Como ganhar mais tempo livre para si

Os homens pensam que só por ser mulher que tem a obrigação de limpar e arrumar tudo direitinho e que conhece todos os cantos à sua casa. Mas, por melhor que seja ter sempre algo para fazer e sentir-se útil, chega a uma altura que é necessário reconhecer que a única maneira de conseguir descansar e aproveitar também a sua vida é dividir as tarefas domésticas. Perceba também que você precisa de tempo a sós!

Nessa hora, tanto o seu marido como os seus filhos serão solidários consigo e irão ajudá-la, ou pelo menos deveriam. No entanto, para precaver esta situação, aconselha-se a ensinar toda a família a fazer a cama, a varrer o chão ou a lavar a louça. Afinal, nada disto prejudica a saúde de ninguém e, assim, poderá ganhar mais tempo livre para si. Siga as nossas dicas seguintes e poderá ganhar mais tempo livre para si.

ganhar mais tempo livre

Ensine os seus filhos a serem independentes

Desde cedo deve ensinar aos seus filhos que as outras pessoas também têm as suas próprias vontades. Os seus filhos têm que ser ensinados a respeitar o espaço dos outros, a saberem que as outras pessoas também têm necessidades. Assim sendo, para eles levarem isto a sério encarregue-os de mais responsabilidade. Por exemplo, se tiver um filho pequeno, ensine-o que ele deverá guardar os brinquedos no lugar certo. No entanto, quando ele crescer, ele poderá colocar a mesa de jantar, levar a sua roupa suja para a lavandaria e fazer a sua própria cama. Outra forma importante de os ensinar a ajudar é delegar-lhes tarefas. E, caso elas cumpram na perfeição poderá oferecer-lhes uma prenda.

Abra o jogo com a sua família

Sente-se mal das suas costas? Então converse com toda a sua família e faça-os ouvir, mas nunca levante o tom de voz. Ouça também o que eles têm para dizer e estabeleçam um acordo. Divida as tarefas de igual forma por todos, para não sobrecarregar mais uns que outros e de forma a não tornar-se injusta. Por outro lado, ensine a realizar as tarefas, mas se eles se adaptarem de outra forma e obterem o mesmo resultado, então não lhes ralhe e aceite a maneira deles. Deixe também o seu marido exercer o seu papel de pai e não queira controlar tudo há sua maneira. Organize-se adequadamente e verá que terá tempo para reviver os amigos e as suas aventuras.

Invista em algo que gosta

Invista mais em algo que gosta e envolva nisso mesmo a sua família, caso esta tenha interesse. Ao fazer isso terá mais tempo para si e estará também a passar mais tempo com a sua família. O seu tempo sozinha deverá servir para isso mesmo, para aplicar naquilo que gosta e naquilo que não pode fazer quando está a exercer as suas tarefas diárias.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Marta freitas Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

newest oldest most voted
Marta freitas
Visitante
Marta freitas

Muito bom