Como fazer amizades no trabalho?

No artigo de hoje damos a conhecer mais uma dúvida que nos chegou por e-mail. O tema de hoje é como fazer amizades no trabalho e como algo que parece tão simples pode tornar-se bem complicado. O nosso seguidor será chamado de Pedro (nome fictício) de forma a que não seja identificado.

Vamos então à questão colocada:

“Oi, me chamo Pedro e tenho 27 anos, mudei de trabalho há cerca de 2 meses e comecei a trabalhar como atendente de telemarketing. Como trabalho num local com muita gente, tenho tentado conhecer novas pessoas e fazer novas amizades, mas sinto que algo não corre bem quando começo a conversar com outras pessoas… É como se não confiassem em mim, mas ao mesmo tempo também não me consigo abrir e deixar conhecer… parece que há algo que me impede de ser eu mesmo. O que fazer para conquistar novas amizades e como posso mostrar as pessoas quem sou?”

Com esta dúvida do Pedro podemos tirar logo algumas ideias base. Em primeiro lugar, o Pedro precisa não só de fazer amigos, mas também trabalhar a sua autoestima e autoconfiança. O facto de não saber como mostrar quem é só revela que está numa situação em que não gosta de se expor nem se permite criar novos laços na sua vida. Como está perante algo novo, é normal que sinta que está tudo diferente e que não está no seu habitat natural. Sair da zona de conforto é importante e o primeiro passo está dado. Vamos agora analisar algumas dicas que podem ajudar a fazer novas amizades no local de trabalho.

Afinal… como fazer amigos no trabalho?

  • Aproveitar os momentos de pausa – Sim, porque tentar fazer amigos durante o horário de trabalho pode não ser o mais correto, aproveite as horas de almoço ou os momentos de pausa para se aproximar e conversar um pouco com os seus colegas, deixe o trabalho de lado e converse sobre outros temas.
  • Apresente-se sem medos – Para conhecer novas pessoas tem que se dar a conhecer e para isso há que deixar a vergonha de lado. Se já tiver contacto com alguém do seu trabalho aproveite esse facto para ir conhecendo outras pessoas e comece a comunicar com elas. Apresente-se sem medos e deixe as coisas fluírem normalmente.
  • Não tente ser outra pessoa – É muito importante nestas alturas que seja você mesmo e não tente ser outra pessoa para parecer mais interessante ou para se encaixar melhor. Ser honesto e verdadeiro é importante para que as pessoas o conheçam como você é… e só assim vale a pena!
  • Mostre as suas intenções – Se quer conhecer gente nova nada melhor do que mostrar isso mesmo. Pergunte coisas sobre outras pessoas ou sobre os lugares perto. Quem sabe não conhece alguém que o ajude a conhecer melhor a cidade ou alguns locais que você nunca visitou.
  • Amigos dentro e fora do trabalho – Se conheceu gente dentro do local de trabalho porque não levar essas amizades para fora? Experimente convidar os seus novos amigos para um jantar ou uma saída divertida. Dessa forma podem conhecer-se melhor e distanciar-se um pouco do ambiente carregado de trabalho.

Estas são algumas dicas para quem procura a mesma informação que o Pedro e deseja fazer mais amigos no local de trabalho. Tem alguma sugestão, deixe nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.