Como escrever um poema de amor

20 Comentários

Como escritor há mais de 3 anos de poesia e outra escrita literária no meu site Vigilante World, acho-me com competências necessárias para vos dar algumas dicas de como escrever um poema de amor. Quando sabemos que estamos apaixonados queremos surpreender a pessoa que amamos e uma boa forma de o fazer pode muito bem ser através de poemas de amor.

Não precisa de ser um profissional da escrita para conseguir escrever algo com sentimento e que consiga surpreender a outra pessoa de forma positiva. Sempre ouvi dizer que o que conta é a intenção, por isso se aliar essa intenção às nossas dicas provavelmente irá perceber como escrever um poema de amor.

escrever um poema de amor

Existe quem defenda que os homens portugueses são os mais românticos, por isso nada melhor do que provar isso mesmo e começarem a desenvolver algumas capacidades de escrita. O importante é nunca perder o romantismo que nos deve caracterizar enquanto pessoas e do qual nos devemos orgulhar dia após dia.

Dicas de como escrever um poema de amor:

Poesia não deve ser uma escrita relaxada – A poesia não é como qualquer outro texto que se escreve facilmente com uma linguagem pouco cuidada e de forma relaxada. A poesia deve ter o que se chama uma “função poética”, isto é, ser munida de várias figuras de estilo que possam melhorar a sua qualidade. Se por exemplo nos referir-mos à pessoa que amamos como “a minha namorada linda”, isso acaba por não ter qualquer impacto ou beleza para um poema, devemos sim experimentar algo como “a flor do meu jardim”; “a peça do puzzle da minha vida”. No fundo é importante colocar um pouco de misticismo no poema e não dizer tudo diretamente. É necessário utilizar metáforas, comparações que possam enriquecer ao máximo a vossa poesia;


Rimar ou não é sua decisão – Uma poesia para ser poesia não precisa de ter rimas, isso é um mito popular. A poesia com rima torna-se mais agradável à leitura e de certa forma dá uma certa beleza ao poema, razão pela qual deve tentar incluí-la na sua poesia, sem exageros e o mais possível de uma forma natural e não forçada. Não procure rimar de forma forçada porque irá notar-se na leitura do poema. Tente criar uma ligação natural no texto que lhe confira uma certa musicalidade ao ler. Se não for muito bom com rimas pode utilizar o rimador que procura palavras que rimem para si. Útil não é?

Emoção e sentimento – O que é a poesia sem sentimento e emoção? É como falar de um amor sem sentimentos e emoção, completamente vazio, é como uma farsa e não é isso que você deseja para o seu poema. O que você procura ou deve procurar é que o seu poema seja sentido, que mostre o que sente sob a forma de palavras. Mostrar o que se sente sob a forma de palavras é sem dúvida a maior dificuldade para pessoas que pouco escrevem. Também todos sabem que existem pessoas capazes de mostrar melhor os seus sentimentos e outras menos, razão pela qual esta pode ser uma missão tão complicada. Tem de tentar ao máximo escrever com o coração, ser lamechas, sem medo do que as pessoas possam pensar;

Cuidado na escrita e nas palavras – Como disse no primeiro ponto, um poema deve ter um registo de escrita cuidado e uma escolha igualmente cuidada na escolha das palavras. Pode ainda tentar escolher palavras que não são muito usadas no dia a dia para embelezar ainda mais a sua poesia. Não deve abusar das palavras caras ou procurar apenas palavras que não se usem e que metade das pessoas possam nem compreender o que tornará o seu poema difícil de compreender e até aborrecido de ler. Por isso não esqueça, uma boa escolha das palavras a utilizar é crucial para o sucesso do seu poema;

Conteúdo e não estrutura – Se não for muito experiente na escrita de poesia não tente escrever nas estruturas clássicas da poesia e invente por si próprio a sua própria estrutura, que facilitará bastante a sua escrita. Não pense que os poemas são apenas versos ou quadras bonitos com lindas rimas. Os poemas podem ser apresentados igualmente sob a forma de prosa poética, por isso a estrutura não é de todo o mais importante.

Estas são apenas algumas dicas que o poderão ajudar a saber como escrever um poema de amor. Tudo é uma questão de treino por isso se quer se tornar um bom escritor o melhor que tem a fazer é começar a escrever diariamente, porque só assim poderá aumentar drasticamente a sua escrita.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditShare on Tumblr

Artigos Relacionados:

Deixe um comentário

20 Comentários em "Como escrever um poema de amor"

avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
ana
Visitante
ana
3 dias 3 horas atrás

se eu fosse um anjo eu ti guadaria mais como eu sou sua filha eu ti dou meu coracao com muito amor e carinho

rafaella
Visitante
rafaella
8 meses 22 dias atrás
Deixa-me falar Ao imaginar todo perfume Presente em tua existência Para que eu possa delirar Por entre todo o calor Que acelera e agita O coração transpassando Todas as vias ao sentir A respiração aquecer Um dia frio de uma noite Qualquer… Não penso em mais nada há não ser em você ;teu olhar ardente é como fogo queimando todo meu corpo. Hoje cedo desejei ardentimente ser a garota que desejas que comunga a missa da manhã e tem certeza serena…Um ato de fé é o ato mas desesperado que existe e quero que meu desespero pelo menos conserve sua… Read more »
david
Visitante
9 meses 8 dias atrás

passei pelo fogo nao min queimei passei pela agua nao min molhei passei por voce min apaixonei

lucas
Visitante
lucas
1 ano 5 meses atrás

Numa bela noite quis demostrar meus sentimentos,sem saber por onde deveria começar,
mas só em pensar em você já despertou meus sentimentos e esclareceu meus pensamentos,
A verdade é que eu amo te amar e ter você ao meu lado não a preço que pode pagar.

lia
Visitante
lia
2 anos 1 mês atrás

somos dois corações e um sentimento feito por Deus para nós

wpDiscuz