Como escolher a pessoa correta

Na vida nem todas as nossas relações dão certo e isso muitas vezes deve-se ao facto de não sabermos escolher a pessoa correta para ter uma relação. É complicado avaliar se estamos ou não com a pessoa certa, porque tudo na vida muda e existem coisas que mudam demasiado rápido e que não conseguimos prever por mais que tentemos. Embora seja complicado escolher a pessoa correta para a nossa vida, não quer dizer que seja impossível e existem dicas que a poderão ajudar a fazer com que isso aconteça. No fundo o importante e aquilo que deve por na sua cabeça é que nada é impossível e tudo depende da forma como fazemos as coisas e as avaliamos. A pressa é inimiga da perfeição e isso também acontece nos seus relacionamentos.

Como pode notar no título deste artigo, falamos da pessoa correta e não de pessoa perfeita. Para ter uma relação saudável, deverá esquecer a ideia de perfeição, porque a perfeição no que toca ao amor não existe. Pode sim querer ter uma relação ideal, onde se dá e encaixa perfeitamente com a pessoa com quem vive ou partilha uma relação. Vamos deixar-nos de conversa e passar então às dicas.

escolher a pessoa correta

Saia e conheça gente nova

Já escrevemos aqui no Sentimento Calmo um guia completo de como conhecer pessoas novas. É dito e sabido que se não sair de casa será muito complicado conhecer alguém novo, só se quiser tentar conhecer pessoas na internet, mas provavelmente essa não será a melhor solução se procura encontrar a pessoa correta. Procure sair mais de casa, mesmo que tenha uma vida muito atarefada, deve sempre tentar encontrar um espaço na sua agenda para poder dar uma passeio, seja sozinha ou com as suas amigas. O importante é que não se prenda em casa, caso contrário nunca poderá conhecer alguém e as esperanças de “esbarrar” com a pessoa correta serão quase nulas.

Escolha os locais do seu interesse

Não adianta ir para locais cheios de pessoas, como bares ou concertos, se não se sentir bem nesses mesmos espaços. Deve procurar um local onde se sinta bem, caso contrário será uma pessoa contrariada e não se sentirá bem ao ponto de tentar conhecer alguém. Escolha o jardim, a biblioteca ou qualquer sítio que seja o que se sente bem. Já pensou que terá mais probabilidades de encontrar uma pessoa com os mesmos interesses que você num desses locais do que em outro onde não se sinta à vontade? Pense nisso. Se a pessoa está ali é porque provavelmente tal como você também se sente bem em ali estar. Já é um ponto em comum, resta a si descobrir os outros.

Avalie o modo como a trata

Avalie o modo como a pessoa a trata. Como gostava de ser tratada? A pessoa trata-a dessa forma? São perguntas que terá de responder para saber o que realmente deseja. Por certo a pessoa correta para si não será uma pessoa que a trate mal, só se você for alguém que também trata mal os outros, nesse caso era justo. Ele é romântico e mostra que se preocupa consigo? Ou está constantemente a desprezá-la? É muito importante que consiga avaliar como ele a trata, para perceber se é isso que pretende ou não para a sua vida.

Se quer ser bem tratada é importante que saiba tratar. Não espere receber algo bom em troca se aquilo que dá é mau, porque isso não seria uma relação justa. Se quer um homem romântico e carinhoso, seja isso para ele. Comportamento gera comportamento, por isso não se esqueça das suas ações.

Pense no que deseja para o seu futuro

Tal como no ponto anterior, deve ser capaz de decidir o que quer para o seu futuro. Os planos para o futuro são geralmente importantes mas não devem impedi-la de viver o seu presente. Se tem planos para o seu futuro, não os esconda da outra pessoa e tente perceber se os seus planos de futuro são compatíveis com os planos dele, caso contrário a relação não irá funcionar. Se ao imaginarem o vosso futuro daqui a 10 anos o resultado for completamente distinto para os dois, poderá não resultar. Mas no amor tudo é relativo e por vezes é possível que os planos mudem, resultado das dificuldades da vida e que as coisas possam resultar. O importante é estar ciente do que deseja para a sua vida e perceber se pode ter isso com essa pessoa.

casal feliz

Saiba calcular o valor das pequenas coisas

Não seja demasiado exigente e procure dar valor às pequenas coisas, porque são elas que fazem toda a diferença na sua relação e naquilo que poderá ter no futuro. É fácil alguém estar junto de nós quando as coisas correm bem e estamos felizes. Mais difícil é encontrar quem fique connosco quando estamos tristes e as coisas não estão bem. É uma pessoa assim que terá de encontrar para a sua vida e deve por isso saber dar-lhe valor.

Uma pessoa que lhe pergunta como correu o dia, depois de um longo dia de trabalho. Que a trata quando se encontra doente. Que por vezes lhe leva o pequeno almoço à cama ou faz outro gesto romântico. É uma pessoa assim que provavelmente deverá querer na sua vida, mas assim que a tenha não a desperdice e saiba dar-lhe o devido valor.

Mostre sinceridade para receber sinceridade

Se quer encontrar uma pessoa que seja sincera e que mostre ser quem realmente é, é preciso que faça o mesmo e que seja sempre sincera e você mesma com a outra pessoa. Criar uma farsa ou usar uma máscara não ajuda em nada, porque mais tarde ou mais cedo a máscara irá cair e a pessoa acabará por perder a confiança que poderia ter em si. Para além disso será que gostava de viver com uma pessoa que em casa é o mais carinhoso possível e fora dela é violento e tem uma data de mulheres? Isto só para ver como as aparências podem enganar. Seja você mesma e poderá receber o mesmo da outra pessoa.

Não use o passado como modelo, mas sim como referência

Se errou no passado aprenda com os erros e faça tudo para não errar novamente. Se as suas relações correram mal no passado foi por alguma razão e isso não quer dizer que a sua nova relação irá novamente correr mal. Isso só acontece se você meter isso mesmo na cabeça e não for capaz de enterrar o passado. O seu passado deve servir como referência, para que possa aprender com os erros que possa ter cometido e que fazem de si hoje a mulher que é. Não deve viver presa a um passado, caso contrário nunca conseguirá viver bem o seu presente. Viva o presente e consiga construir um melhor futuro. O que passou passou, você tem um passado e a outra pessoa também, isso não deve de todo ser um problema na sua relação.

Conheça bem a outra pessoa antes de escolher a pessoa correta

Antes de “escolher” a pessoa com quem quer ficar é necessário que a conheça devidamente. Não deve apressar as coisas, porque para conhecer alguém realmente nem numa vida inteira teria o tempo necessário. Saiba dar tempo ao tempo e avaliar tudo com muita atenção. Todos os pontos que foram referidos atrás são importantes e podem servir como referência para encontrar aquilo que realmente procura para a sua vida.

Lembre-se que as cedências também são importantes, um casal é feito de cedências mútuas. Duas pessoas não são iguais e precisam de se adaptar para viverem em paz uma com a outra. Lembre-se que uma relação implica vários sentimentos diferentes, de entre os quais, paixão, amizade, amor, desejo, carinho, respeito, honestidade, compreensão, etc. São esses mesmos sentimentos que deve procurar encontrar naquela que poderá ser a pessoa correta para a sua vida.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.