Como lidar com as discussões entre irmãos

As discussões entre irmãos são mais do que naturais, mas estas não devem ser frequentes nem com muita violência. Existe o seu limite! Muitas das vezes, os pais estão descansados na sala e começam a ouvir uma grande gritaria no quarto dos filhos. Quando vão ao quarto, observam que ambos andam a bater-se como se fossem jogadores de boxe, sendo o quarto o ringue. A primeira coisa que fazem é separá-los e saber qual dos dois foi o responsável pelo acontecimento e qual a razão por tanta agressão. Além disso, começam a pensar onde é que erraram na educação dos seus filhos, pois eles não se entendem. A existência de diferenças entre os irmãos é perfeitamente natural. Essas brigas só os irão ajudar na vida em sociedade, mas os pais têm que ensinar aos seus filhos quais os limites que ambos devem respeitar.

discussões entre irmãos

Como ajudar os seus filhos a serem amigos?

Os pais têm uma missão muito difícil em conseguir com que os filhos façam tréguas e que façam as pazes. Muitas das vezes, os pais pensam em ser justos e tratá-los de modo igual, mas não é bem isso que acontece. Os pais devem tratar os filhos não de uma forma igual, mas conforme as necessidades de cada um, pois eles são diferentes e têm as suas próprias necessidades. Sempre que possível tente realizar atividades com cada um dos seus filhos, mas a sós, pois dessa forma cada um terá o seu tempo e dedicação e fará brincadeiras a seu gosto. Demonstre que gosta deles da mesma forma.

Tente sempre evitar as comparações em frente dos seus filhos. Não faça elogios nem críticas com referência a um dos seus filhos. Elogie ou critique só quando for preciso. Um grande estimulador de amizade é a diversão e a brincadeira. Por isso sempre que possa faça com que os seus filhos riam e brinquem juntos de forma divertida. Um ponto onde as vezes os pais erram é obrigar os irmãos a fazerem tudo juntos. Eles são irmãos, mas não são nenhuma alma gémea que gosta da mesma coisa, pois cada um deles tem gostos e personalidades diferentes, logo querem ter os seus próprios amigos e os seus próprios espaços. Nem tente fazer com que um dos seus filhos vigie o outro. pois isso pode causar grandes problemas entre ambos.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz