Como pedir desculpa de forma eficiente

Pedir desculpa é sem dúvida um assunto delicado e perdoar alguém também. Como estas duas coisas se relacionam? Se você souber como pedir desculpa de forma eficiente, muito provavelmente aumentará a probabilidade de ser perdoada. Ninguém é perfeito, somos todos diferentes e reagimos de forma diferentes às coisas. Todos cometemos erros na nossa vida e por mais que o evitemos, iremos continuar a comete-los.

Saber como pedir desculpa é crucial para conseguir reatar uma amizade ou até um relacionamento. Pedir desculpas para conseguir o perdão, para que possa construir novamente uma relação de confiança e sinceridade.

Perceba então quais devem ser os passos a seguir para pedir desculpa de forma eficiente.

Assuma o seu arrependimento

O primeiro passo é assumir o erro que fez junto da outra pessoa. Mostrar o seu arrependimento e desculpar-se daquilo que fez deverá ser o ponto de partida. Fazendo isto estará a mostrar empatia com a pessoa em causa. É importante que ela perceba que você não tinha intenção de fazer o que fez ou de a magoar e que está arrependido disso mesmo. Seja sincero e fale abertamente com ela sobre o sucedido.

Assuma responsabilidade

Não basta dizer que está arrependido pelo que aconteceu, é necessário ser pessoa suficiente para dizer que está arrependido por aquilo que você e repito, você causou. Você tem de ser pessoa suficiente para assumir que o que aconteceu foi culpa sua e que as coisas teriam corrido de forma diferente se tivesse tido cuidado. Não fuja das suas responsabilidades e aceite as consequências dos seus atos. Não pode querer meter a culpa dos seus erros nas outras pessoas e esperar que tudo corra na normalidade.

Não crie desculpas

Criar desculpas é ir contra o ponto anterior de assumir responsabilidades. Dizer “eu podia ter feito de forma diferente, mas se tu também tivesses feito…”, é fugir das suas responsabilidades e arranjar desculpas para o que aconteceu. Como já disse não devemos colocar a culpa nos outros, mas também não devemos culpar factores externos apenas para nos livrarmos da situação.

Ofereça uma compensação

Agora que decidiu falar com a pessoa, já lhe mostrou que está arrependido, assumiu a responsabilidade do que aconteceu e não inventou desculpas, está na hora de pensar numa compensação pelos danos que causou. A compensação dependerá, obviamente, do dano causado. Vamos supor que estragou alguma coisa à outra pessoa, você pode oferecer uma nova. Tudo dependerá do dano causado.

No final… peça perdão

Isto pode parecer óbvio, mas é necessário que a outra pessoa saiba que você quer ser perdoado e é importante para si saber se a outra pessoa o quer perdoar. Não só a vai fazer sentir-se mais leve depois do perdão, como também mostra à outra pessoa que você está arrependida e que quer reatar a relação.

Tente colocar-se no lugar da outra pessoa e perceba o que seria necessário para você a perdoar se estivesse nessa situação.

Seguindo estas dicas terá certamente mais chance de obter o perdão por parte da outra pessoa. Tenha também em mente que deve ser sincera em toda a abordagem, caso contrário a sua linguagem corporal acabará por denunciar as suas verdadeiras intenções.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.