Como estimular a inteligência de um bebé

Qualquer pai quer que o seu filho seja inteligente, uma vez que isto é o passaporte para ter sucesso na vida escolar e também conseguir ultrapassar os desafios profissionais no futuro. Assim, para estimular a inteligência de um bebé é preciso ter atenção às nossas atitudes. Elas definirão se o bebé será mais inteligente e feliz ou não. Visto isso e tendo em conta que as suas atitudes irão determinar o desenvolvimento do seu bebé saiba então como as utilizar em benefício do mesmo.

estimular a inteligência de um bebé

Não proíba a curiosidade

Deixe o seu filho ser curioso e não entre muito numa de “ainda não tens idade para saber isso” ou “ainda não entendes nada”. Este tipo de abordagem infantil não lhe fará estimular o cérebro nem aprender nada. Opte por mostrar-lhe coisas novas diariamente como obras de arte, flores, fotografias de lugares e pessoas importantes da história, entre outras coisas para que ele comece a aperceber-se do mundo que o rodeia e tenha no seu subconsciente várias informações que poderá usar no futuro.

Não coloque um rótulo no seu bebé

Nunca deve dizer que o seu bebé não terá jeito para isto ou para aquilo. Colocar um rótulo numa criança desde cedo é um ato cruel. Pode pensar que eles não ficam com isso guardado dentro de si ou que não entendem a sua linguagem, mas engana-se. Além disso, até aos 5 anos tudo é possível de ser desenvolvido. Por exemplo, se levar o seu bebé várias vezes a ver um desporto, então ele estará recebendo estímulos motores e o seu comportamento será mais radical, nunca parará quieto. Entre muitas outras coisas. Os bebés absorvem muitas coisas mesmo.

Passe o máximo de tempo possível com o seu filho

A partir do momento em que o bebé nasce é extremamente importante passar o máximo de tempo possível com ele, uma vez que assim ele estará a receber estímulos positivos e uma parte afetiva importante. Contudo, o mais importante é que tanto a mãe como o pai demonstrem o carinho que nutrem pelo seu filho. Caso contrário, ele poderá perder algumas coisas durante o seu desenvolvimento e não ser tão eficaz quanto o desejado. Deste modo, reserve momentos para estar somente com o seu filho e obrigue-se a si própria a mentalizar-ze que as restantes atividades ficarão para segundo plano.

Enche-o de carinho

A maior necessidade de uma criança é sentir o carinho dos pais durante as brincadeiras e é importante que fiquem focados naquele momento. Ignorem os telemóveis ou outras coisas. Dê toda a sua atenção ao seu filho, pois ele apercebe-se através da vossa expressão se quer mesmo brincar com ele ou não. Por outro lado saiba dizer que não e não lhe faça todas as vontade, caso contrário será complicado de “lhe por a mão em cima”.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
sentimentocalmoPamela Fiama Recent comment authors

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

newest oldest most voted
Pamela Fiama
Visitante
Pamela Fiama

Muito bom… Gosteii