos, as várias alternativas que escolheriam no caso de uma gravidez. É importante que se coloque no papel de mãe e que sinta o que deseja através desses pensamentos.

Imagine mais uma pessoa na sua vida

Perceba como irá funcionar o seu dia-a-dia com mais uma pessoa em casa, um novo membro da familia. Comece por pensar nas situações iniciais onde o bebé precisará de cuidados constantes até à fase em que se torna mais crescido. Imagine se de facto está preparada para gerar uma criança e cria-la no seio da sua familia alterando assim grande parte dos hábitos entre casal. Caso viva apenas com o seu parceiro vale sempre a pena pensar na mudança que um filho trás para a relação, que quando é desejado costuma unificar o casal que se tornam em verdadeiros pais babados. Pense neste novo elemento da familia e faça a escolha acertada.

Por fim pense em todos os pontos que aqui foram focados e perceba realmente se está pronta para ter um filho e se o seu parceiro está consigo nessa luta ou se é apenas uma parte a lutar por isso.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

3
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Eusébio CustódioAnónimoclaudia Recent comment authors

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

newest oldest most voted
Anónimo
Visitante
Anónimo

porcaria de artigo.

claudia
Visitante
claudia

nao gostei